Buscar

aap 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APROXIMAÇÃO AO AMBIENTE PROFISSIONAL II
 CURSO DE PEDAGOGIA
ATIVIDADE AVALIATIVA 2 – Aprendendo a Analisar e Organizar o Estudo: Fichamento 
	NOME DO ESTUDANTE:
	
Sandro José da silva
	TEXTO 1 – Especial Competências Socioemocionais - PORVIR 
	
Competências socioemocionais: A educação, cada vez mais, enxerga as pessoas em sua totalidade.Isso significa que os processos pedagógicos utilizados no ensino-aprendizagem consideram os indivíduos a partir de uma multiplicidade de valores.Um ser humano é o que é devido às suas inúmeras características, ao contexto em que vive e à forma como “transita” pelo mundo.Sendo assim, em uma escola que deseja oferecer uma formação integral, independentemente da sua linha pedagógica, fiel da balança deve marcar equilíbrio.Ou seja, tão importante quanto os conteúdos e as práticas educativas são é a atenção dada às competências socioemocionais. 
As habilidades socioemocionais pertencem a um conjunto de competências que o indivíduo tem para lidar com as próprias emoções.”Essas competências são utilizadas cotidianamente nas diversas situações da vida e integram o processo de cada um para aprender a conhecer, conviver, trabalhar e ser”, explica a educadora. “Ou seja, são parte da formação integral e do desenvolvimento do ser humano. São habilidades que você pode aprender, praticar e ensinar.”
Escrever o fichamento do texto.
	TEXTO 2 - Competências Socioemocionais como fator de proteção à saúde mental e ao bullying
	
Importância das habilidades e competências socioemocionais
As competências socioemocionais servem  para crianças e adultos aprenderem a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades.
Assim, conseguem gerenciar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, tomar decisões de maneira responsável, entre outros.
É importante ressaltar que as habilidades são importantes para a vida como um todo.
“Elas podem ser benéficas não só para a vida acadêmica, mas para o sucesso pessoal e profissional”, resume Cristina.
Como a escola pode colaborar no seu desenvolvimento
Assim como acontece com os conteúdos curriculares e as noções de comportamento, as habilidades socioemocionais precisam ser trabalhadas.
Sem dúvida, essa responsabilidade passa pela família da criança, mas as instituições de ensino têm também essa atribuição.
“A escola colabora no desenvolvimento das competências possibilitando o trabalho com as emoções e os sentimentos de forma geral”, diz a diretora, citando ainda exemplos de atividades que colaboram.
São elas:
– promover aulas por meio de oficinas, análise do conhecimento de si e do outro, roda de conversas sobre felicidade, amor, empatia e outros;
– espaço para desenhos e autorretrato;
– contação de histórias;
– análise de fragmentos de filmes;
– compartilhamento de talentos;
–  régua ou painel das emoções;
– possibilitar ações sociais, solidárias e voluntárias;
– promover e incentivar pesquisas de práticas socioemocionais e realizar a mensuração dos seus resultados.
“Isso tudo é permitido a partir de um projeto com aulas, salas multimídias, troca de experiências entre os profissionais, apoio dos pais e muita criatividade dos professores”, garante Cristina.
Competências socioemocionais: você sabe quais são as dez habilidades mais usadas?
Segundo Cristina, são empatia, felicidade, autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia e criatividade.
No campo do desenvolvimento das competências socioemocionais, um tema muito importante nos dias atuais é o bullying. O termo bully pode ser traduzido como valentão, brigão ou tirano. Assim, o termo bullying compreende o conjunto de ações violentas e intencionais (geralmente repetidas) contra outra pessoa e que tem como produto danos que variam desde a ordem física à psicológica, deixando “marcas” não apenas momentâneas, mas também capazes de reverberar ao longo da vida da pessoa que foi alvo do bullying.
O bullying é uma preocupação para toda a sociedade, sendo inclusive destacadas, pelo MEC, as ações anti-bullying nas escolas. No combate ao bullying, as 5 competências socioemocionais, descritas,devem ser trabalhadas: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável. 
Para serem trabalhadas, é fundamental que o educador tenha clareza dessas competências, apoie e monitore os alunos quanto ao exercício delas.
Escrever o fichamento do texto.
	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
	Caso tenha utilizado, indique aqui os materiais de apoio utilizados para elaborar a atividade. Utilizar o padrão ABNT. Para saber como formatar trabalhos acadêmicos, consulte o seguinte site: https://tecnoblog.net/236041/guia-normas-abnt-trabalho-academico-tcc/

Continue navegando