Buscar

Avaliação e Orientação Neuropsicopedagógica Aula I VD3

Prévia do material em texto

Profa. Eva Mendes
Avaliação e Orientação Neuropsicopedagógica
Unidade I
VD3
Quatro estruturas fundamentais para o processo de aprendizagem
1.2 O processo de aprendizagem: organismo, corpo, inteligência, cognição, desejo no processo de aprendizagem e aspectos à luz da neurociência (Parte 1)
(PAIN, 2009)
ORGANISMO
CORPO
INTELIGÊNCIA
DESEJO
Para avaliar o ORGANISMO da pessoa – observar movimentos, possibilidade de se movimentar ou de ficar imóvel por certo tempo.
Verifica-se como se aproxima a situação de aprendizagem e os movimentos que realiza para explorar um objeto (movimento amplos, destreza, habilidades motoras, controle sobre os movimentos realizados).
Observar o sistema sensorial (visão, audição, propriocepção e sistema vestibular).
As características do organismo são inerentes ao ser humano
O processo de aprendizagem: organismo
O processo de aprendizagem: corpo
 O corpo é constituído na relação com o outro, é subjetivo, é único para cada indivíduo. 
Observar como uma pessoa integra seu sistema fonoaudiológico ao visuomotor é perceber, as possíveis oscilações e integrações que ocorrem por sua expressão corporal diante de situações.
Tem a ver com a integridade da presença do eu corporal, com a integridade pessoal do sujeito.
Para ter sucesso escolar o estudante deve evocar um conjunto muito diversificado de competências: 
estabelecer objetivos; planejar, gerir, predizer e antecipar tarefas, textos e trabalhos; organizar e hierarquizar dados, gráficos, mapas e fontes variadas de informação e de estudo; separar ideias e conceitos gerais de ideias acessórias ou de detalhes e pormenores; pensar, reter, manipular, memorizar e resumir dados ao mesmo tempo que leem;
 Ler e compreender, formular ideias e escrevê-las, apreender enunciados de problemas matemáticos e planejar uma série de procedimentos e operações para chegar à solução correta.
O processo de aprendizagem: cognição
O desejo (função simbólica) favorece o processo de aprendizagem.
No processo avaliativo é fundamental verificar e entender qual o significado um conhecimento pode ter para a pessoa
O desejo da aprendizagem facilita o processo da construção do conhecimento. 
O processo de aprendizagem: desejo
A inteligência envolve a capacidade de resolver problemas e adaptação ao meio, utilizando as experiências e aplicando-as de modo criativo e autônomo.
Além das competências linguísticas e lógico-matemáticas, inclui as competências do campo artístico, relacionamento social, autoconhecimento e gerenciamento de desejos e objetivos de vida.
O processo de aprendizagem: inteligência
À luz da perspectiva dos estudos da neurociência “em qualquer processo de aprendizagem inúmeros neurônios interagem sistemicamente e coíbem-se dinamicamente”. (FONSECA, 2014, p. 236)
Os neurônios podem ser considerados as células da aprendizagem, seja a aprendizagem mais simples do tipo sensório-motor, práxica, não verbal, seja mais complexa do tipo operacional, simbólica ou verbal (leitura, escrita e matemática).
O processo de aprendizagem à luz da neurociência
A aprendizagem humana emerge, consequentemente, de múltiplas funções, capacidades, faculdades ou habilidades cognitivas interligadas, quer de recepção (componente sensorial – input), quer de integração (componentes perceptiva, conativa, mnésica e representacional), quer de planificação (componentes antecipatória e decisória), quer finalmente, de execução ou de expressão de informação (componente motora – output). (FONSECA, V., 2014, p.237-238).
O Processo de Aprendizagem à luz da neurociência
O processo de aprendizagem envolve estruturas fundamentais. No processo de avaliação neuropsicopedagógica essas estruturas devem estar envolvidas?
Questão para reflexão
Livro-texto: Unidade 1.2: O processo de aprendizagem: organismo, corpo, inteligência, cognição, desejo no processo de aprendizagem e aspectos à luz da neurociência.
FONSECA, V. Papel das funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Rev. Psicopedagogia 2014;31(96):236-253.
Sugestão de materiais para reflexão da resposta
ATÉ A PRÓXIMA!

Continue navegando