Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

· ATIVIDADE 4 - Fundamentos teóricos e metodológicos da Arte PED 
1: Em 2003 foi promulgada no Brasil a Lei 10.639/2003, que trouxe a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na Educação Básica em todo Brasil. Posteriormente, em 2008, tivemos a publicação da Lei 11.645/2008, que incluiu também a história e cultura indígena aos currículos das escolas brasileiras. Em um texto de 10 a 15 linhas justifique a importância dessa legislação.
R: Essas leis trouxeram um importante avanço para a educação nacional e a formação da identidade brasileira, ao buscar a representação dos diversos povos que formam nossa sociedade. Essa lei foi criada para diminuir as ideias preconceituosas e estereotipadas em relação as comunidades indígenas e aos afro-brasileiros, ela apresenta a necessidade de uma construção da história étnica de nosso povo destacando os diferentes povos e as ações culturais existentes que a influenciou. Desse modo, as escolas deverão introduzir em seus currículos, os conhecimentos, saberes, modos de vida e organização social dos povos indígenas e dos afro-brasileiros, assim sendo capazes de educar cidadãos conscientes de seu pertencimento étnico-racial.
A existência da Lei estudada nos permite indagar como os alunos, professores e a comunidade em si, compreendem a realidade sociocultural do País e de suas próprias comunidades a partir da sua implementação.
2: Ainda nos anos 1980, surge no Brasil uma abordagem de Arte-educação que ficou conhecida como Abordagem Triangular do Ensino de Arte, organizada pela pesquisadora Ana Mae Barbosa quando diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade São Paulo. Em um texto de 10 a 15 linhas apresente linhas gerais dessa abordagem.
R: Essa proposta pedagógica integradora tem por base trabalhar três vertentes do conhecimento em arte: o fazer artístico, a leitura da imagem e a contextualização histórica. De maneira geral, a proposta traz a busca de integração de três aspectos do conhecimento em arte: a história da arte, considerando os aspectos históricos e sociais do contexto de produção de uma obra ou de um movimento artístico ou da trajetória de um artista; a leitura das obras artísticas, observando elementos da técnica empregada para a produção e suas peculiaridades e a criação ou fazer artístico, momento que os estudantes produzem a partir dos referenciais estudados (mas não se limitando a estes ou buscando reproduzir trabalhos). A abordagem triangular é, ainda, em nossos dias, a principal referência do ensino de arte no Brasil, uma vez que é capaz de incorporar no processo de ensino-aprendizagem diversos aspectos como a leitura, análise, interpretação de imagem ou objeto artístico, a contextualização, que favorece a desmistificação do artista, como uma pessoa inserida em uma determinada realidade, influenciando por esta realidade e que também busca influenciá-la no fazer artístico.

Mais conteúdos dessa disciplina