Buscar

Texto estudo de caso Didática Unicesumar- Pedagogia


Continue navegando


Prévia do material em texto

Sabe aquela famosa frase: “ Quem educa é família, escola só ensina”, pois é, creio que já deveria ter caído no esquecimento, ora educar e ensinar não é a mesma coisa? Há muito tempo a escola vem perdendo essa visão de ensinar apenas conteúdos como: português, matemática, enfim, matérias curriculares, claro que ela têm preparado a criança para aprender a ler, escrever, contar mas também tem se preocupado em ensinar como caminhar em vários outros aspectos.
Ensinar seu aluno que além de aprender a somar 2+2 ele também tem que se preocupar com o que está acontecendo ao redor é muito importante, as crianças e adolescentes de hoje serão nossos futuros governantes, serão empresários, trabalhadores que farão girar a economia. Sendo assim, ensinar essa galerinha a ter um olhar mais crítico sobre política, economia, meio ambiente, é de total importância.
Usar um ambiente escolar, para falar sobre coisas do cotidiano, como violência doméstica que acontece em tantos lares e é tão grave, além de formar cidadãos com mais consciência, mostra aqueles que passam por isso que eles não estão sozinhos.
Quando a criança ou adolescente percebe que está amparado também pela escola, eles se tornam pessoas melhores e automaticamente se tornarão adultos melhores.
Eu como profissional gosto da ideia de fazer a diferença na vida dos meus alunos e como instituição me sinto na obrigação de fazer algo além de ensinar o beabá. Que possamos não ser engolidos por um sistema onde nos desestimula com o correr dos anos, que possamos sempre ter um olhar diferenciado para auxiliar a educação do futuro do nosso país.