Buscar

Aminoácidos: Essenciais e Não Essenciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AMINOÁCIDOS
Aminoácidos são compostos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, e alguns contêm enxofre, como a metionina e a cisteína. A estrutura geral dos aminoácidos apresenta um grupo amina e um grupo carbóxilo. Os α-aminoácidos têm a carboxila e a amina ligados ao mesmo carbono. 
Os aminoácidos se dividem em duas classes aminoácidos essenciais e não essenciais. Nesse caso, o critério utilizado é a capacidade do organismo de sintetizar esses aminoácidos.
Os aminoácidos chamados essenciais são aqueles que não podem ser sintetizados endogenamente e devem ser obtidos a partir do alimento, já os aminoácidos não essenciais são aqueles que o organismo é capaz de sintetizar.
Os aminoácidos podem ser encontrados em diversos alimentos, como carnes vermelhas, ovos, queijo, feijão, lentilha, amêndoas, amendoim e arroz.
AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS: São considerados aminoácidos essenciais: isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina, histidina.
 AMINOÁCIDOS NÃO ESSENCIAIS: são aqueles que o organismo consegue produzir internamente, não estando, por isso, dependente da ingestão dos mesmos através da alimentação ou suplementação. Fazem parte deste grupo: a Alanina, a Asparagina, o Ácido Aspártico ou Aspartato, o Ácido Glutâmico ou Glutamato e a Serina.

Continue navegando