Buscar

adg2 pensamento politico brasileiro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Getúlio Vargas assumiu, pela primeira vez, o governo brasileiro com a deposição do presidente Washington Luís, em 1930. No entanto, a partir de 1937 até o ano de 1945 Vargas implementou mudanças de caráter repressivo no seu governo, que ficou conhecido durante esse período como Estado Novo.
O Estado Novo que vigorou entre 1937 a 1945 se caracterizou
d
2)
O governo de Getúlio Vargas, iniciado com a ascensão presidencial deste político, representante das elites do sul do país, conseguiu manter-se e consolidar-se no poder, apesar dos conflitos que ocorreram no país, como os ocorridos no ano de 1932.
Qual setor da sociedade foi fundamental, entre outros aspectos, para a consolidação do poder de Getúlio Vargas na década de 1930.
b
Durante o governo de Getúlio Vargas foram implementadas legislações que visavam regular as relações de trabalho no Brasil, pois poucas eram as leis existentes e as mudanças produzidas no mercado de trabalho brasileiro exigiam o estabelecimento de normas relacionadas ao Direito do Trabalho. No entanto, a introdução de algumas leis que protegiam e asseguravam direitos trabalhistas não foram dádivas do governo, mas sim resultado da luta dos trabalhadores.
Como se denominou o conjunto de leis trabalhistas criadas durante o governo de Getúlio Vargas?
c
4)
Para promover o desenvolvimento industrial no Brasil, o governo de Getúlio Vargas adotou durante os anos de 1940 uma política de investimentos na criação de indústrias de base, fundamentais para alavancar o processo de industrialização no país.
 
Com base nessa informação, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A CSN – Companhia Siderúrgica Nacional foi criada pelo governo como parte das indústrias de base que implementou no país.
II. A mineradora Companhia Vale do Rio Doce, criada nos anos de 1940, foi desde a sua origem uma empresa privada.
III. Os investimentos direcionados pelo Estado durante os anos de 1940 foram fundamentais para criar uma estrutura industrial básica necessária para o desenvolvimento da industrialização no país.
Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:
d

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais