Buscar

Relatório do 1 dia de Estágio

Prévia do material em texto

Relatório do 1º dia de Estágio
No dia 17 de outubro, estivemos presente na Unidade Ensino Escola Estadual João Brienne de Camargo para fazermos o Primeiro contato com ambiente de Estagio VI com a demanda Institucional. 
Ao chegamos à escola fomos recebidas pela coordenadora Ariádine, com muita gentileza e bons tratos, ela logo nos disse que estão precisando muito da ajuda de psicólogos, tivemos uma conversa sobre suas angustias e necessidades, conversamos também sobre o modelo de escola ciclada e a aprendizagem dos alunos, ela nos relatou que com a pandemia, mesmo sem haver aprendizagem os alunos foram aprovados, se referiu a secretaria de Educação como a mentora dessa aprovação.
Chegamos à escola as 12;45 horas e quarenta e cinco minutos, pois tínhamos a intensão de observar a chegada e a entrada dos alunos na unidade, observamos que a fanfara estava no pátio ensaiando, mesmo com muito calor os alunos estavam animados e dispostos, ficamos por alguns minutos observando os alunos entrarem, conversando com ele pelo pátio, logo tocou o sino e todos entraram para as salas de aulas. Ficamos pelo pátio até a diretora chegar, conversamos com ela sobre os alunos, ela logo nos justificou a questão de alunos entrando atrasados na escola, percebemos que até as 13:30 ainda havia alunos chegando.
A coordenadora nos relatou que é nova na unidade, e que a escola infelizmente, não está com a sua capacidade máxima de alunos, e que nesse ano elas não conseguiram abrir turmas de 4º anos por falta de alunos.
Fomos para o espaço da biblioteca, onde encontramos uma funcionária, que nos recebeu e informou sobre todo o processo de atendimento da mesma, ela disse que os alunos que chegam atrasados vão para lá para fazer um resumo de um livro ou realizar atividade que o professor já havia passado, os alunos que passam mal por algum motivo vão para lá também, e ela recebe também os alunos que estão com indisciplina em sala.
Observamos toda a estrutura física da escola, é uma escola ampla, com salas arejadas, uma boa biblioteca, sala de recurso multifuncional, sala de apoio à aprendizagem, refeitório e outras tantas dependências, a escola neste momento está passando por uma reforma, portanto tem um pavilhão sem uso por causa da reforma. 
No período vespertino a escola atende alunos do 5º ao 1º ano do ensino médio este com apenas uma sala, pois no próximo ano não terão Ensino médio no período vespertino, porque perceberam que não dá certo, essa etapa segundo a coordenadora funciona melhor no período vespertino.
Ficamos na escola até o horário do recreio, acompanhamos os alunos no refeitório, depois retornamos para o pátio onde podemos observar como eles se comportavam, o recreio foi bem tranquilo com brincadeiras de vôlei, toque de bola, pular elástico, e rodas de conversas entre alguns alunos.
Tivemos a oportunidade de conversar com duas professoras de crianças especiais com transtorno do espectro autista severo, duas garotinhas gêmeas, que não desenvolveram a fala e necessitam de atendimento individualizado, elas nos informaram que é gratificante ver como elas desenvolveram durante o período que elas estão com atendimento individual. Que com nova lei foi individualizado.
Saímos da escola após os alunos voltarem para a sala de aula as 15: 30.

Continue navegando