Buscar

A2 - PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA E EXISTENCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A2 - PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA E EXISTENCIAL - IBMR
1 - Na perspectiva fenomenológica estão presentes algumas noções, como, por exemplo, a angústia, que é entendia como um sentimento negativo da experiência da vida, porém, fundamental para a explicitação para o próprio sujeito do quanto este processo é inerente à própria condição de vital. Outro aspecto tomado como fundamental nesta perspectiva e que possui uma leitura negativa com base no pensamento lógico racional é o conflito.
 
Qual das alternativas abaixo melhor define a noção de conflito na perspectiva fenomenológica?
Resposta: O conflito não é algo a ser superado ou negado, mas deve ser visto como abertura e possibilidade transformação. 
Resposta correta: Para a fenomenologia, os conflitos devem ser vistos como constitutivos da própria existência dos homens e seu reconhecimento permite transformar estes momentos em possibilidades de criação.
2 - Há, dentre outras dimensões éticas para o acontecimento clínico na perspectiva fenomenológica, uma condição fundante deste encontro que exige do terapeuta um manejamento criativo e sensível da presença do cliente que, em certos momentos pode parecer estar vivendo uma espécie de bloqueio existencial, não lhe permitindo compreender o momento ou ao menos, atribuir-lhe certo sentido familiar.
 
Com relação ao manejamento terapêutico, está correto o que se apresenta na alternativa:
Resposta: o terapeuta estará atento ao plano interpretativo que o próprio cliente faz do seu jogo narrativo, devolvendo para ele os seus sentidos e significado de enunciações.
Resposta correta: A clínica fenomenológica é uma atitude ética diante do acontecimento do encontro terapêutico que exigirá do terapeuta conhecimento técnico e sensibilidade para acolhimento e abertura de coexistência junto ao cliente e suas demandas de vida
3 - Os psiquiatras suíços, Ludwin Binswanger e Medard Boss encontraram nas noções dos existentes de Heidegger elementos e consistência filosófica para a produção de uma clínica psiquiátrica radicalmente diferenciada em suas perspectivas médico-científicas tradicionais, acolhendo a perspectiva do adoecer como condição significativa da própria existência humana.
 
Como desdobramento desta influência e deste posicionamento científico com relação ao entendimento do ser humano, os autores também contribuem para o surgimento de uma nova abordagem na Psicologia, denominada de:
Resposta: psicologia humanista
Resposta correta: Rollo May, psicólogo norte americano, que se interessou pelos trabalhos dos referidos autores, difundiu e sistematizou a Psicologia Existencial nas Américas, sendo o responsável pela influência de outros teóricos importantes no cenário da Psicologia Humanista. 
4 - Heidegger, em sua trajetória acadêmica, foi assistente de Husserl e ambos contribuíram de maneira significativa para inaugurar um novo pensamento filosófico sobre o homem e o mundo, transformando o entendimento e os modos de acesso do pensamento científico às manifestações do ser e, consequentemente, do entendimento de uma nova possibilidade de pensamento em psicologia.
 
Assinale a alternativa correta sobre o pensamento destes filósofos:
Para Huesserl, é possível chegas as essências através da consciência, responsável por dá 
sen&do as coisas. Para Heidegger, o ser não se confunde com as essências, apesaar de se
Para Huesserl, é possível chegas as essências através da consciência, responsável por dá 
sen&do as coisas. Para Heidegger, o ser não se confunde com as essências, apesaar de se
Resposta: Para Huesserl, é possível chegar às essências através da consciência, responsável por dá sendo as coisas. Para Heidegger, o ser não se confunde com as essências, apesar de se manifestar também por elas.
Resposta correta: Os filósofos diferem em algumas concepções ao apresentarem perspectivas próprias em relação ao entendimento da existência das coisas e a possibilidade de acesso a elas. O fenômeno visto por Husserl pode ser acessado via consciência do acontecimento, enquanto, para Heidegger a compreensão é efeito do próprio pensamento.
5 - Dentre os pressupostos necessários para a realização da analítica da existência, estão presentes tanto os denominados existenciais, caracterizados por Heidegger como os elementos fundantes do ser-ai-no-mundo e seus efeitos de visibilidade enquanto manifestações do próprio ser, nele presentes, mas que não se reduzem às suas particularidades e, portanto, não o definem em sua totalidade.
 
Sobre estes pressupostos, considere as seguintes alternativas:
 
I. A indissociabilidade do orgânico e do psíquico e a angústia e a culpa como inerentes ao processo do adoecimento do sujeito.
II. A independência do orgânico e do psíquico e a culpa pelo amor não correspondido.
III. A influência do psíquico sobre o orgânico e seus efeitos psicossomáticos na prevalência do primeiro, dimensão mais importante do ser.
IV. A compreensão da angústia e da culpa como processo de abertura existencial para a denominada libertação do sujeito em seus processos existenciais.
 
Está correto o que se apresenta nas afirmativas:
Resposta: I e IV
Resposta correta: É no plano da analítica da existência apresentada por Boss que encontraremos os fundamentos das pistas e necessárias para que o pensamento terapêutico possa processar-se na disposição clínica e na atitude terapêutica de acompanhamento do cliente em seu processo de abertura aos novos horizontes existenciais.
6 - Forghieri (2007) vai distinguir duas atitudes importantíssimas na construção da prática clínica significada no efetivo manejo técnico em seu sentido fenomenológico existencial com vistas a reparação dos fluxos existenciais de vida do cliente diante dos desafios e dilemas enfrentados e negativamente considerados, que fizeram-no buscar, para o desencadeamento do processo vital, a coabitação existencial, a companhia de um terapeuta.
 
FORGHIERI, Y. C. O aconselhamento terapêutico na atualidade.  Rev. Abordagem Gestalt., Goiânia, v. 13, n. 1, p. 125-133, jun. 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672007000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 30 jun. 2021.
 
Para o efetivo manejo clínico, o terapeuta irá apresentar duas atitudes fundamentais, a saber:
Resposta: O envolvimento existencial e o distanciamento reflexivo.
Resposta correta: Momento de total abertura do terapeuta ao cliente dispondo-se ao encontro como certo espelhamento de seu plano existencial, devolvendo ao cliente possibilidade de ver-se a si mesmo em suas escolhas e realizando a compreensão de suas implicações para a vida.
7 - A Psicologia como ciência se estrutura a partir de sistemas de pensamento teórico-práticos e de métodos de análise e de acesso ao comportamento humano manifesto e latente em suas interações com o mundo e consigo mesmo. Pensando na concepção filosófica da Fenomenologia e em seus autores, sua contribuição se diferencia das demais escolas de pensamento pois considera o fenômeno humano em sua manifestação existencial.
 
Leia as seguintes alternativas:
 
I.    A fenomenologia considera o acontecimento humano como efeito de uma projeção objetiva dos dados práticos da experiência.
II.  Para acessar as essências das coisas no mundo a fenomenologia pressupõem o desenvolvimento de uma racionalidade prática de análise.
III. Para a psicologia fenomenológica a percepção compartilhada dos fatos humanos em seu cotidiano se traduz na possibilidade acesso aos fenômenos como acontecimentos.
IV.   A Fenomenologia institui uma maneira singular de entendimento do homem e sua produção subjetiva no mundo existencial.
 
Estão corretas somente as afirmativas:
Resposta: Somente as alternativas III e IV estão corretas.
Resposta correta: A Fenomenologia Existencial propõe uma abordagem teórico-filosófica apoiada na compreensão do ser como campo existencial, apreendido na reciprocidade das relações entre o sujeito e o mundo sensível dos sentidos produzidos no espaço-tempo do encontro consigo mesmo e com o mundo.
8 - O termo Daseinsanálise é utilizado pelofilósofo alemão Martin Heidegger, que apresenta seus pensamentos formulados na obra Ser e Tempo (1927). Nela encontram-se expressos os fundamentos para a formação de uma leitura fenomenológica do homem, combatendo a noção ontológica das coisas por elas mesmas e rompendo, radicalmente, com a ideação de essência originária das coisas no mundo.
 
Concordando com a leitura de Heidegger, assinale a alternativa que melhor define a Daseinsanálise:
Resposta: Importa-se com as questões ontológicas do ser analisado em seus aspectos históricos.
Resposta correta: A Daseinsanálise se caracteriza pela busca ontológica do ser, que diz respeito a sua constituição situada no tempo e no espaço, como dimensões integrativas do ser.
9 - Heidegger apresenta algumas estruturas existenciais para a composição de um olhar diferenciado para o acontecimento humano. São consideradas por ele constituintes do ser-ai-no-mundo as seguintes dimensões: temporalidade, espacialidade, o ser-com-o-outro, a disposição, a compreensão, o cuidado (Sorge) e o ser-para-a-morte.
 
Essas estruturas irão compor um quadro de análise para o filósofo a partir da produção de uma metodologia denominada de:
Resposta: Recuperação destrutiva
Resposta correta: O modo de pensamento utilizado como método para Heidegger irá retornar aos processos de pensamentos utilizados pelos vários filósofos que o antecederam na tentativa de explicitação do ser, mas que não conseguiram romper com o caráter metafísico da descrição dos fenômenos.
10 - Na base da Daseinsanálise está a produção de Heidegger de um vocabulário próprio. Como parte desta produção, a analítica da existência inaugura uma perspectiva de pensamento sobre o ser do homem, livre e independente do pensamento filosófico ocidental, baseado na análise metafísica do sujeito e na transcendentalidade da consciência como único acesso ao conhecimento das coisas.
 
Identifique as citações que caracterizam o correto sentido de analítica adotado pelo filósofo:
Resposta: está correto o que se afirma em: Citações II e III.
Resposta correta: Na Daseinsanálise a escolha de Heidegger em diferenciar o termo analítica de análise decorre do fato dele assumir uma perspectiva não mais fundada no processo de decomposição de um todo em suas particularidades, mas sim, de se assumir uma atitude reflexiva de reposição da constituição originária do homem, ser-ai-no-mundo.

Continue navegando