Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - CONTABILIDADE AVANÇADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Negócio bem sucedido: Coca-Cola & Guaraná Jesus
Marca brasileira tão querida e valiosa culturalmente no Estado do Maranhão, o Guaraná Jesus, criada pelo farmacêutico Norberto Jesus, desafiou por décadas uma das marcas mais poderosas do mundo: a americana Coca-Cola. E após duas décadas como propriedade da antiga Companhia Maranhense de Refrigerantes, em 2001, a sucursal da gigante americana, Coca-Cola Brasil, adquire o Guaraná Jesus, bebida gaseificada, cor de rosa, com sabor de cravo e canela, cujo consumo e participação de mercado em território maranhense, surpreendentemente superava a Coca-Cola. 
A Coca-Cola obteve enorme sucesso ao adquirir a marca Guaraná Jesus, pois manteve a proposta de valores já reconhecidos pelos consumidores regionais, além de adicionar novidades comerciais à marca, sem desrespeitar a originalidade do produto, como a nova identidade visual das embalagens que rendeu o Prêmio Internacional de Excelência e Design.
Dado o contexto histórico do Guaraná Jesus, onde o domínio comercial superava o da Coca-Cola, a forma encontrada para potencializar seu mercado era investir na marca maranhense, tornando-a uma marca local muito mais relevante e com valor agregado gigantesco e bastante interessante. E a forma jurídica para efetivar esse investimento na marca, seria adquirir as ações do refrigerante Guaraná Jesus, realizando, destarte, uma combinação de negócios chamada “incorporação”, visto que, notavelmente, as consequências são mais práticas e eficazes em relação à fusão de empresas.
O fato de a família Gomes ter vendido a marca na década de 80 à antiga Companhia Maranhense de Refrigerantes, que era uma franqueada da Coca-Cola, sem dúvida nenhuma influenciou na venda mais tarde à mesma, passando a fazer parte do portfólio de produtos. Fato esse, que uma nova franqueada (RENOSA) adquiriu a CMR e continuou engarrafando e distribuindo os produtos Coca-Cola, expandindo a marca Guaraná Jesus, a partir de então, para além das fronteiras.

Continue navegando