Buscar

ASPECTOS COMPORTAMENTAIS E PSICOLÓGICOS DA ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTIVA A4

Prévia do material em texto

1-Para Rubio e Nunes (2010), o esporte é entendido como uma atividade humana que visa, dentre outros aspectos, a competição. Isso resulta, para alguns atletas, na busca da vitória a qualquer preço, a partir da execução de excessos e o preterimento de valores éticos que ocasionam suspensões ou banimentos do esporte, além de punições definidas pelas instituições responsáveis.
RUBIO, K.; NUNES, A. Comportamento de risco entre atletas: os recursos ergogênicos e o doping no Século XXI. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, São Paulo,v. 3, n. 1, jun. 2010.
No esporte de alto rendimento, há um perfil de atleta que busca o aproveitamento de substâncias proibidas, visando o alcance do seu objetivo, independente do comprometimento com os demais competidores e o regulamento. Quais seriam as razões, segundo os autores, para a formação desse perfil?
Física - melhorar o desempenho; maior poder competitivo. Psicológica - baixo grau de exigência e de responsabilidade.
Física - melhorar o desempenho; maior poder competitivo. Psicológica - alto grau de exigência e de responsabilidade.
Física - melhorar o desempenho; maior poder competitivo. Psiquiátrica - alto grau de exigência e de irresponsabilidade.
Física - melhorar o desempenho; menor poder competitivo. Psicológica - alto grau de exigência e de responsabilidade.
Hormonal - melhorar o desempenho; maior poder competitivo. Psicológica - alto grau de exigência e de responsabilidade.
2- O termo bulimia foi dado por Russell, em 1979 e é original da junção de dois termos gregos, boul (boi) ou bou (grande quantidade) com lemos (fome), traduzido por ‘fome muito intensa’ ou ‘suficiente para devorar um boi’. A preocupação com o peso e a imagem corporal leva o paciente a realizar, de formas inadequadas, o controle de peso, com vômitos induzidos, uso de medicamentos, dietas e exercícios físicos.
CORDÁS, T. Transtornos alimentares: classificação e diagnóstico. Revista de Psiquiatria Clínica,São Paulo, v. 31, n. 4, p. 154-157, 2004.
As afirmativas abaixo dizem respeito a comportamentos do sujeito que possui Bulimia.
I. Volumosa ingestão de alimentos.
II. Preocupação excessiva com o peso e massa corporal.
III. Incitação de vômitos.
IV. Prática de atividade física regular.
V. Sensação de perda de controle.
Está correto o que se afirma em:
I, II, III e V.
I, III, IV.
I e II.
I, II, III, IV e V.
V, apenas.
3- Os transtornos alimentares, mais especificamente a anorexia, possui altas taxas de incidência entre os atletas, de diversos esportes e categorias profissionais, e, com um número cada vez maior acometido. Isso se dá, principalmente, por meio da competitividade e busca pelo corpo esteticamente aceito, para o alcance de um bom desempenho na realização dos movimentos praticados.
BEZERRA, L.; PRADO, M. Transtornos Alimentares em atletas de ginastica esportiva. Revista Digital EFDportes.com,Buenos Aires, v. 17, n. 171, 2012. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd171/transtornos-alimentares-em-ginastica-esportiva.htm. Acesso em: 23 fev. 2020.
Diante dessa realidade, alguns atletas passaram a ser considerados grupos de risco para o desenvolvimento desse transtorno. Qual seria o tratamento adequado?
Atuação multiprofissional, a partir das abordagens médica e nutricional, se torna a base da terapêutica, porém, não é fundamental para o sucesso do tratamento.
Atuação multiprofissional, a partir de todas as abordagens, exceto a médica, psicológica e nutricional, se torna a base da terapêutica, fundamental para o sucesso do tratamento.
Atuação multiprofissional, a partir das abordagens médica, psicológica e nutricional, se torna a base da terapêutica, fundamental para o sucesso do tratamento.
Ausência de atuação multiprofissional, a partir das abordagens médica, psicológica e nutricional, se torna a base da terapêutica, fundamental para o sucesso do tratamento.
Atuação multiprofissional, a partir das abordagens médica, psicológica e nutricional, é fundamental para o sucesso do tratamento.
4- A sociedade exerce forte pressão sobre a composição e definição da estrutura corporal dos sujeitos. Quando se refere às mulheres, o corpo magro é considerado o ideal e representa um importante suporte para a aceitação na sociedade. Já para os homens, este padrão diz respeito a músculos desenvolvidos e, muitas vezes, alcançados com o uso de substâncias, como os anabolizantes.
CAMARGO, T.et al. Vigorexia: revisão dos aspectos atuais deste distúrbio de imagem corporal. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte,São Paulo, v. 2, n. 1, 2008.
Para os autores, a construção da própria imagem corporal pode acontecer sob égides. Quais são elas?
Pensamento crítico voltado de maneira inconstante à aparência; comparação da aparência com padrões normais; concentração em um aspecto físico específico.
Pensamento crítico voltado de maneira constante à aparência; comparação da aparência com padrões normais; concentração em um aspecto físico específico.
Pensamento crítico voltado de maneira inconstante à aparência; comparação da aparência com padrões extremos; concentração em um aspecto físico específico.
Pensamento crítico voltado de maneira constante à aparência; comparação da aparência com padrões extremos; concentração em diversos aspectos da aparência.
Pensamento crítico voltado de maneira constante à aparência; comparação da aparência com padrões extremos; concentração em um aspecto físico específico.
5- Há várias semelhanças entre os transtornos alimentares da anorexia e bulimia, como: perda de fluidos e eletrólitos, principalmente durante a desidratação, arritmias cardíacas, ausência do principal cátion responsável pela contração muscular, distúrbios gastrintestinais, além de erosão e perda de esmalte dentário.
OLIVEIRA, F. et al. Comportamento alimentar e imagem corporal em atletas. Revista Brasileira de Medicina do Esporte,Rio de Janeiro,v.9, n.6, nov. /dez. 2003.
Quanto à bulimia, qual sua diferença em relação à anorexia?
O bulímico possui leve sobrepeso, não possibilitando a ocultação do transtorno por muito tempo.
O bulímico possui peso normal ou leve sobrepeso, possibilitando a ocultação do transtorno por muito tempo.
O bulímico possui sobrepeso, possibilitando a ocultação do transtorno por pouco tempo.
O bulímico não possui peso normal, possibilitando a ocultação do transtorno por muito tempo.
O bulímico possui peso normal, possibilitando a exposição do transtorno em pouco tempo.
6- A utilização médica de anabólicos, incluindo a testosterona, é realizada em tratamentos de puberdade tardia, em alguns casos de impotência e perdas de funções causadas por infecção de HIV ou doença que cause perda muscular. Porém, os efeitos colaterais do uso de anabolizantes, incluindo a testosterona, são psicológicos e fisiológicos, podem variar de pessoa para pessoa, e têm potencial de impactar qualquer usuário.
CARDOSO, J. O doping no contexto do esporte moderno, da ética e do direito esportivo. Revista Unar, São Paulo,v. 4, n. 1, 2016.
Quais os efeitos colaterais do uso da testosterona?
Surgimento de acne; danos no fígado; atrofia de crescimento; interrupção na puberdade; aumento da agressividade e apetite sexual; desenvolvimento de tecido mamário; impotência; redução na produção de esperma; depressão; suicídio; alegria, satisfação; elevada autoestima.
Surgimento de acne; danos no fígado; atrofia de crescimento; interrupção na puberdade; diminuição da agressividade e apetite sexual; desenvolvimento de tecido mamário; impotência; redução na produção de esperma; depressão; fadiga; cansaço muscular.
Surgimento de acne; danos no fígado; aceleração de crescimento; interrupção na puberdade; aumento da agressividade e apetite sexual; desenvolvimento de tecido mamário; impotência; aumento na produção de esperma; depressão; suicídio; apetite desregulado; problemas de memória.
Surgimento de acne; danos no fígado; atrofia de crescimento; interrupção na puberdade; aumento da agressividade e apetite sexual; desenvolvimentode tecido mamário; impotência; redução na produção de esperma; depressão; suicídio.
Surgimento de acne; danos no fígado; atrofia de crescimento; interrupção na puberdade; aumento da agressividade e apetite sexual; desenvolvimento de tecido mamário; impotência; redução na produção de esperma; sensação de bem-estar.
7- Em relação ao transtorno intitulado de anorexia, há um apontamento interessante, principalmente no que se refere à sua nomenclatura, já que ela não é a mais adequada, do ponto de vista da análise psicopatológica, por não se tratar de uma perda real do apetite, ao menos nos estágios iniciais da doença, mas uma decisão por parte do próprio sujeito de não mais se alimentar.
CORDÁS, T. Transtornos alimentares: classificação e diagnóstico. Revista de Psiquiatria Clínica,São Paulo,v. 31, n. 4, p. 154 - 157, 2004.
No que se refere aos prejuízos do sujeito portador da anorexia, a partir de diferentes óticas, sejam elas médicas, psicológicas ou nutricionais, podemos citar quais?
Elevados números de morbidade e mortalidade, massa corporal com porcentagens menores que o normal, distorção da imagem corporal, ossos fracos, irregularidades na digestão, arritmias cardíacas, hidratação, cabelos finos e fracos, osteoporose, alterações no ciclo menstrual.
Elevados números de morbidade e mortalidade, massa corporal com porcentagens normais, distorção da imagem corporal, ossos fracos, irregularidades na digestão, arritmias cardíacas, desidratação, cabelos finos e fracos, osteoporose, alterações no ciclo menstrual.
Elevados números de morbidade e mortalidade, massa corporal com porcentagens menores do que o normal, distorção da imagem corporal, ossos fortes, irregularidades na digestão, arritmias cardíacas, desidratação, cabelos finos e fracos, osteoporose, alterações no ciclo menstrual.
Elevados números de morbidade e mortalidade, massa corporal com porcentagens menores que o normal, distorção da imagem corporal, ossos fracos, irregularidades na digestão, arritmias cardíacas, desidratação, cabelos finos e fracos, osteoporose, alterações no ciclo menstrual.
Elevados números de morbidade e mortalidade, massa corporal com porcentagens menores que o normal, distorção da imagem corporal, ossos fracos, regularidades na digestão, arritmias cardíacas, desidratação, cabelos finos e fracos, osteoporose, alterações no ciclo menstrual.
8- O maior desafio dos legisladores é definir quais fármacos proibir, já que, com as informações sobre o uso de drogas, há uma perspectiva de melhorar o desempenho de alguns atletas no esporte, além da compreensão de que o uso dessas diferentes substâncias afeta, diretamente, o organismo humano.
CARDOSO, J. O doping no contexto do esporte moderno, da ética e do direito esportivo. Revista Unar, São Paulo,v. 4, n. 1, 2016.
Sendo assim, qual a preocupação dos órgãos de regulação quanto ao uso de substâncias indevidas?
Habilidade para deixar a pessoa cansada.
Habilidade para baixar a imunidade.
Sensação de baixa autoestima.
Habilidade para potencializar as funções biológicas.
Sensação de mal-estar.
9- Como é evidenciado por Rubio e Nunes (2010), aspectos de treinamento e de desempenho são influenciados, de maneira significativa, pela utilização de recursos denominados de ergogênicos e de doping. As regras sobre o uso desses recursos são consideradas claras e universais, podendo ser reconhecidas por cerca de 200 países, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e pelas federações esportivas internacionais. A utilização de diuréticos tem como objetivo tratar a hipertensão, falha cardíaca congestiva e doenças renais.
RUBIO, K.; NUNES, A. Comportamento de risco entre atletas: os recursos ergogênicos e o doping no Século XXI. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, São Paulo, v.3, n.1, jun. 2010.
Diuréticos usados sem prescrição médica, podem ocasionar alguns prejuízos. Quais são eles?
Redução de potássio; tonteiras ou desmaios; queda na pressão cardíaca; desidratação; cãibras musculares; perda de equilíbrio e coordenação; morte.
Aumento de potássio; tonteiras ou desmaios; queda na pressão cardíaca; desidratação; cãibras musculares; perda de equilíbrio e coordenação; morte.
Redução de potássio; tonteiras ou desmaios; aumento na pressão cardíaca; desidratação; cãibras musculares; perda de equilíbrio e coordenação; morte.
Aumento de potássio; tonteiras ou desmaios; queda na pressão cardíaca; hidratação; cãibras musculares; aumento de equilíbrio e coordenação; morte.
Redução de potássio; tonteiras ou desmaios; queda na pressão cardíaca; hidratação; cãibras musculares; perda de equilíbrio e coordenação; morte.
10- A anorexia, descrita desde o século XIX, foi o primeiro transtorno alimentar a ser classificado e contar com diagnósticos e tratamentos desde os anos 70. Além disso, essa doença se configura dentro de um envolvimento complexo de aspectos que perpassam a construção da subjetividade de um sujeito, como, por exemplo, fatores psicológicos, fisiológicos e sociais.
 BEZERRA, L.; PRADO, M. Transtornos Alimentares em atletas de ginastica esportiva. Revista Digital EFDportes.com,Buenos Aires, v. 17, n. 171, 2012. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd171/transtornos-alimentares-em-ginastica-esportiva.htm. Acesso em: 23 fev. 2020.
Observe as afirmativas abaixo a respeito da Anorexia. São características dela:
I. excessiva restrição alimentar;
II. objetiva uma perda extrema de peso e massa corporal;
III. o tratamento não conta com exaustivas dificuldades;
IV. não causa sofrimento;
V. imposição pelo próprio sujeito portador do transtorno.
Está correto o que se afirma em:
I, II e V.
I, II e III.
I e II.
I, apenas.
V, apenas.

Continue navegando