Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

EXERCICIO LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA UNIDADE 4- AMPLI
Questão 1Correta
A Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/2017), ao introduzir os artigos 611-A e 611-B, na CLT, expôs, no artigo 611-A, que a convenção coletiva e o acordo coletivo têm prevalência sobre a lei quando dispuser sobre diversas matérias, a exemplo do banco de horas anual, plano de cargos e salários, remuneração por produtividade, entre outros.
O artigo 611-B, editado pela Reforma Trabalhista, dispôs sobre as matérias que não poderão ser objeto de convenção coletiva ou acordo coletivo, quando houver redução de direitos.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente matérias que não podem ser tratadas por convenção coletiva de trabalho.
Sua resposta
salário mínimo, licença-maternidade e aposentadoria.
Questão 2Correta
A Legislação trabalhista, em capítulo específico, dispõe sobre os institutos da convenção coletiva e do acordo coletivo de trabalho. Tratam-se de espécies de negociações coletivas, em que haverá a participação dos sindicatos representativos da categoria profissional e os sindicatos representativos da categoria econômica ou a empresa/empregador. (artigo 611 da CLT).
 
Com base nos conceitos sobre convenção coletiva e do acordo coletivo de trabalho, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I. As convenções e os acordos coletivos podem criar normas, estabelecer direitos e criar obrigações a todos os participantes da negociação. No entanto, o artigo 620 da CLT, alterado pela Reforma Trabalhista – Lei nº 13.467/2017 –, estabeleceu categoricamente que uma delas prevalece sobre a outra.
 
PORQUE
 
II. As condições previstas em Acordo Coletivo, juridicamente estão abaixo das normas estipuladas em Convenção Coletiva, tendo em vista o maior alcance desta última.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Sua resposta
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
Questão 3Correta
"(...) com o advento da Lei nº 13.467/2017 (Reforma Trabalhista), que teve como vetor principal o instituto da negociação coletiva de trabalho e a inversão da hierarquia das fontes legislativas trabalhistas, com a supremacia do negociado sobre a legislação do trabalho, abre-se um enorme desafio ao sindicalismo brasileiro, que terá de manejar com sabedoria esse importantíssimo instrumento jurídico em face da ampla liberdade que lhe foi outorgada, já que a CLT passa a ter duas leituras jurídicas ou duas faces: uma para os contratos individuais de trabalho e outra para a autonomia privada coletiva".
SANTOS, Enoque Ribeiro dos. Negociação Coletiva de Trabalho. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018. p.15.
 
Considerando a Reforma Trabalhista e as consequentes mudanças nas normas relacionadas ao Direito Coletivo do Trabalho, analise as afirmativas a seguir:
 
I - A Convenção Coletiva tem prevalência sobre a lei quando dispuser sobre banco de horas anual.
II - O prazo da licença-maternidade poderá ser reduzido por Convenção Coletiva.
III - Em regra, o Plano de Demissão Voluntária (PDV) ou Incentivada (PDI) acarreta a quitação plena e irrevogável dos direitos decorrentes da relação de emprego.
IV - O empregado que tiver diploma superior e receber salário mensal igual ou superior a duas vezes o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social, poderá negociar com o empregador as hipóteses previstas no art. 611-A da CLT, desde que haja participação do sindicato.
É correto o que se afirma em:
Sua resposta
I e III, apenas.
Questão 4Correta
O prazo mínimo do aviso prévio é de 30 dias, conforme determina a Constituição Federal, artigo 7º, inciso XXI (BRASIL, 1988). Isso significa que, em um contrato de até um ano de serviço, o aviso será de 30 dias. No que se refere ao período máximo, a Lei nº 12.506/2011 (BRASIL, 2011) estabeleceu uma proporcionalidade em relação ao tempo do contrato de trabalho, conhecido como aviso prévio proporcional.
 
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O aviso prévio proporcional é a possibilidade de acréscimo de três dias por ano de serviço prestado na mesma empresa, até o máximo de 60 dias, perfazendo um total de até 90 dias.
II. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) vem decidindo de forma reiterada que o aviso prévio proporcional só é cabível nas hipóteses de dispensa sem justa causa, não se aplicando aos casos em que o empregado pede demissão.
III. Vem entendendo o TST que a proporcionalidade do aviso prévio é um benefício ao trabalhador, então não seria justo puni-lo no momento em que o empregado pede demissão.
IV. Segundo o entendimento do TST, na hipótese de pedido de demissão, aplica-se a proporcionalidade do aviso, que será sempre de 30 dias, independentemente do período do contrato de trabalho.
É correto o que afirma apenas em:
Sua resposta
I, II e III.
Questão 5Correta
O artigo 484-A, da CLT, teve por intuito criar uma terceira via entre o “pedido de demissão” e a “dispensa sem justa causa”. Trata-se da possibilidade de extinguir o contrato de trabalho por acordo.
 
Com relação às espécies de resolução contratual, analise o trecho a seguir, completando suas lacunas.
 
Na extinção do contrato de trabalho, por acordo entre empregado e empregador, o aviso prévio, se ____________, e a indenização sobre o saldo do ____________ serão pagos ____________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Sua resposta
indenizado / fundo de garantia / pela metade.
Questão 2Correta
Além dos empregados, à luz do ordenamento jurídico vigente, os empregadores também possuem o direito de criar associações sindicais.
Elas os fazem por meio da categoria econômica, isto é, pela semelhança entre atividades econômicas, tais como, a dos empregadores de bares e hotéis, de empresas de transporte, de escolas de ensino particular, dentre outras.
 
Com relação as características de associações sindicais, analise o trecho a seguir, completando suas lacunas.
 
Categoria econômica é constituída pela semelhança ou ____________ de ____________ econômicas, e forma os sindicatos ____________ dos empregadores/empresas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Sua resposta
identidade / atividades / representativos.
Questão 3Correta
A resolução do contrato de trabalho ocorre quando temos o cometimento de uma falta grave tanto pelo empregado (dispensa do trabalhador por justa causa), quanto pelo empregador (rescisão ou dispensa indireta por culpa empresarial).
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as hipóteses que ensejam a resilição contratual:
Sua resposta
Pedido de demissão pelo empregado e dispensa sem justa causa pelo empregador.
Questão 4Correta
Na seara trabalhista, o assédio moral é um fator de risco psicossocial, capaz de provocar danos à saúde do trabalhador, como a depressão, por exemplo. Se comprovados os comportamentos assediadores, o empregado poderá pleitear indenização por dano moral e a rescisão indireta, com fundamento na hipótese de rigor excessivo.
No campo da relação de trabalho, assédio moral configura uma conduta que visa promover humilhação, constrangimento, de modo a forçar o empregado a pedir demissão pois
Sua resposta
pode ocorrer entre os próprios colegas de trabalho.
Questão 5Correta
No Direito do Trabalho, a nomenclatura do instituto “aviso prévio” revela a necessidade de avisar/comunicar/dar ciência a alguém, previamente, e com antecedência prevista em lei, da vontade de dissolver um contrato de trabalho.
Por ser um instituto bilateral, o aviso prévio pode ser concedido tanto pelo empregado como pelo empregador, pois
Sua resposta
depende de quem toma a iniciativa de romper o contrato, ou seja, significa que ambas as partes têm o dever legal de conceder o aviso à outra.

Mais conteúdos dessa disciplina