Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

TRABALHO DE FISIOLOGIA HUMANA
Tema: A Cultura dos Inconscientes (Redação)
Fisiologia Humana - SDE3865
Professor Wagner Santos Coelho 
Aluna: Jaqueline de Araújo Sobreira 
Matrícula: 200101183121
 
A CULTURA DOS INCONSCIENTES
Atualmente convivemos com a Obesidade, um grave problema de saúde que é uma doença crônica grave que apresenta como principal característica o acúmulo exagerado de gordura corporal, responsável por comprometer a saúde do indivíduo e, segundo dados, de acordo com a sua Transição Epidemiológica, e sua Prevalência no Brasil em um levantamento do IBGE (2019) a proporção de obesos na população com 20 anos ou mais de idade mais que dobrou no país entre 2003 e 2019, passando de 12,2% para 26,8%. Nesse período, a Obesidade feminina subiu de 14,5% para 30,2%, enquanto a Obesidade masculina passou de 9,6% para 22,8%.
Isso se dá devido ao Estilo de Vida alimentar precário baseado em uma alimentação rica em lipídios, alimentos ultraprocessados, hiperssódica e pobre em nutrientes, fazendo com que as pessoas tenham uma Composição Corporal de maior predominância em tecido adiposo. De certa forma, todo este contexto irá afetar diretamente a saúde do indivíduo, trazendo diversos risco ao seu bem-estar e a sua vida. Bem como o aumento elevado de colesterol e Triglicerídeos (Lipoproteína de altar densidade HDL e a Lipoproteína de Baixa Densidade LDL) ou mais conhecido como Dislipidemia, aumento da Hipertensão Arterial Sistêmica e não menos obstante a Aterosclerose que é o acúmulo de placas de gordura nas artérias.
É primordial a mudança de estilo de vida para essa população, portanto o tratamento não farmacológico deve estar associado a todos os tratamentos da obesidade tais como: controle alimentar e atividade física, terapia cognitivo comportamental, grupos de educação em saúde, acupuntura e claro a fisioterapia. 
Em consonância, é preciso que o Governo invista na criação e reestruturação de centros esportivos estimulando pessoas a buscarem tais ações. Some-se ainda uma maior fiscalização por parte de as associações responsáveis por regularizar produtos, a fim de regulamentar as informações e a visibilidade de embalagens. Por fim, como Platão nos mostra em sua a filosofia: “O importante não é apenas viver, mas viver bem”.

Mais conteúdos dessa disciplina