Buscar

Trabalho final introdução ao pensamento científico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução ao Pensamento Científico
Dayana Colaço Lunkes
Thaís M. Antunes
Introdução:
Desenvolvimento:
“Identificação taxonômica e caracterização de fusarium sp visando a aplicação biotecnológica”
A identificação taxonômica pode ser conceituada como uma classificação de todos os animais e plantas existentes que habitam a biosfera de acordo com características comuns que os seres vivos compartilham entre si, e incomuns afim de separara-los em domínio, reino, filo, classes, ordem, família, gênero e espécie, para que seja possível conhecer e analisar a biodiversidade do planeta e entender o parentesco dessas espécies. Através do artigo pode-se compreender ainda mais sobre os fungos, já que faz menção à fusarium sp, sendo um gênero de fungo que constitui um estado anamorfo, em que a maioria das espécies desse gênero são saprófitos, sendo utilizados em processos biotecnológicos, como a biorremediação. (LESLIE; SUMMERELL, 2006)
A caracterização de seres vivos visa estabelecer particularidades e tributos dos seres vivos, referindo-se as principais características pertencentes àquele ser vivo, de acordo com a sua constituição, sendo a sua composição química, presença de células, evolução e capacidade de reprodução. (Vanessa dos Santos) ***.
	Em uma análise do artigo “Utilização dos fungos na biorremediação de substratos contaminados por petróleo: estado da arte” trata-se da biorremediação como um método alternativo, natural e eficaz para a recuperação de áreas contaminadas por petróleo, utilizando micro-organismos do reino fungi e classe fusarium sp afim de degradarem compostos tóxicos em menos tóxicos. Em seus métodos não é possível observar reducionismo, porém pode-se verificar o paradigma da complexidade, apresentado por Guadarrama entre seus 4 paradigmas, no qual trata-se de uma visão de mundo que procura respostas e possibilidades para àqueles pensamentos simplificados que possuem explicações insuficientes. Pode-se verificar o paradigma da complexidade no artigo mencionado acima, quando autores simulam um microcosmo do solo. 
	Em um segundo artigo analisado “Influência de meios de cultura e regimes de luz no crescimento micelial, esporulação, dimensão de conídios e peso seco de Fusarium equiseti” observando a metodologia é possível perceber que o artigo propõe o crescimento do fungo Fusarium equiseti em diferentes regimes de luz e meios, sendo variáveis importantes quando se falamos do crescimento de fungos, podendo nos gerar crescimento diferenciado das colônias e de suas funções bioquímicas. Os meios de cultura testados nesse artigo e em outros com a mesma temática pouco apresentam diferenças, a metodologia se replica com poucas, ou nenhuma diferença. Durante a leitura da metodologia foi notório a presença do reducionismo metodológico, consiste em um tipo de ideia que explicações e teorias científicas, devem ser reduzidas às interpretações e análises mais simples possíveis, porém nem sempre é o mais correto, pois quando falamos em artigos científicos muitas vezes não possui outros termos ou palavras correspondente à ciência que se queira reduzir. Aqui podemos entrar em o paradigma da complexidade, devido sua questão estrutural e funcional. O artigo é extremamente específico e pouco faz conexões com quaisquer temas correlacionados. Essa é uma discussão complexa, que envolve o fazer ciência com certeza. Por isso, essa análise é superficial e engloba apenas os pontos de interesse envolvendo o trabalho de pesquisa desenvolvido na matéria e a capacidade de análise.
Conclusão:

Outros materiais