Buscar

Portfólio matemática 4

Prévia do material em texto

UNINTER
Relato de experiência
Nome: Marcio Dagostin
RU: 1678568
Minha experiência com ensino à distância
Eu já tive algumas experiências com ensino a distância. Primeiro, fiz um curso profissionalizante em que cerca de 30% do conteúdo era nesse formato. Também trabalhei em uma empresa que oferecia alguns cursos de aperfeiçoamento nesses moldes. Eram cursos de poucas horas. Posteriormente, fiz uma graduação em que cerca de 20% das disciplinas eram ministradas pela internet. Porém, é a primeira vez que faço um curso de longa duração totalmente a distância.
Meu interesse por esta forma de ensino deve-se a basicamente dois fatores. Primeiro, é uma modalidade que permite a quem viaja e trabalha, fazer um curso superior. Segundo, o valor do curso é mais acessível e permite uma melhor manobra do orçamento, mesmo em períodos de crise.
Confesso que a anos atrás, tinha um certo preconceito com relação a educação à distância. Achava que as pessoas não aprendiam. Porém, ao ter acesso aos dados de aprendizado desta modalidade comparado com o ensino presencial, mudei de ideia. 
Acredito que a forma de aprender hoje é um pouco diferente da época sem a internet. Como vivi os dois períodos, sei que hoje é muito mais fácil e rápido o acesso à informação. Porém, é preciso tomar cuidado, nem tudo que está na internet tem fundamento. Um curso vai além de um simples acesso à informação, pois, sistematiza uma série delas a fim de formar o conhecimento sobre algo.
Minha adaptação ao curso tem sido boa. Já tive algumas experiências com ensino a distância e tendo um pouco de disciplina para seguir o planejamento proposto, tenho certeza que terei sucesso. Contudo, sei que exercer esta disciplina é difícil. Afinal, estudar é uma opção entre muitos afazeres e formas de entretenimento. Procuro manter minha mente focada em meu objetivo final a fim de manter a motivação necessária aos estudos e à realização das tarefas.

Continue navegando