Buscar

Atividade III_Sindrome de Bournout

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Os modelos de gestão e de organização tradicionais não se encaixam mais em muitas organizações nos dias de hoje, principalmente porque o ambiente externo não é mais o mesmo. Os princípios que orientavam as organizações nos anos 1960 não se adequam às organizações atuais. Nesse sentido, é correto afirmar que é uma característica do trabalho na contemporaneidade:
A. a especialização por função.
B. a centralização.
C. a padronização de processos.
D. o monitoramento de resultados.
E. a amplitude de controle.
2. Após um período de desvalorização, o trabalho assumiu grande importância passando a representar para as pessoas, além de um meio de sobrevivência, um meio de realização pessoal e de reconhecimento social. As empresas também passaram a se preocupar com a forma de trabalho, pois o fator humano permeia todos os níveis da organização e sem ele não se produz o resultado esperado. Nesse sentido, em uma luta entre os paradigmas da gestão tradicional e os da nova gestão, as organizações passam a buscar novas práticas e estratégias de gestão como:
A. participação das pessoas nas decisões sobre suas atividades.
B. melhor fluxo de comunicação entre as chefias.
C. estímulo a relações formais entre as pessoas.
D. capacitação de forma periódica.
E. decisões centradas nos níveis mais altos da empresa.
3. Pesquisas apontam que, no Brasil, mais de 50% dos trabalhadores formais andam insatisfeitos com seu trabalho. Essa insatisfação é algo preocupante e precisa ser investigada, uma vez que pode gerar consequências negativas na vida do trabalhador, como, por exemplo, doenças emocionais e psicológicas. Ao distúrbio que envolve uma reação prolongada à tensão emocional crônica damos o nome de:
A. ansiedade.
B. depressão.
C. burnout.
D. estresse.
E. medo.
4. O burnout é um termo utilizado quando o desgaste emocional está correlacionado com a atividade ou o ambiente de trabalho e que se dá em três dimensões. Quando o trabalhador começa a se retrair e a reduzir o que está fazendo, pode-se dizer que o burnout está acontecendo em que dimensão? 
A. Estresse.
B. Exaustão.
C. ​​​​​Conflito.
D. Ineficácia.
E. Ceticismo.
5. O problema que causa a síndrome de burnout não surge em decorrência de falha pessoal e sim da falta de compatibilidade do indivíduo com aspectos de seu trabalho. O acúmulo de atividades e de responsabilidades, bem como o alto nível de exigências e pressões por parte das empresas podem desencadear os primeiros sintomas da síndrome. Nesse contexto, um dos primeiros sinais que se manifesta é:
A. insônia.
B. ineficiência.
C. falta de expectativa.
D. conflito de valor.
E. depressão.

Continue navegando