Buscar

Teoria do conhecimento Apol 1 questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Sobre as origens das principais abordagens sociológicas, encarnadas principalmente em Marx, Durkheim e Weber, podemos dizer que?TEORIA DO CONHECIMENTO APOL 1 QUESTÕES
2-Referente Às relações entre conhecimento, razão e experiência, assinale (v) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas:
( V ) Os racionalistas defendiam que a origem do conhecimento verdadeiro está unicamente na a razão que operaria por si mesma, sem o auxílio da experiência sensível, e controlaria inclusive as nossas experiência sensíveis.
( F ) Platão acreditava que todo o conhecimento é adquirido por meio das experiências, pois temos uma alma imortal que já passou por existências anteriores. Assim, tudo o que aprendemos é um reconhecimento.
( V ) Os empiristas se opõem à tese do racionalismo pois acreditavam que todo o conhecimento é resultado da experiência sensível. O espírito humano e a razão só seriam preenchidos a partir de nossas experiências.
R: V, F , V
3- Sobre o conhecimento na sociedade contemporânea, podemos afirmar que:
R: A teoria do conhecimento é marcada, no século XIX, pela descoberta da historicidade dos seres humanos, da sociedade e do próprio pensamento.
inte nc io nalida de” .
4- Do mesmo modo como há muitos modos de apreensão (intuição-empírica, intelectual, etc.), há várias abordagens de como o próprio processo de apreensão se dá. A partir da fenomenologia, a apreensão acontece:
R: A consciência é sempre “consciência de...”, ou seja, por meio da intencionalidade ( uma espécie de atenção focada).
5- A produção do conhecimento se dá na relação entre o sujeito (que pretende conhecer) e o objeto (que será conhecido). Sobre essa relação é correto afirmar que:
R: Do ponto de vista político, temos consciência de vivemos imersos em relação sociais e a cidadania nos permite agirmos a partir de nossos direitos e deveres, e de nos relacionarmos com as diferentes esferas de poder.
6- A partir da psicanálise, Sigmund Freud classificou diferentes níveis de consciência; qual delas estaria mais próxima da noção de ideologia de Karl Marx, enquanto uma coerção sociocultural?
R: SUPEREGO
7- A preocupação com a forma como apreendemos o mundo sempre esteve presente e sofreu mudanças ao longo do tempo. Sobre a história da teoria do conhecimento, podemos afirmar que:
R: O principal representante do racionalismo o moderno é o filosofo René descartes, que densenvolve a ducvida metódica como o procedimento filosófico, propondo que o entendimento das ciências e do sujeito do conhecimento.
8- Sobre os diferentes tipos de conhecimento e o conhecimento científico, podemos afirmar que:
R:C O método científico compreende um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir o conhecimento e verificar os resultados alcançados.
9- Temos muitos tipos de imaginação, qual delas você está usando agora mesmo, ao estudar?
Criadora
10- Sobre os itens presentes na formulação de um projeto de pesquisa científica, podemos afirmar que:
R: As hipóteses de pesquisa devem ser: claramente enunciadas, objetivamente delimitadas e facilmente verificáveis.
11- O mito representa a primeira forma de conhecimento da humanidade. Os seres humanos da Antiguidade explicavam a realidade por meio da narrativa, sem se preocupar com a racionalidade.  O mito procurava responder aos seus temores diante dos fenômenos naturais e do desconhecido. Os gregos foram aqueles que, aos desenvolver o pensamento filosófico, romperam com a linguagem mitológica. Num confronto entre mito e filosofia, vê-se de imediato uma grande diferença, sobretudo na linguagem.

Continue navegando