Buscar

Atividade Individual FGV - Etica e Sustentabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade individual
	
	Estudante: Felipe Luis Braga
	Disciplina: Ética e Sustentabilidade
	Turma: 0822-2_3
	INTRODUÇÃO
	
Em um ambiente altamente competitivo e em constantes transformação, alcançar as expectativas dos clientes não é uma tarefa fácil. As empresas buscam se adequar ao cenário atual de acordo com o ramo que atuam. A empresa VBN não é diferente, em busca de se mantar atualizada nas boas praticas empresariais, principalmente no que condiz do âmbito da ética, responsabilidade social e sustentabilidade buscou uma consultoria para saber quais ações devem ser tomadas para que a instituição promova, efetivamente, a garantia ética da dignidade humana e do combate ao assedio moral, ações de responsabilidade social e projetos de sustentabilidade. 
Portanto o objetivo deste relatório será desenvolver uma contextualização atual destes princípios e demonstrar a relevâncias destes princípios para a empresa VBN no cenário contemporâneo.
	DESENOLVIMENTO
	
Os conceitos de ética estão intrínsecos na humanidade desde a Era antiga com os gregos, desenvolvidos princípios iniciais com Sócrates, Platão e Aristóteles, onde estes desenvolveram uma postura de constante critica e questionamentos sobre a realidade da sociedade, enfatizando o que parece comum e é aceito sem analises. Posteriormente na modernidade Kant trouxe novos princípios a ética, com ideias como dever e razão pratica. Porém no ambiente empresarial há uma descrença de sobres se estes princípios éticos desenvolvidos desde os primórdios da sociedade intelectual devido a interesses pessoais e materiais, e a é tarefa dos gestores, atuais líderes dentro das organizações, a garantia da execução de ideias éticos dentro de suas empresas. 
Para garantir a execução dos ideais éticos de acordo com o que a organização pensa, as mesmas desenvolveram códigos de conduta para disseminar valores corporativos da forma mais clara possível para que os indivíduos. Porém de acordo com Foucault, não há sociedade ou organizações sem relações de poder, e nessas relações de poder por lideres que não conheçam, ou mesmo não estejam aliados aos fundamentos éticos acontecem abusos de poder e em consequência ao colaborador sobre assédio moral por parte do seu gestor. Podem esse ser caracterizado por uma conduta abusiva, desqualificação, indução ao erro, recusa a comunicação e no que tange ao gênero, assédio sexual.
Para combater os desvios do condigo de conduta um exemplo de ação que pode ser tomada, caso a empresa VBN ainda não possua em sua organização, é a criação de um comitê de ética, onde funcionários de diversos cargos e setores são responsáveis por tratar de assuntos envolvendo ética e fatores que levam a ocorrência de condutas que não estão de acordo com os valores da empresa. O comitê oferece maior credibilidade as questões, demonstrando não só aos funcionários como aos clientes que a empresa está comprometida a garantia da ética.
A ética tem forte influência no mundo dos negócios. Essa preocupação com a imagem a imagem da empresa não só internamente, como externamente, no que tange a reputação da empresa depende também não só no que a empresa pode fazer para com seus funcionários, mas também para o que a empresa pode atingir a sociedade como um todo. O desenvolvimento social de uma empresa é imprescindível para atualização e a adaptação da mesma para as mudanças que ocorrem o tempo, e planejar soluções para estas questões.
Pratica de responsabilidade social influenciam no valor econômico da empresa, sua reputação perante a sociedade é sim considera um fator de valorização da organização e a marca em si do negócio. Pois no mesmo jeito que ações fraudulentas e corruptíveis desvalorizam a empresa, ações de cunho social como as voltadas a promoção da dignidade humana, a qualidade de vida e sem duvida um assunto que vem tomando força nos últimos anos, a relação da empresa com o meio ambiente, trazem valorização á imagem da empresa. Uma ferramenta que vem sendo utilizada para expor estas ações desenvolvidas, que pode ser adotado para empresa VBN seria o desenvolvimento de um Balanço Social que demonstra os gastos e investimentos realizados em benefícios de tais questões.
A mobilização que hoje envolve não só governos como empresas e a sociedade como um todo é de fazer algo que direção a uma gestão responsável dos recursos do planeta, conceito atualmente denominado de desenvolvimento sustentável. Foram desenvolvidas diversas conferencias globais em pró ao meio ambiente sobre ações que deveriam ser implantadas para preserva-lo. Ações estas que não se aplicam apenas a florestas em si como se pensa, na ultima grande conferencia a Rio+20 foram definidos temas como educação e qualidade, consumo responsável, igualde de gênero, inovação e saúde.
Estes princípios também foram apropriados e elaborados no âmbito das empresas. Algumas práticas sustentáveis foram elencadas em estágios, pro exemplo, para a as ações que devem ser tomadas em sequencias para o desenvolvimento sustentável de uma corporação, ações estas que podem ser usadas como exemplo para a VBN. São elas: controle da poluição, conformidade legal, ecoeficiência, gestão de riscos, gestão da reputação e ciclo de vida e por final parcerias, inovação e legado social. A sustentabilidade consiste na continua busca por processos que possam ser mais eficientes e firmar parcerias com o governo e ate mesmo empresas concorrentes para viabilizar e minimizar os custos e, portanto, podendo trazer um legado para as gerações futuras. 
O retorno de todas estas ações para uma empresa extrapola o âmbito financeiro, que sim é o principal objetivo de qualquer empresa, porém também a não realização delas podem trazer riscos na perca substancial de valor econômico da empresa.
	CONCLUSÃO
	
A globalização tem aproximado cada vez mais as relações humanas, e o contato constante entre diferentes crenças torna os princípios éticos necessários para a convivência humana. No âmbito empresarial onde varias pessoas são “obrigadas” a conviver em harmonia cabe, portanto, aos líderes serem os conciliadores, promovendo a união e o bom rendimento do trabalho, e não os abusadores.
Portanto os princípios éticos influenciam fortemente o desenvolvimento da empresa, interna e externamente. Os esforços para garantir a realização destes princípios conferem grande credibilidade as empresas, externando estas realizações ao que tange o papel social da empresa. Boas políticas de ética e sustentabilidade impactam por fim o aumento da reputação e a valorização econômica da organização gerando um legado para futuras geração de como boas gestões atuam.
	REFERENCIAS
	
Leandro Chevitarese/Natalia Gaspar. Ética e Sustentabilidade. Apostila FGV
Leandro Costa. Ética e responsabilidade social nas organizações. Acessado em 22/09/2022: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/etica-responsabilidade-social-nas-organizacoes.htm
	
	1
	2 
	
	
	
	1

Continue navegando