Buscar

9 6 ALAVANCAGEM FINACEIRA

Prévia do material em texto

9.6 ALAVANCAGEM FINACEIRA
É uma técnica de investimento utilizada na Bolsa de valores. Esse termo é utilizado para se referir a técnicas que aumente a lucratividade através do endividamento. Melhor explicando; a alavancagem funciona com o empréstimo para os investidores da bolsa. Um crédito que é disponibilizado pelas corretoras. É possível alcançar bons resultados com a alavancagem, porém, é indicado para investidores arrojados e com experiência, levando em consideração o alto risco que a operação representa. Em caso de perdas, o prejuízo, atrelado ao mesmo movimento, também será proporcionalmente maior. O investidor precisará de uma garantia para a corretora, seja em dinheiro ou através de ativos, com títulos do Tesouro.
Os tipos de alavancagem são diversas; Day trade, mercado futuro, venda a descoberto (short selling ) . Em Day trade, que são operações que se iniciam e terminam no mesmo dia, sendo um movimento de curto prazo do mercado que busca lucrar rapidamente em cima disso, aproveitando das pequenas e constantes oscilações no preço dos ativos. A alavancagem neste caso serve para aumentar o numero de operações e o tamanho de cada uma delas, maximizando possíveis retornos.
No caso de Mercado Futuro, o investidor negociará contratos ao invés de ações, por exemplo, commodities, índices ou de dólar. Normalmente os limites de alavancagem oferecidos são maiores o que proporciona lucros ou perdas maiores.
Venda a Descoberto, ou Short Selling, é quando o investidor ganha na queda dos ativos, ou seja, busca rentabilidade na queda de uma ação por exemplo. Para isso funcionar, precisa ser feito a venda de uma ação ser tê-la. Isso só é possível quando acontece uma recompra do ativo quando o mesmo estiver num valor menos. Se o processo não for realizado no mesmo dia, será necessário alugar a ação de alguém e devolvê-la ao dono no ato da recompra, ou seja, vender o ativo sem tê-lo em seu portfólio, recompra-o quando estiver mais barato. Mas se não concluir essa operação no mesmo pregão, o investidor terá que alugar o mesmo papel de alguém que efetivamente o possua. 
Grau de alavancagem ou GAF indica a exposição de uma empresa ao capital de terceiros, ou seja, a partir do momento em que a empresa pede empréstimo, ela está alavancada, e quanto mais dívidas houver na operação, maior é seu Grau de Alavancagem. O mesmo serve para o investidor que utiliza os créditos da corretora. Quando esta alavancada uma empresa é considerada em risco financeiro.
Para cálculo o grau de alavancagem são usadas fórmulas 
https://conteudos.xpi.com.br/aprenda-a-investir/relatorios/alavancagem-financeira-o-que-e/
As vantagens e desvantagens da alavancagem são respectivamente; Tomando os cuidados necessários, se torna grande oportunidade de multiplicação em curto prazo, permitindo que o investidor consiga margens de rentabilidade superiores com seu capital. E como risco, assim como permite lucros maiores, poderá desencadear prejuízos maiores. Determinando então a necessidade de ter conhecimento profundo sobre o mercado para a realização de operações de sucesso.
Concluímos que é fundamental que o investidor tenha consciência que é uma operação de alto risco, que busque se informar e aprender sobre, tenha perfil adequado para aplica-la e que assuma riscos aplicando estratégias para minimiza-los, potencializando seus rendimentos e minimizando os riscos e perdas.

Continue navegando