Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
20 pág.
apol 1 calculo aplicado comercio exterior

Pré-visualização | Página 1 de 5

Questão 1/10 - Cálculo Aplicado
A tabela-verdade é um dispositivo que demonstra os valores lógicos de uma proposição, e é uma maneira de registrar esses valores, facilitando a verificação de proposições compostas e verificando a condição de verdade de todas as hipóteses possíveis. Sobre os conceitos, elementos e condições da tabela-verdade (p e q), analise as seguintes afirmativas.
 
I.  Disjunção é verdadeiro, quando as duas proposições forem verdadeiras.
II. Na conjunção, só é verdadeiro quando as duas proposições forem verdadeiras.
III. Só será verdadeira quando uma for verdadeira e a outra falsa, caracteriza a disjunção exclusiva.
IV. Falso sempre que a primeira proposição for verdadeira e a segunda falsa, critério bicondicional.
V. Condicional será verdadeira sempre que os valores lógicos forem iguais, caso contrário, será falsa.
 
São corretas apenas as afirmativas
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II e III
Você acertou!
 A alternativa correta é a letra b). (conforme rota 01, tema 4). A afirmativa I é falsa, porque disjunção é verdadeiro quando pelo menos uma das proposições for verdadeira. A afirmativa II é verdadeira, pois a conjunção só é verdadeiro quando as duas proposições forem verdadeiras. A afirmativa III é verdadeira, visto que a disjunção exclusiva só será verdadeira quando uma for verdadeira e a outra falsa. A afirmativa IV é falsa, porque para ser bicondicional, será verdadeira sempre que os valores lógicos forem iguais, caso contrário, será falsa. A Afirmativa V é falsa, condicional: falso sempre que a primeira proposição for verdadeira e a segunda falsa.
	
	C
	III e V
	
	D
	II, III e V
	
	E
	II, III, IV e V
Questão 2/10 - Cálculo Aplicado
A média aritmética é uma medida estatística que representa o grau de concentração dos valores em uma distribuição – ou seja, é onde a maioria dos valores está posicionada. A média é muito utilizada em pesquisas de mercado para avaliar muitos elementos, como preço de venda e média salarial. Uma empresa possui no departamento de produção, as seguintes informações acerca do quadro salarial.
Assinale o que é correto acerca da média salarial deste departamento.
 
Nota: 10.0
	
	A
	3.700,00
	
	B
	3.500,00
	
	C
	2.827,45
	
	D
	2.427,65
	
	E
	2.287,93
Você acertou!
A alternativa correta é a letra e). (conforme rota 02 – Tema 1). Resolução abaixo.
Questão 3/10 - Cálculo Aplicado
Probabilidade é a possibilidade, chance de ocorrência ou medida de ocorrência, de um evento definido sobre um espaço amostral, que por sua vez está relacionado a algum experimento aleatório”. Considere que em um sorteio contém bilhetes numerados de 1 a 25. Acerca da probabilidade, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas.
 I.  ( ) A probabilidade de ser sorteado um número ímpar é de 4% a mais que os números pares.
II. ( ) Representa 25,00% a probabilidade de o número ser sorteado for acima de 20.
III.( ) A probabilidade de um número primo ser sorteado, é maior que dos números pares.
IV. ( ) Um participante adquire 3 bilhetes para concorrer, a probabilidade dele ganhar o sorteio é de 12,00%.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – F – F – V
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra c). (conforme rota 03, tema 01). Resolução a seguir: Números pares: 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20, 22, 24 = 12 números P = 12 / 25 x 100 = 48,00%. Números ímpares: 1, 3, 5, 7, 9, 11, 13, 15, 17, 19, 21, 23, 25 = 13 números P = 13 / 25 x 100 = 52,00%. Números acima de 20: 21, 22, 23, 24, 25 = 5 números P = 5 / 25 x 100 = 20,00%. Números Primos: 1, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23 = 10 número. P = 10 / 25 x 100 = 40,00%. Participante com 3 bilhetes: P = 3 / 25 x 100 = 12,00%.
	
	D
	 F – V – V – F
	
	E
	V – F – F – F
Questão 4/10 - Cálculo Aplicado
Uma proposição é um conjunto de palavras ou de símbolos que exprime um pensamento de sentido completo. Chamamos de proposição toda sentença declarativa afirmativa que permite raciocinar na investigação da verdade. Acerca da notação lógica matemática, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas.
 I-   ( ) As proposições podem ser simples, compostas ou mistas.
II-  ( ) A proposição composta é formada por duas ou mais proposições simples.
III. ( ) As proposições simples são representadas pelas letras p, q, r, ..., chamadas de letras proporcionais.
IV- ( ) As letras em maiúsculo, P, Q, R, ..., servem para representar as proposições compostas.
V-   ( ) P: Ana vai trabalhar e está de vestido vermelho. É um exemplo de proposição mista.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – F – V
	
	B
	F – V – F – V – F
Você acertou!
A alternativa correta é a letra b). (Conforme rota 01, tema 02). A afirmativa I é falsa, pois só existem proposições simples e compostas. A afirmativa II é verdadeira, pois proposição composta é formada por mais de uma proposição simples. Afirmativa III é falsa, não existe letras proporcionais, o termo correto é proposicionais. A afirmativa IV é verdadeira, visto que as proposições compostas devem ser representas por letras em maiúsculo. A afirmativa V é falsa, pois é uma proposição composta e não mista. “Uma proposição simples é representada pelas letras minúsculas p, q, r, ..., chamadas Letras proposicionais. Já uma proposição composta, formada por duas ou mais proposições simples, é representada pelas letras maiúsculas P, Q, R, ...
	
	C
	 F – V – V – V – F
	
	D
	V – F – F – F – V
	
	E
	F – F – V – V - F
Questão 5/10 - Cálculo Aplicado
A probabilidade de um evento ocorrer depende de algumas reflexões. Alguns eventos podem acontecer de forma simultânea ou de forma que ocorrendo um, o outro não pode acontecer. Caso do lançamento da moeda, onde se sair “cara” no arremesso, não tem possibilidade de sair “coroa”. Leia as asserções a seguir.
 I. Os eventos são considerados exclusivos, quando um evento não exclui a possibilidade de acontecimentos do outro, estes ocorrem simultaneamente. Desta forma, deve ser somado a probabilidade de ambos os eventos e subtraído a probabilidade simultânea.
 PORQUE
 II. Os eventos não exclusivos, são eventos que não ocorrem simultaneamente, assim um evento exclui a possibilidade de acontecimento do outro. Desta forma, deve ser somado a probabilidade de cada evento.
Agora, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições falsas.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra a). ). (conforme rota 03 – Tema 2). A afirmativa I é falsa e a II é falsa. Os conceitos estão invertidos. “Dois eventos são considerados exclusivos quando a ocorrência de um exclui a realização do outro, ou seja, os eventos não podem ocorrer simultaneamente”. “Os eventos exclusivos não ocorrem ao mesmo tempo, já os eventos não exclusivos são eventos que podem ocorrer simultaneamente”. (Conforme rota 03, tema 02, p. 9 e 11).
	
	B
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	C
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
	
	D
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	E
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Questão 6/10 - Cálculo Aplicado
A lógica é usada muitas vezes de forma intuitiva, agilizando nos processos decisórios. Todavia ela é composta por alguns códigos, elementos que norteiam sua aplicação e as caracterizam. Tais entendimentos repousam por vezes nos princípios fundamentais da matemática. Assinale o que é correto acerca dos princípios fundamentais na lógica matemática.
Nota: 0.0
	
	A
	Sistemas numéricos, sistemas lógicos e sistemas informacionais.
	
	B
	 Princípio da identidade; sistemas numéricos e princípio da não contradição.
	
	C
	Princípio da identidade; princípio da não contradição e princípio do terceiro excluído
 A alternativa
Página12345