Buscar

AVI Fisiologia do exercício e Avaliação Cardiorrespiratória

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1Os questionários de qualidade de vida são um conjunto de perguntas que podem ser utilizadas para coletar informações relacionadas a um indivíduo em particular e à sociedade em geral sobre vários parâmetros que determinam sua qualidade de populações, e os específicos para populações como pessoas com doenças cardiorrespiratórias. vida. Existem alguns gerais, que podem ser aplicados em diferentes situações. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A escolha do questionário deve ser baseada na patologia que o paciente apresenta e se o instrumento é validado no Brasil também. ( ) Os questionários genéricos de QV são: St. George's Respiratory Questionnaire (SGRQ), Cystic fibrosis Questionnaire (CFQ), Minnesota Living with heart failure questionnaire (MLHFQ) e Asthma Quality of life Questionnaire (AQLQ-Juniper's). ( ) Os questionários específicos de QV são: World Healh Organization Quality of life Assessment Instrument (WHOQOL) e Short Form Health Survey (SF-36). Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V.
B
V - F - F.
C
V - F - V.
D
F - V - F.
2A pressão arterial refere-se à pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias. Para verificá-la utilizamos uns esfigmomanômetro e estetoscópio. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Para aferir a Pressão Arterial o paciente deve estar com a bexiga vazia, não deve ter praticado exercícios físicos há pelo menos 60 minutos. ( ) O paciente deve estar sentado, com pernas descruzadas, pés apoiados no chão, costas recostadas na cadeira e relaxado, o braço deve estar na altura do coração, apoiado, com a palma da mão voltada para cima e as roupas não devem garrotear/comprimir o membro. ( ) Nunca deve ser aferida à pressão na posição em pé, pois seu resultado não será valido, sem exceções. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V.
B
F - F - V.
C
V - V - F.
D
F - V - F.
3As anormalidades relacionadas aos sinais vitais são classificadas em: taquicardia, Bradicardia, bradipneia e taquipneia. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Quando à Frequência Respiratória está acima de 100 ipm, classificamos em bradicardia. ( ) Abaixo de 60 bpm classificamos a frequência cardíaca em taquicardia. ( ) O paciente estará com quando com taquipneia quando a frequência respiratória estiver acima de 20 ipm. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F.
B
F - V - F.
C
V - F - V.
D
F - F - V.
4O exame segmentar de tórax é muito importante quando avaliamos pacientes com doenças cardiorrespiratórias. Deve ser realizado de tal forma que evidencie a avaliação da configuração, movimento e palpação do toráx. Com base nos tipos de tórax, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Pectus escavatun. II- Torax Barril. III- pectos carinatum. ( ) É uma malformação rara, na qual o osso esterno é mais proeminente, provocando uma saliência no peito, mais frequente em homens e a predominância é em pacientes com paralisia cerebral. ( ) É uma deformidade por depressão do esterno e das cartilagens costais inferiores, eventualmente acompanhada de deformidade da extremidade anterior das costelas na sua articulação com as cartilagens costais. ( ) É caracterizado pelo aumento do diâmetro anteroposterior do tórax e horizontalização das costelas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - III - II.
B
I - II - III.
C
III - I - II.
D
III - II - I.
5Ao realizarmos o exame geral do paciente com doença cardiorrespiratório devemos analisar sua impressão geral. Para a análise da consciência podemos utilizar a escala de Glasgow, Ramsay ou RASS. Com base nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
A
A escala de Ramsay é utilizada para avaliação do nível de consciência, a escala de Glasgow avalia pacientes com atividades de vida diária preservadas e a escala de RASS é utilizada para avaliação de sedação.
B
A escala de Glasgow é utilizada para avaliação do nível de sedação consciência, a escala de Ramsay avalia a comunicação e expressão, e a escala de RASS é utilizada para avaliação de sedação-agitação.
C
A escala de Glasgow é utilizada para avaliação do nível de consciência, a escala de Ramsay avalia pacientes com sedação e a escala de RASS é utilizada para avaliação de sedação-agitação.
D
A escala de RASS é utilizada para avaliação do nível de consciência, a escala de Glasgow avalia pacientes com sedação e a escala de Ramsay é utilizada para avaliação de sedação-agitação.
6A frequência cardíaca é a velocidade do ciclo cardíaco medida pelo número de contrações do coração por minuto. Nesse sentido, aferição da frequência cardíaca, assinale a alternativa CORRETA:
A
Deve ser analisado o movimento do tórax por aproximadamente um minuto e não deve ser superior a 20 movimentos.
B
A mensuração deve ser feita por meio da utilização do esfigmomanômetro e estetoscópio.
C
Pode ser realizada por meio da ausculta cardíaca, observada no monitor cardíaco, ou ainda o pulso pode ser checado na artéria radial durante um minuto.
D
A frequência cardíaca deve ser aferida somente pelo pulso podálico ou frequencímetro.
7A oximetria de pulso é a forma de mensurar a quantidade de oxigênio que está sendo transportado no sangue do paciente comparada com o máximo da capacidade de transporte. Sobre a aferição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A avaliação é feita de forma não invasiva, utilizando o aparelho chamado oxímetro de pulso, que auxilia na tomada de decisão referente à necessidade de suplementação de oxigênio ou não. ( ) Os valores preditos são entre 90-94% de saturação de oxigênio. ( ) Valores inferiores a 95% há indicação de suplementação de oxigênio. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V.
B
F - F - V.
C
V - V - F.
D
F - V - F.
8Dor torácica é a sensação de dor ou desconforto, localizada na região anterior do tórax. Com base na dor torácica, assinale a alternativa CORRETA:
A
Frequentemente encontrada em pacientes com asma e bronquite crônica quando não há infecção bacteriana.
B
Deve-se definir os seguintes aspectos: localização, irradiação, característica, duração, fatores precipitantes, fatores que melhoram e pioram a dor e, ainda, os sintomas associados.
C
Para a avaliação são utilizados: escala visual analógica (EVA) e escala de Borg modificada.
D
É o termo usado para caracterizar a sensação subjetiva de falta de ar do paciente.
9A secreção, muitas vezes, é um dos sinais/sintomas presentes nas doenças cardiorrespiratórias, e pode ser definida com muco produzido nas vias aéreas aumentada, sendo indicado a avaliação quanto à coloração, tempo de aparecimento, características físicas, odor e quantidade da secreção. Nesse sentido, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- A análise da secreção é subjetiva, pois é fisioterapeuta que irá mensurar se é pequena, média ou grande quantidade de secreção expectorada. II- Pode ser classificada quanto ao aspecto em serosa ou purulenta. III- Na asma, devido à grande quantidade de eosinófilos presentes na secreção, poderá haver escarro de coloração amarelada, porém sem significar infecção bacteriana. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença II está correta.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
Somente a sentença III está correta.
10A aferição dos sinais vitais deve ser sempre realizada antes da realização de qualquer procedimento, pois a alteração dos parâmetros normais pode inclusive contraindicar testes ou até mesmo expor o paciente a um risco desnecessário. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A ausculta pulmonar deve ser sempre comparativa em relação ao pulmão direito e esquerdo. ( ) A oximetria de pulso é número de respirações realizadas em um minuto, avaliada por meio da observação do movimento de tórax ou abdômen. ( ) A Frequência Respiratória considerada normal varia de 12-20ipm e é classificada como Normopneia. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F.
B
F - V - F.
C
V - F - V.
D
F - F - V.

Continue navegando