Buscar

Paciente informado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

É fato que vivemos na era da tecnologia, onde é associada com a necessidade da sociedade em possuir as coisas mais rapidamente e de forma fácil, uma vez que, a internet se baseia exatamente nisso, a informação estando sempre na palma da mão. Entretanto, assim como muitos fatores na vida, a praticidade da internet também tem seu lado ruim, a partir do momento em que ocorre problemas causados pelo seu uso irresponsável.
Com isso, ao fazer a leitura do texto “O Paciente Informado”, podemos observar como a praticidade da tecnologia vem sendo parcialmente prejudicial ao meio dos conteúdos de saúde, sendo notório a partir das entrevistadas no texto, onde foram questionadas sobre pesquisas equivocadas e precipitadas relacionadas a saúde, baseadas por preocupações antecipadas, podendo evidenciar o aumento de suas preocupações, muitas vezes desnecessárias, conforme os resultados encontrados no famoso “Dr Google”. 
Portanto, me vejo muitas vezes em situações como essa, onde a praticidade de uma resposta em segundos me faz optar por essa opção ao invés de procurar um profissional, ou até mesmo esquecendo de procurar a veracidade da informação ou notícia, mas claro, de forma não proposital, apenas caindo na necessidade que temos de coisas prontas rapidamente. Assim, concluo que é importante usarmos a internet de forma estratégica, acredito que ela colabora de certa forma com as necessidades de saúde e de qualquer outro assunto, porém não substitui um profissional que entende sobre aquilo em que o indivíduo se vê interessado por pesquisar. 
O paciente informado
O paciciente informado
importante ressaltar também, que a sua “chamada de atenção” se equivaleu de certa forma a minha expressão de surpresa ao ler a parte do texto que consta o enfraquecimento ou até ruptura em alguns casos da relação médico-paciente, ideia conectada ainda pelo economista Max Weber sobre as formas de dominação e poder presentes na sociedade, a qual estão em constante transformação sobre quais e como serão as imposições de normas e valores.

Outros materiais