Buscar

APOL 1 Gestão do SUAS Monitoramento a AvaliaçãoVigilância Socioassistencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão do SUAS: Monitoramento a Avaliação/Vigilância Socioassistencial
A Busca Ativa é fundamental para que os profissionais da Assistência Social conheçam a realidade social das famílias na localidade onde prestam os serviços. Conforme os conteúdos da aula 3, sobre a busca ativa é correto afirmar que:
	A	amplia o conhecimento e a compreensão da realidade social a partir da produção de dados estatísticos confiáveis.
	B	sendo direcionada por indicadores objetivos trará informações técnicas, que devem nortear a tomada de decisões.
	C	utiliza vários métodos de investigação empírica e análise crítica para desenvolver um corpo de conhecimento sobre ordem social, aceitação e mudança ou evolução social.	
 D	se desdobra em três estratégias: a busca ativa para inclusão no Cadastro Único, a busca ativa para acessar benefícios e a busca ativa para acessar serviços.
Questão 2/5 - Gestão do SUAS: Monitoramento a Avaliação/Vigilância Socioassistencial
No art. 101 da NOB Suas 2012 (Brasil, 2012), é descrito que o modelo de monitoramento do Suas deve conter um conjunto mínimo de indicadores pactuados entre os gestores federal, estaduais, do Distrito Federal e municipais, que permitam acompanhar a qualidade e o volume de oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e proteção social especial; o cumprimento do Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferência de Renda; o desempenho da gestão de cada ente federativo; o monitoramento do funcionamento dos Conselhos de Assistência Social e das Comissões Intergestores. Conforme os conteúdos da aula 2, sobre a definição dos indicadores, é correto afirmar que:
	A	os indicadores deverão ser definidos nas Conferência Nacional de Assistência Social.
	B	cabe aos gestores municipais a decisão sobre os indicadores que serão utilizados para fins de monitoramento do SUAS.
	C	devem ser definidos entre os entes federados, considerando as diferenças de território e questões sociais locais que alteram os agravos, riscos e possíveis vulnerabilidades. Sendo o diálogo entre os entes federados fundamental para que se haja um monitoramento assertivo e condizente com as realidades das famílias assistidas
	D	em função do pacto federativo cabe exclusivamente aos gestores federais produzirem o documento orientador com os indicadores a serem utilizados.
Questão 3/5 - Gestão do SUAS: Monitoramento a Avaliação/Vigilância Socioassistencial
Os técnicos da assistência social precisam ter subsídios para conseguirem mensurar de forma correta informações sobre a trajetória de vida e vivência de seu público. Além de ferramentas de informação, também é necessário terem um olhar diferente para essas questões. Neste sentido, conforme os conteúdos da aula 3, sobre a etnografia é correto afirmar:
	A	Se desdobra em três estratégias: para inclusão no Cadastro Único, para acessar benefícios e para acessar serviços.
	B	auxilia na análise mais subjetiva, trazendo as relações culturais, sociais, comportamentais das pessoas com o seu território e as formas de como essa herança social se transmite entre as famílias.
	C	tem como um dos seus objetivos identificar as situações de vulnerabilidade e risco social.
	D	contribui para ampliar o conhecimento e a compreensão da realidade social, para além dos estudos e estatísticas
Questão 4/5 - Gestão do SUAS: Monitoramento a Avaliação/Vigilância Socioassistencial
Sobre a relação entre Vigilância Socioassistencial e as Proteções Sociais Básica e Especial definida na NOB Suas 2012 em seu artigo art. 88, abordada na texto-base aula 2, é correto afirmar que:
	A	às Proteções Sociais Básica e Especial cabem exclusivamente utilizar as informações produzidas pela Vigilância Socioassistencial.
	B	as informações e dados espalhados em várias fontes e polarizados contribui para a descentralização da Vigilância Socioassistencial.
	C	as unidades que prestam serviços de Proteção Social Básica ou Especial e Benefícios socioassistenciais são provedoras de dados e utilizam as informações produzidas e processadas pela Vigilância Socioassistencial.
	D	a Vigilância Socioassistencial possibilita conhecer as características socioeconômicas das famílias e pessoas incluídas no Cadastro Único (domicílio, faixa etária, trabalho, renda etc.).
Questão 5/5 - Gestão do SUAS: Monitoramento a Avaliação/Vigilância Socioassistencial
A topografia social mostra de forma visual, para cada área mapeada, a realidade das famílias que ali residem, demonstrando por meio de indicadores as diferenças sociais que existem, o nível de desenvolvimento social, a presença das políticas públicas e os agravos territoriais. Conforme os conteúdos da aula 3, sobre a topografia social é correto afirmar que:
	A	sendo direcionada por indicadores objetivos e subjetivos trará informações além de dados técnicos, e sim dados técnicos humanizados, oportunizando a geração de saberes para que as melhores decisões sejam tomadas.
	B	auxilia na análise mais subjetiva, trazendo as relações culturais, sociais e comportamentais das pessoas com o seu território e as formas de como essa herança social se transmite entre as famílias.
	C	tem o objetivo de coletar, processar e gerir dados sobre a rede socioassistencial, órgãos governamentais, conselhos, fundos e trabalhadores do SUAS, aberto à consulta da sociedade.
	D	observar a quantidade e perfil de pessoas abordadas pela equipe do Serviço e a quantidade total de abordagens realizadas, compreendida como número de pessoas abordadas, multiplicado pelo número de vezes em que foram abordadas.

Continue navegando