Buscar

PPO1 - Fund Adm - Teste 01

Prévia do material em texto

Pergunta 1 (0.2 pontos)
 
Salvo
As organizações possuem a sua estrutura hierárquica dividida em níveis administrativos, para melhor definir a atuação de seus agentes. Nesse sentido, uma organização é composta de três níveis posicionados hierarquicamente, do nível mais alto para o mais baixo nível, que são: estratégico, tático e operacional. Esses níveis interagem entre si, sendo que o nível mais alto traçam as estratégias que se desdobram em táticas pelo nível intermediário e são operacionalizadas pelo nível mais baixo.
 
Com base nas informações apresentadas acima no conteúdo da disciplina, relacione os três níveis administrativos com os conceitos que são ligados a eles:
 
1. Estratégico.
2. Tático.
3. Operacional.
 
(  ) Os agentes atuam como supervisores, coordenadores e líderes na área da produção. 
(  ) Os agentes atuam como gerentes ou diretores de unidade de negócios.
(  ) Os agentes atuam como diretores executivos.
(  ) Os agentes são responsáveis pela definição de planos e metas estratégicas.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta:
Opções de pergunta 1:
	
		a) 
	1, 2, 3, 3.
	
		b) 
	3, 1, 2, 2.
	
		c) 
	1, 3, 2, 1.
	
		d) 
	3, 2, 1, 1.
	
		e) 
	2, 3, 1, 2.
Pergunta 2 (0.2 pontos)
 
Salvo
Os níveis organizacionais são divididos em três tipos: estratégico, tático e operacional. O gestor possui diferentes habilidades e assume um papel diferenciado em cada nível organizacional. No nível estratégico, as habilidades são conceituais, no nível tático as habilidades são humanas, e as habilidades no nível operacional são técnicas.
Considerando as informações expostas acima e o conteúdo do texto-base da disciplina, sobre essas três habilidades, analise as afirmativas a seguir e assinale Vpara verdadeiro e F para falso.
 
I. (  ) A habilidade conceitual é aquela que envolve métodos para realizar as tarefas.
II. (  ) A habilidade humana é aquela que influencia o comportamento das pessoas.
III. (  ) A habilidade técnica é aquela que se refere a realização de atividades operacionais.  
IV. (  ) A habilidade que influencia na capacidade de compreender os processos é a conceitual.  
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Opções de pergunta 2:
	
		a) 
	V, F, F, V.
	
		b) 
	V, F, V, F.
	
		c) 
	F, V, F, F.
	
		d) 
	V, V, V, F.
	
		e) 
	F, V, V, V.
Pergunta 3 (0.2 pontos)
 
Salvo
A estrutura administrativa do governo é formada por órgãos e entidades. Os órgãos são os entes da Administração Direta. E as entidades são as empresas da Administração Indireta. Essas estruturas são formadas pelo capital público e privado. A Administração Direta é constituída pelo capital público. E a Administração Indireta, é composta pelo capital público e privado. Embora existam empresas governamentais que possui capital privado, elas possuem interesse público que deve sobrepor sobre o interesse privado. 
 
Dessa forma, compreende-se que as empresas governamentais não são só públicas e também podem ser privadas. Sobre os órgãos e entidades que compõem a Administração Direta e Indireta, respectivamente, analise as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso:
 
I. (  ) Os órgãos da Administração Direta são: a União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
II. (  ) As entidades da Administração Indireta são: autarquias, fundações, empresas públicas e sociedade de economia mista.
III. (  ) As entidades da Administração Indireta são aquelas que possuem exclusivamente capital privado.
IV. (  ) Os órgãos da Administração Direta são os entes que possuem capital público.
 
A seguir, marque a alternativa correta:
Opções de pergunta 3:
	
		a) 
	V, F, V, F.
	
		b) 
	F, V, F, F.
	
		c) 
	V, V, F, F.
	
		d) 
	V, V, F, V.
	
		e) 
	F, F, V, V.
Pergunta 4 (0.2 pontos)
 
Salvo
Leia o excerto a seguir:
 
"As organizações do Terceiro Setor, emergem na década de 90 como uma promessa de salvação, com a promessa de tornarem-se responsáveis por nos tirar do cenário de desigualdades, criminalidade, preconceito, miséria, fome, injustiça, renovar o espaço público, resgatar a solidariedade a cidadania para as relações e humanizar as relações entre empresas, governos e população. Esta promessa emergiu basicamente em função de que as organizações do Terceiro Setor, representariam conceitualmente, a sociedade civil organizada, não visariam o lucro, tal qual as instituição privadas (segundo setor), e tampouco possuiriam influências políticas e burocracias ilimitadas tal qual as instituições públicas (primeiro setor)."
MARIANO, F. A.; ROCHA, M. H. Profissionalização do terceiro setor, uma excelência para sobrevivência: estudo de caso de uma organização não governamental. Rio de Janeiro: CNEG, 2011. Disponível em:<www.cieds.org.br/cieds/images/Artigo%20CNEG%202011_Fabio%20Muller%20e%20Marcius%20Hollanda.pdf>. Acesso em: 09/03/2017.
 
As organizações do terceiro setor são formadas pelas entidades sem fins lucrativos. Dessa forma, considerando o excerto apresentado e os conteúdos abordados no texto-base, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. As organizações de terceiro setor são formadas por entidades de inciativa privada, porém com objetivo público.
 
Porque: 
 
II. As organizações de terceiro setor visam atender ao seu papel social, buscando atingir o bem comum através do suprimento das demandas sociais e por isso não visam lucro.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
Opções de pergunta 4:
	
		a) 
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
		b) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
		c) 
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
		d) 
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
		e) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Pergunta 5 (0.2 pontos)
 
Salvo
Leia atentamente o excerto a seguir:
Na administração, quando um único profissional não consegue atingir seus objetivos sozinho, ele se une a um grupo de pessoas que possui a mesma meta para somar esforços. Ou seja, como o objetivo é do grupo, é preciso um conjunto de pessoas para que esses resultados esperados sejam alcançados e possam se concretizar.
 
Com base no conteúdo exposto acima e de acordo com o texto-base da disciplina, esse grupo de pessoas possui uma denominação específica. Assinale a alternativa que apresenta esse conceito:
Opções de pergunta 5:
	
		a) 
	direção.
	
		b) 
	execução.
	
		c) 
	planejamento.
	
		d) 
	organização.
	
		e) 
	controle.

Continue navegando