Buscar

DIARIO DE BORDO

Prévia do material em texto

DIARIO DE BORDO
1ª OBSERVAÇÃO – ESPAÇO E ROTINA
1. Como é o espaço interno da sala de aula observada? Na sala de aula, observam-se exposição dos trabalhos das crianças, alfabeto, calendário, canto da leitura, jogos ao alcance das crianças, materiais que possibilitam a autonomia infantil, preocupação com prevenção de acidentes, estímulos visuais e sonoros, cartaz de rotina do dia, entre outros?
2. Como os/as estudantes estão organizados no espaço interno da sala de aula observada?
3. O mobiliário é adequado à faixa etária das crianças?
4. Como o professor e as crianças utilizam o espaço? A sala de aula está arrumada de forma a facilitar
brincadeiras espontâneas e interativas?
5. Há janelas que ficam na altura que permita às crianças a visão do espaço externo?
6. Há espelhos na sala de aula seguro e na altura das crianças?
7. Há documentação (registros) de projetos e ou produções das crianças na sala de aula e ou em outros ambientes da escola?
8. Só para bebês e crianças pequenas: A instituição prevê móveis firmes que lhes possibilitem apoiar ao tentar ficar em pé?
9. Os materiais expostos expressam a diversidade do povo brasileiro, ou seja, estão povoados por imagens dos diversos grupos étnico-raciais que compõem a população brasileira?
10. Descreva a rotina diária da turma observada.
11. Como é realizada a entrada e a saída dos estudantes?
12. Há o registro da frequência? De que forma ela é registrada? O professor faz a chamada, a contagem é feita pelos estudantes, o próprio estudante registra ou há outras formas? Quais?
13. As atividades propostas pelo professor se adequam a idade das crianças?
O professor propõe variados jogos de cooperação, organiza os horários das práticas de higiene, disponibiliza um tempo para as crianças contarem suas histórias pessoais, favorece a interação entre as crianças, trabalha os conteúdos de diferentes áreas durante a aula?
14. A sala de aula é inclusiva? Tem acessibilidade? Como os estudantes com necessidades especiais estão organizados no espaço?
15. O que poderia ser diferente, em relação ao ambiente observado?
2ª OBSERVAÇÃO – BRIQUEDOS E BRINCADEIRAS
1. Quais brinquedos estão disponíveis na escola para uso cotidiano das crianças? Como são oferecidos os brinquedos dentro da rotina semanal? São previstos momentos de brincadeira livre? Como são propostos?
2. A criança costuma escolher o brinquedo que quer brincar ou a professor a determina?
3. Há brincadeiras de faz de conta? Quais as mais comuns? Há utilização de sucata nos momentos de faz de conta?
4. Há equipamentos para estimular as brincadeiras de faz de conta?
5. Há a inclusão de jogos de regras? Como as crianças lidam com o ato de ganhar e perder?
6. Há um incentivo para que as crianças descubram novas formas de brincar com os objetos?
7. Os brinquedos atendem aos interesses das crianças em quantidade e usos, tais como: de faz de conta, para brincar no espaço externo, materiais não estruturados, de encaixe, de abrir/fechar, de andar e de empurrar?
8. Os brinquedos contemplam a diversidade? Há bonecos/as de variados grupos raciais? Incentivam o conhecimento e o respeito às diferenças entre brancos, negros e indígenas?
9. Há brinquedos, livros, materiais pedagógicos e audiovisuais adequados às crianças com necessidades especiais? Há propostas de brincadeiras inclusivas?
10. O professor cria materiais para as crianças brincarem?
11. O professor faz a mediação das brincadeiras? Como?
12. Espaço externo: Eles permitem as brincadeiras das crianças?
13. Descreva os aspectos positivos observados, o que poderia melhorar para o desenvolvimento dos momentos de brincadeira.
3ª OBSERVAÇÃO – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
1. O professor costuma realizar a leitura da história ou fazer a contação de histórias?
2. São utilizados pelo professor diferentes estratégias para a contação de histórias? Quais? Descreva uma contação ou leitura observada.
3. A contação de histórias acontece em lugares variados? Quais?
4. A professora apresenta a capa do livro antes mesmo da leitura, para que a criança possa fazer inferências entre o que está na capa e o que ela imagina sobre a história?
5. As crianças escolhem as histórias dos livros que querem ouvir?
6. Os livros de histórias se adequam as fases do desenvolvimento na qual as crianças se encontram?
7. As crianças costumam visitar a biblioteca ou outros ambientes similares?
8. As crianças tem a oportunidade de falar em sobre as suas experiências pessoais durante ou após a leitura?
9. Há o reconto da história? Que estratégias são utilizadas?
10. Há livros que tratam da questão da diversidade? Quais? Eles são utilizados pelo professor?
11. Há livros adaptados as crianças com necessidades especiais? Quais? Quais as características desses livros?
12. Descreva ações de reconhecimento, de valorização, de respeito e de interação das crianças com as histórias e as culturas africanas, afro-brasileiras, bem como o combate ao racismo e à discriminação, em atendimento a Lei n° 11.645/08.
4ª OBSERVAÇAO CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS 
1. Como é o deslocamento das crianças pela escola nos momentos em que elas têm que sair da sala
(fazem fila, acompanham a professora, andam livremente)?
2. A professora propõe desafios corporais de acordo com a idade das crianças? Quais?
3. Há atividade de percepção do próprio corpo?
4. Há espelho na sala de aula?
5. Há momentos propostos pela professora em que as crianças pulam, dançam, cantam ou outros? Descreva um desses momentos.
6. As crianças passam a maior parte do tempo sentadas em suas cadeiras ou há alternância de momentos de movimento e de ficar sentado nas cadeiras para registro?
7. A professora tem habilidade corporal para desenvolver as atividades propostas?
8. Como as questões de acessibilidade são propostas para as crianças com necessidades especiais?
5ª OBSERVAÇÃO – PLANEJAMENTO
1. O professor planeja as atividades que desenvolve? O planejamento é diário, semanal, por projetos ou através de sequências didáticas?
2. O planejamento já considera os campos de experiência propostos pela BNCC?
3. Há a retomada dos conteúdos já trabalhados antes do início de novos conteúdos?
4. A professora faz o levantamento prévio do conhecimento dos estudantes?
5. Há relação entre o cotidiano dos estudantes e os temas trabalhados?
6. As aulas extrapolam o ambiente da sala de aula?
7. As atividades propostas possibilitam que às crianças compartilhem experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos?
8. O planejamento possibilita que as crianças recriem, em contextos significativos as relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaços temporais?
9. A organização do planejamento possibilita situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar?
10. As práticas cotidianas incentivam a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questiona- mento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza?
11. As práticas na sala de aula incentivam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura?
12. As práticas propostas na sala de aula promovem a interação, ocuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais?
13. As práticas propostas na sala de aula propiciam a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras?
6ª OBSERVAÇÃO – ITERAÇÕES NO ESPAÇO E COM A COMUNIDADE ESCOLAR
1. Descreva o relacionamento entre os estudantes (Eles se respeitam? Como lidam com as diferenças? Quais os principais conflitos?).
2. As atividades propostas pelo/a educador/a possibilitam vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alargamos padrões de referênciae de identidades no diálogo e conhecimento da diversidade das crianças?
3. Na relação do professor com as crianças observa-se que há uma relação de respeito, escutadas solicitações, afetividade, preocupação com o desenvolvimento infantil, hostilidade, medo, interação, entre outros.
4. Descreva como a professora se relaciona com as crianças. Descreva os gestos, as formas de olhar, de tocar e de falar. Ela demonstra afeto e carinho com todas as crianças ou trata umas diferentes das outras? Observe se há características comuns nas que são as tratadas com mais e menos afeto e atenção. Descreva a relação da professora com duas crianças que mais lhe chamou atenção.
5. Como é a relação entre os/as professores/as da escola?
6. Quais as oportunidades que a escola cria para que haja a integração família escola?
7. Como é a relação educador/família? Há oportunidade de participação, diálogo e escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização?
8. Você percebeu se há o estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade?
9. Como é o relacionamento do/a professor/a com as crianças com necessidades especiais? E com as famílias dessas crianças?
10. Como foi a sua relação com os estudantes e com a professora da sala observada?

Continue navegando