Buscar

pensamento politico brasileiro app1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1)A análise da formação da sociedade brasileira está na origem do Pensamento político brasileiro que se desenvolveu a partir do estudo e das obras de diferentes pensadores que procuraram compreender, por exemplo, o processo de colonização desencadeado no Brasil.
Com base nessa afirmação, analise as afirmativas a seguir:
I. A formação colonial da sociedade brasileira caracterizou-se como uma colonização de caráter destrutivo, segundo o historiador Caio Prado Júnior.
II. Os diferentes ciclos econômicos pelas quais o país passou durante a colonização possibilitaram a distribuição das riquezas produzidas para a força de trabalho e a população em geral.
III. A relação de exploração estabelecida pelos portugueses manteve sob domínio a força de trabalho composta inicialmente pelos indígenas e, posteriormente, pelos negros escravizados.
Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:
d) I e III, apenas.
2)Joaquim Nabuco tem uma importância no campo do Pensamento político brasileiro dedicado ao século XIX. Os escritos e posicionamentos políticos de Nabuco contribuíram para a abolição da escravatura no país, embora esta tenha ocorrido de modo tardio em relação aos demais países escravocratas.
Tendo em vista o pensamento de Joaquim Nabuco a respeito da escravidão, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsa.
( ) Liberdade, direito e justiça constituíam a tríade defendida por Nabuco como uma necessidade a ser garantida aos negros escravizados.
( ) O desenvolvimento da nação brasileira exigia inexoravelmente assegurar direitos à população negra vitimizada com a escravidão a fim de estabelecer o mínimo para a boa convivência social.
( ) Houve uma grande preocupação em relação ao destino da população negra após a promulgação da lei Eusébio de Queiroz, de 1850, que estabeleceu o fim do tráfego negreiro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Alternativas:
a) V-V-F.
3)Autor da obra “Casa Grande & Senzala”, Gilberto Freyre tem uma importância no campo do pensamento político e social brasileiro, uma vez que analisou as características da formação da sociedade brasileira.
Considerando os estudos realizados por Gilberto Freyre sobre a sociedade brasileira, analise as afirmativas a seguir:
I. A sociedade brasileira é resultado do predomínio dos portugueses e da cultura da metrópole portuguesa.
II. Os negros e povos indígenas não exerceram uma importância na formação social e cultural do país.
III. Gilberto Freyre baseia-se em uma análise culturalista, por meio da qual procura entender aspectos relacionados ao cotidiano da vida privada, e não a estrutura do Estado.
Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:
e) III.
4) Na segunda metade do século XIX vários pensadores dedicaram-se a debater a formação da nação brasileira, entre os quais, Silvio Romero, descendente de uma elite rural arruinada e em busca de ascensão social. Essa origem social influenciou as ideias desse pensador, marcadas por um caráter conservador.
Com base nessa informação a respeito das concepções de Silvio Romero, analise as afirmativas a seguir:
I. A mudança social no país deveria ocorrer a partir da participação e condução de toda a população.
II. Defendia uma proposta “nacionalista” para o país sob a perspectiva de uma elite rural e provinciana.
III. Cabia à elite letrada, da qual fazia parte, a responsabilidade pela condução das mudanças sociais no país.
Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:
c) II, III

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais