Buscar

SIMULADO LITERATURA COMPARADA


Continue navegando


Prévia do material em texto

Disc.: LITERATURA COMPARADA   
	Aluno(a): GABRIELLE DE SOUSA LIMA
	202001354182
	Acertos: 8,0 de 10,0
	17/10/2022
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A frase navegar é preciso, viver não é preciso é encontrada tanto na canção de Caetano como em texto mais antigo de Fernando Pessoa.  Além disso, o próprio poeta português atribui a frase a marinheiros antigos... De tudo isso, podemos deduzir que:
		
	
	            A canção de Caetano visa sobretudo homenagear Fernando Pessoa e,  por consequência, os marinheiros portugueses.
	 
	           A canção de Caetano pode ser considerada um tributo à valentia dos marinheiros portugueses, que realizaram a aventura das grandes navegações.
	
	          A canção de Caetano diz respeito, indiferentemente, aos mais variados tipos de pessoas que buscam enriquecer suas vidas com aventuras no mar.
	
	          A canção de Caetano representa uma tentativa frustrada de recontar as aventuras dos marinheiros portugueses que colonizaram o Brasil.
	
	           A canção de Caetano apenas se aproveita de um tema trabalhado por Pessoa, sem possuir vínculo de espécie alguma com a obra do poeta português.
	Respondido em 17/10/2022 09:54:59
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	        Nos primeiros tempos, a disciplina foi dominada por pesquisas que punham em diálogo autores de nacionalidades diferentes. O objetivo era traçar paralelos, em busca de um saber capaz de ultrapassar fronteiras. A Literatura Comparada funcionaria, então, como uma instância intermediária entre cada literatura nacional, estudada em separado, e a literatura geral, objeto de estudo bem mais ambicioso, no qual poucos se aventuravam.
Com base no texto acima, da nossa aula 2, marque a assertiva que é uma das limitações do comparativismo naquele período.
		
	
	     Uma delas era a tendência a priorizar as literaturas do seu país que não poderiam dialogar com a literatura matriz.
	 
	     Uma delas era a tendência a hierarquizar as literaturas, tendo como ponto de honra a superioridade das literaturas europeias sobre as demais e da francesa, em particular, sobre as outras do continente.
	
	     Uma delas era priorizar, mas não hierarquizar as literaturas, tendo como ponto de honra a não superioridade das literaturas europeias sobre as demais e da francesa, em particular, sobre as outras do continente.
	
	     Uma delas era a tendência a priorizar as literaturas de outros países que não poderiam dialogar com a literatura matriz.
	
	     Uma delas era a tendência a priorizar as literaturas de outros países que poderiam dialogar com a literatura matriz.
	Respondido em 25/10/2022 08:36:36
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Leia as afirmações a seguir:
I. A Escola Francesa, no século XIX, tinha por objetivo o estudo das influências que cada autor ou nação teria recebido ao longo de sua formação.
II. Os Franceses, nos estudos comparatistas, seguiam a doutrina clássica, que consiste no historicismo, ou seja, na concepção de "empréstimo", dívida com os textos "originais".
III. A Escola Comparatista Norte-Americana privilegiava a análise do texto literário em detrimento das relações entre autores ou obras, aceitando os estudos comparados dentro das fronteiras de uma única literatura.
IV. A paródia tem um caráter contestador: é uma disputa aberta do sentido, uma luta, um choque de interpretação.
V. A paráfrase é um discurso sem voz, pois quem está falando está falando o que o outro já disse. É uma máscara que se identifica totalmente com a voz que fala atrás de si.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente II, III e IV são verdadeiras.
	 
	Todas as alternativas são verdadeiras.
	
	Somente I, III, IV e V são verdadeiras.
	
	Somente II, III e V são verdadeiras.
	
	Somente I, II, IV e V são verdadeiras.
	Respondido em 25/10/2022 08:38:08
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A intertextualidade é um diálogo entre os textos. Tal conceito de diálogo foi proposto por Bakhtin, quando estudou o romance e apresentou a noção de dialogismo. Também podemos dizer que a intertextualidade é a influência de um texto sobre outro que o toma como modelo ou ponto de partida, e que gera a atualização do texto citado. Sobre a intertextualidade, analise as sentenças a seguir :
I- O conceito de intertextualidade descarta a noção de texto como entidade fechada.
II- A intertextualidade é uma escritura réplica de outro texto.
III- A intertextualidade não permite o compartilhamento de ideias de outros textos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA :
		
	 
	I e II.
	
	I, II e III.
	
	I e III são corretas.
	
	Somente II é correta.
	
	Somente I é correta.
	Respondido em 25/10/2022 08:39:18
	
	Explicação:
A III está errada pois a intertextualidade permite o intercâmbio de ideias.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	É possível dizer que há paráfrase quando:
		
	
	Algumas ideias de uma obra original são retomadas, mas sofrem visíveis modificações, devido a um impulso de releitura crítica.
	
	Nenhuma das opções acima.
	
	Algumas ideias de uma obra original são retomadas, mas sofrem profundas alterações, de tal modo que fiquem quase irreconhecíveis.
	
	Algumas ideias de uma obra original são retomadas, mas recontadas de tal modo que fiquem irreconhecíveis aos olhos do leitor.
	 
	Algumas ideias de uma obra original são retomadas, de tal modo que o novo texto consiga manter-se fiel ao que há de essencial nelas.
	Respondido em 25/10/2022 08:41:31
	
		6a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	No início do século XX, os estudos comparatistas dispersos nas obras de críticos brasileiros adquirem uma feição ligeiramente diferenciada, no que tange às orientações da chamada "Escola Francesa". http://artculturalbrasil.blogspot.com.br/2009/06/pagina-de-teste.html.
Em "Páginas de Estética" (1905), este autor é o primeiro a se afastar desta perspectiva tradicional, eurocêntrica.  Assinale o nome deste autor.
		
	
	Otto Maria Carpeaux
 
	
	Augusto Meyer
 
	
	Tasso Silveira
	 
	Tobias Barreto
 
	 
	João Ribeiro
 
	Respondido em 25/10/2022 09:35:36
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em ¿Literatura e Subdesenvolvimento¿, Antonio Cândido defende que:
		
	
	A consciência de nosso atraso em relação aos países centrais ainda não existe, ainda que alguns intelectuais brasileiros trabalhem a problemática de como resolver este problema desde os primeiros tempos.
	
	A consciência de nosso atraso em relação aos países centrais remonta aos primeiros tempos da colonização, pois os intelectuais brasileiros trabalham a problemática de como resolver este problema desde os primeiros tempos.
	
	Nenhuma das opções acima.
	
	Ainda que o debate sobre a nacionalidade datasse do período árcade, a consciência de nosso atraso, importante para a compreensão de quem somos, data do período modernista, mais precisamente na década de 1930, com o florescimento de uma literatura de crítica social.
	 
	Ainda que o debate sobre a nacionalidade datasse do período romântico, a consciência de nosso atraso, importante para a compreensão de quem somos, data do período modernista, mais precisamente na década de 1930, com o florescimento de uma literatura de crítica social.
	Respondido em 25/10/2022 08:55:29
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Dentre os múltiplos recursos expressivos utilizados pelos autores da África de língua portuguesa para transgredir as regras de um contexto desfavorável, pode-se destacar...
		
	 
	A iniciativa de dialogar com comunidades resultantes da diáspora, ou seja, da imigração forçada dos africanos para a América, mais precisamente o Brasil.
	
	A iniciativa de evitar o diálogo com comunidades resultantes da diáspora, ou seja, da imigração forçada dos africanos para a América, mais precisamente o Brasil.
	
	A necessidade de buscar uma expressão literária genuinamenteafricana, o que resultaria na completa exclusão de diálogos com literaturas de outros continentes.
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	A necessidade de buscar uma expressão literária genuinamente africana, o que resultaria numa relativa exclusão de diálogos com literaturas de outros continentes.
	Respondido em 25/10/2022 09:00:02
	
		9a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Uma história em quadrinhos em que se exploram recursos poéticos coloca em debate a relação da Literatura com as novas mídias, uma tendência marcante da segunda metade do século XX e que se mantém, com todo o vigor no novo século. Qual corrente teórica, dentro dos estudos comparatistas, tem uma atenção toda especial voltada para semelhantes manifestações?
		
	
	O estruturalismo
	 
	O neocriticismo
	 
	Os estudos culturais
	
	O formalismo russo
	
	Nenhuma das respostas acima
	Respondido em 25/10/2022 09:35:33
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Entre as alternativas abaixo, marque a que corresponde ao principal impedimento da fidelidade do filme em relação ao texto literário:
		
	
	O espaço
	
	O foco narrativo
	 
	O tempo
	
	Os personagens
	
	O enredo