Buscar

n1 governança corporativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instauração da Governança Corporativa na empresa 3XT 
A empresa 3XT, que é do ramo de desenvolvimento de softwares na área administrativa de fazendas, obteve um excelente crescimento de suas receitas, decorrente de um assertivo resultado, procedente da exportação de seu novo sistema revertido a administração de granjas. Esse desenvolvimento acarretou em que a empresa procurasse novos sócios e com o subsídio adquirido fez-se necessário que a empresa modificasse para uma nova sociedade bem como a introdução de uma Governança Corporativa.
A Governança Corporativa tem como finalidade assegurar que os interesses dos executivos e da alta administração estejam em sintonia com os acionistas. Nesse diapasão, a governança corporativa abrange o gerenciamento em áreas na qual os executivos e membros do conselho da alta administração possam ter conflitos de interesses. As áreas supracitadas envolvem a estrutura e direções estratégicas globais da instituição (CHIAVENATO E SAPIRO, 2003).
A inclusão da Governança Corporativa promove a afiliação de novos investidores e expande a relação com os clientes, tendo em conta que a empresa exercera as leis e regulamentos o que acarretará na diminuição de ações judiciais e multas, fazendo com que ocorra excelentes melhorias também a longo prazo. 
A governança Corporativa tem como imprescindível meio de auditoria o Conselho de Administração que tem por objetivo ser o mediador no relacionamento da diretoria da empresa com os sócios, com o propósito de determinar a direção dos negócios e atuar conforme as preferências da organização, bem como ter a responsabilidade de tomar importantes decisões e de responder as não conformidades. Os gestores da 3XT serão responsáveis em elaborar novos projetos e deverão exercer as decisões tomadas pelo Conselho de Administração.  
Para que a instauração aconteça de forma eficaz é imprescindível que a organização siga os quatro pilares da Governança Corporativa, que são a transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. As auditorias e controles internos serão responsáveis pelo cumprimento dos princípios. 
Pode – se concluir que será de extrema eficácia a implantação da Governança Corporativa na 3XT, abarcando que os gestores e Conselho de Administração serão os responsáveis pelas decisões que serão tomadas a partir de então, diminuindo os riscos e melhorando consideravelmente os resultados. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
CHIAVENATO, Idalberto e SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico: fundamento e  aplicações. 3. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 
JACOMETTI, Márcio. Considerações sobre a evolução da governança corporativa no contexto brasileiro: uma análise a partir da perspectiva weberiana. Rev. Adm. Pública,  Rio de Janeiro ,  v. 46, n. 3, p. 753-773,  June  2012 .   Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122012000300007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 16 de abril de 2021. 
Roteiro de Estudos - Governança Corporativa, Dra. Marcela Gimenes Bera Oshita,  2021.
 cfbc9028-1432-4de9-85a6-cf50b1d33137

Continue navegando

Outros materiais