Logo Passei Direto
Buscar

Quiz - APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO (55)

User badge image
Edson Silva

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Peter Senge (2013), ao comentar sobre a visão compartilhada, aponta que nem sempre o seu processo de criação é algo considerado deslumbrante; ao contrário, deve ser uma prática incorporada no cotidiano da organização. O que leva um líder a ser visionário é a ação de resolver os problemas que aparecem tendo em mente, sempre, a visão da organização.
Considerando o que Senge (2013) comenta e o que foi abordado sobre as organizações que aprendem, é correto afirmar que:
A visão compartilhada exige paciência porque, por ser uma prática diária, ela requer tempo para que possa ser, de fato, uma construção coletiva.
A visão compartilhada requer a inspiração das massas e isto deve ser feito, obrigatoriamente, pelo líder visionário.
A visão compartilhada é algo que deve motivar as pessoas, e este algo é o sonho do fundador que passa a ser compartilhado com os colaboradores.
A visão compartilhada precisa ser construída tendo por fundamento uma visão, que passa a ser compartilhada com os demais por líderes visionários.
A visão compartilhada é construída mediante o comprometimento de todos com a visão do líder, a um ponto em que todos agirão em prol do bem comum para que essa visão individual seja a de todos e possa, assim, ser alcançada.

Tomando por base o conceito de modelo mental estudado no Capítulo 13: Modelos mentais são a forma com que as pessoas enxergam o mundo à sua volta, os pressupostos que nos levam a agir de certo modo e que decorre dessa forma de ‘ver o mundo’, analise o mini caso apresentado na sequência: As grandes empresas automobilísticas norte-americanas apresentaram, durante décadas, alguns princípios que se mostraram apropriados por muito tempo, até que surgiram as empresas japonesas e começaram a dominar o mercado norte-americano.
Agora, tomando por base esse mini caso e o que estudamos sobre as cinco disciplinas de Peter Senge, analise as afirmações a seguir: Pode-se afirmar que:
I. Os modelos mentais das grandes empresas automobilísticas representavam simplificações da realidade porque.
II. Os modelos mentais são sempre inconscientes.
As afirmações I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As afirmações I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As afirmações I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A afirmação I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A afirmação II é uma proposição verdadeira, e a I é uma proposição falsa.
As duas afirmações são falsas.

Sobre a criação de conhecimento, pode-se afirmar que:
No modelo middle-up-down, o papel central do gestor médio está em tornar mais concreta a visão da organização que é criada pela alta gerência.
Visto que a criação de conhecimento está intrinsecamente associada a uma relação dialética entre as pessoas, pode-se dizer que o modelo mais adequado para que ocorra essa relação dialética é o bottom-up, por permitir uma interação entre pares.
O modelo autopoiético é perfeitamente adequado à criação de conhecimento, porque permite que os próprios grupos se autoconstruam dentro da organização, não havendo críticas a esse sistema.
No caso do modelo middle-up-down, a responsabilidade de resolver a contradição existente entre o que é definido pela alta gerência e o que existe no mundo real é da cúpula organizacional.
No modelo middle-up-down, a organização em hipertexto é dividida em camadas, ou níveis organizacionais, sendo que compete ao nível médio, dos estudos em equipe, a criação da estratégia para que a organização defina as metas e aja seguindo-as.

Leia o caso a seguir: A empresa Control C+Control V é uma organização que preza pela tecnologia para registro de seus processos, todos meticulosamente controlados no sistema denominado Grande Irmão. O gestor de cada processo detém o controle total dos procedimentos e das informações, que são repassadas aos subordinados na forma escrita, com todo o processo devidamente registrado no mapa de dúvidas e respostas. Os funcionários são muito incentivados à conquista de premiações pelo registro mais primoroso e fiel e, nessa batalha em busca do bônus, lutam para desenvolver sistemas e mais sistemas que permitam o controle total do registro da informação.
Considerando o que foi abordado no Capítulo 11 sobre cultura e gestão do conhecimento e o histórico sobre a empresa Control C+Control V, você pode afirmar que:
A empresa Control C+Control V desfavorece a troca de conhecimento por ser uma organização na qual se predomina a linguagem de baixo contexto e o conhecimento como forma de poder.
A empresa Control C+Control V é uma organização que apresenta claramente a postura de uma organização a qual o compartilhamento é o poder, o que a levará a um status de empresa de excelência na gestão do conhecimento explícito.
Identifica-se na organização que o fator motivador dos funcionários levará, em um curto espaço de tempo, a empresa Control C+Control V a um grande compartilhamento do conhecimento tácito.
A empresa Control C+Control V possui elementos incentivadores do conhecimento, como a linguagem de alto contexto e a valorização do status organizacional e do registro da informação.
Percebe-se na empresa Control C+Control V que sua cultura é altamente favorável à troca de informações, pois seus sistemas robustos permitem que o registro meticuloso seja uma vantagem competitiva para a organização.

A Sociedade do Conhecimento, na qual vivemos, entende que o fator ‘conhecimento’ é a chave para a competitividade. Por considerá-lo chave, essa Sociedade entende que é essencial capacitar as pessoas para que elas possam aprender, criar conhecimento e disseminá-lo, de forma que todos, independentemente do nível hierárquico, participem desse processo. Considera-se, portanto, que a capacitação para o conhecimento é um importante fator de promoção do conhecimento organizacional.
Sobre essa capacitação, é correto afirmar que:
A instilação do conhecimento organizacional pressupõe a redundância na comunicação de forma que haja o compartilhamento completo e abundante da visão do conhecimento em um reforço diário de compartilhamento.
O primeiro passo para que ocorra a capacitação para o conhecimento é compreender o conhecimento como peculiar do departamento e, portanto, ele deve ficar circunscrito ao seu local de criação, havendo o incentivo ao compartilhamento intradepartamental.
Desde que haja um planejamento estratégico e a comunicação não redundante entre os indivíduos, o conhecimento organizacional será disseminado, independentemente do ambiente estrutural.
O compartilhamento do conhecimento tácito deve ser incentivado para que as rodas de conversa sejam, de fato, espaços para a criação do conhecimento e desenvolvimento de um contexto capacitante que estimule cada vez mais a geração de conhecimento.
Os ativistas do conhecimento devem ser recrutados na gestão superior, dado seu importante papel de catalisar ideias e estimular o compartilhamento do conhecimento entre os indivíduos de uma mesma organização.
a.
b.
c.
d.
e.

Uma tarde estávamos em reunião debatendo os planos para o ano que se aproximava, então foi apresentada uma reflexão que o grupo julgava poderia ser caminho a ser seguido e os resultados que seriam gerados. Todos ouviram com atenção e um dos sócios disse: “Interessante, obtendo sucesso vocês ficarão ricos!”. Imediatamente seu sócio saltou na cadeira e disse: “Eles não, eu”, como se naquele momento não tivesse participação nos resultados. Foi difícil trazer o pessoal de volta ao debate, mesmo assim logo encerramos a reunião.
Tomando por base o estudo sobre as cinco disciplinas e o relato dado por Postigo (2008), pode-se afirmar que:
Percebe-se, na frase do segundo sócio, que ele possuía a compreensão do que é a visão compartilhada e que, dessa forma, poderia contar com o engajamento de todos da organização para alcançar a riqueza desejada.
Identifica-se, na frase do segundo sócio, uma postura de comprometimento com a visão organizacional, pois o objetivo de alcançar riqueza é seu maior mote.
Identifica-se, na frase do segundo sócio, que sua ideia de visão organizacional prendia-se exclusivamente ao seu ponto de vista, o que provavelmente levará os demais membros da organização a, no máximo, uma aceitação genuína da visão.
Percebe-se, no contexto apresentado, que o segundo sócio tinha um verdadeiro entusiasmo com a visão da organização e conseguia levar os demais membros a esse mesmo entusiasmo e participação.
Identifica-se, na frase do segundo sócio, os elementos que levam à participação e ao comprometimento, como, por exemplo, falar a verdade e participar.
a.
b.
c.
d.
e.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Peter Senge (2013), ao comentar sobre a visão compartilhada, aponta que nem sempre o seu processo de criação é algo considerado deslumbrante; ao contrário, deve ser uma prática incorporada no cotidiano da organização. O que leva um líder a ser visionário é a ação de resolver os problemas que aparecem tendo em mente, sempre, a visão da organização.
Considerando o que Senge (2013) comenta e o que foi abordado sobre as organizações que aprendem, é correto afirmar que:
A visão compartilhada exige paciência porque, por ser uma prática diária, ela requer tempo para que possa ser, de fato, uma construção coletiva.
A visão compartilhada requer a inspiração das massas e isto deve ser feito, obrigatoriamente, pelo líder visionário.
A visão compartilhada é algo que deve motivar as pessoas, e este algo é o sonho do fundador que passa a ser compartilhado com os colaboradores.
A visão compartilhada precisa ser construída tendo por fundamento uma visão, que passa a ser compartilhada com os demais por líderes visionários.
A visão compartilhada é construída mediante o comprometimento de todos com a visão do líder, a um ponto em que todos agirão em prol do bem comum para que essa visão individual seja a de todos e possa, assim, ser alcançada.

Tomando por base o conceito de modelo mental estudado no Capítulo 13: Modelos mentais são a forma com que as pessoas enxergam o mundo à sua volta, os pressupostos que nos levam a agir de certo modo e que decorre dessa forma de ‘ver o mundo’, analise o mini caso apresentado na sequência: As grandes empresas automobilísticas norte-americanas apresentaram, durante décadas, alguns princípios que se mostraram apropriados por muito tempo, até que surgiram as empresas japonesas e começaram a dominar o mercado norte-americano.
Agora, tomando por base esse mini caso e o que estudamos sobre as cinco disciplinas de Peter Senge, analise as afirmações a seguir: Pode-se afirmar que:
I. Os modelos mentais das grandes empresas automobilísticas representavam simplificações da realidade porque.
II. Os modelos mentais são sempre inconscientes.
As afirmações I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As afirmações I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As afirmações I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A afirmação I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A afirmação II é uma proposição verdadeira, e a I é uma proposição falsa.
As duas afirmações são falsas.

Sobre a criação de conhecimento, pode-se afirmar que:
No modelo middle-up-down, o papel central do gestor médio está em tornar mais concreta a visão da organização que é criada pela alta gerência.
Visto que a criação de conhecimento está intrinsecamente associada a uma relação dialética entre as pessoas, pode-se dizer que o modelo mais adequado para que ocorra essa relação dialética é o bottom-up, por permitir uma interação entre pares.
O modelo autopoiético é perfeitamente adequado à criação de conhecimento, porque permite que os próprios grupos se autoconstruam dentro da organização, não havendo críticas a esse sistema.
No caso do modelo middle-up-down, a responsabilidade de resolver a contradição existente entre o que é definido pela alta gerência e o que existe no mundo real é da cúpula organizacional.
No modelo middle-up-down, a organização em hipertexto é dividida em camadas, ou níveis organizacionais, sendo que compete ao nível médio, dos estudos em equipe, a criação da estratégia para que a organização defina as metas e aja seguindo-as.

Leia o caso a seguir: A empresa Control C+Control V é uma organização que preza pela tecnologia para registro de seus processos, todos meticulosamente controlados no sistema denominado Grande Irmão. O gestor de cada processo detém o controle total dos procedimentos e das informações, que são repassadas aos subordinados na forma escrita, com todo o processo devidamente registrado no mapa de dúvidas e respostas. Os funcionários são muito incentivados à conquista de premiações pelo registro mais primoroso e fiel e, nessa batalha em busca do bônus, lutam para desenvolver sistemas e mais sistemas que permitam o controle total do registro da informação.
Considerando o que foi abordado no Capítulo 11 sobre cultura e gestão do conhecimento e o histórico sobre a empresa Control C+Control V, você pode afirmar que:
A empresa Control C+Control V desfavorece a troca de conhecimento por ser uma organização na qual se predomina a linguagem de baixo contexto e o conhecimento como forma de poder.
A empresa Control C+Control V é uma organização que apresenta claramente a postura de uma organização a qual o compartilhamento é o poder, o que a levará a um status de empresa de excelência na gestão do conhecimento explícito.
Identifica-se na organização que o fator motivador dos funcionários levará, em um curto espaço de tempo, a empresa Control C+Control V a um grande compartilhamento do conhecimento tácito.
A empresa Control C+Control V possui elementos incentivadores do conhecimento, como a linguagem de alto contexto e a valorização do status organizacional e do registro da informação.
Percebe-se na empresa Control C+Control V que sua cultura é altamente favorável à troca de informações, pois seus sistemas robustos permitem que o registro meticuloso seja uma vantagem competitiva para a organização.

A Sociedade do Conhecimento, na qual vivemos, entende que o fator ‘conhecimento’ é a chave para a competitividade. Por considerá-lo chave, essa Sociedade entende que é essencial capacitar as pessoas para que elas possam aprender, criar conhecimento e disseminá-lo, de forma que todos, independentemente do nível hierárquico, participem desse processo. Considera-se, portanto, que a capacitação para o conhecimento é um importante fator de promoção do conhecimento organizacional.
Sobre essa capacitação, é correto afirmar que:
A instilação do conhecimento organizacional pressupõe a redundância na comunicação de forma que haja o compartilhamento completo e abundante da visão do conhecimento em um reforço diário de compartilhamento.
O primeiro passo para que ocorra a capacitação para o conhecimento é compreender o conhecimento como peculiar do departamento e, portanto, ele deve ficar circunscrito ao seu local de criação, havendo o incentivo ao compartilhamento intradepartamental.
Desde que haja um planejamento estratégico e a comunicação não redundante entre os indivíduos, o conhecimento organizacional será disseminado, independentemente do ambiente estrutural.
O compartilhamento do conhecimento tácito deve ser incentivado para que as rodas de conversa sejam, de fato, espaços para a criação do conhecimento e desenvolvimento de um contexto capacitante que estimule cada vez mais a geração de conhecimento.
Os ativistas do conhecimento devem ser recrutados na gestão superior, dado seu importante papel de catalisar ideias e estimular o compartilhamento do conhecimento entre os indivíduos de uma mesma organização.
a.
b.
c.
d.
e.

Uma tarde estávamos em reunião debatendo os planos para o ano que se aproximava, então foi apresentada uma reflexão que o grupo julgava poderia ser caminho a ser seguido e os resultados que seriam gerados. Todos ouviram com atenção e um dos sócios disse: “Interessante, obtendo sucesso vocês ficarão ricos!”. Imediatamente seu sócio saltou na cadeira e disse: “Eles não, eu”, como se naquele momento não tivesse participação nos resultados. Foi difícil trazer o pessoal de volta ao debate, mesmo assim logo encerramos a reunião.
Tomando por base o estudo sobre as cinco disciplinas e o relato dado por Postigo (2008), pode-se afirmar que:
Percebe-se, na frase do segundo sócio, que ele possuía a compreensão do que é a visão compartilhada e que, dessa forma, poderia contar com o engajamento de todos da organização para alcançar a riqueza desejada.
Identifica-se, na frase do segundo sócio, uma postura de comprometimento com a visão organizacional, pois o objetivo de alcançar riqueza é seu maior mote.
Identifica-se, na frase do segundo sócio, que sua ideia de visão organizacional prendia-se exclusivamente ao seu ponto de vista, o que provavelmente levará os demais membros da organização a, no máximo, uma aceitação genuína da visão.
Percebe-se, no contexto apresentado, que o segundo sócio tinha um verdadeiro entusiasmo com a visão da organização e conseguia levar os demais membros a esse mesmo entusiasmo e participação.
Identifica-se, na frase do segundo sócio, os elementos que levam à participação e ao comprometimento, como, por exemplo, falar a verdade e participar.
a.
b.
c.
d.
e.

Prévia do material em texto

17/03/2021 Revisar envio do teste: Clique aqui para iniciar o Quiz &ndash...
https://senacsp.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_17645716_1&course_id=_147993_1&content_id=_64348… 1/12
 Revisar envio do teste: Clique aqui para iniciar o Quiz
TGRHCAS4DA_2101-2101-667663 2101-APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Quiz
REVISAR ENVIO DO TESTE: CLIQUE AQUI PARA INICIAR O QUIZ 
Usuário MARIANNA DA SILVA SANTOS
Curso 2101-APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Teste Clique aqui para iniciar o Quiz
Iniciado 17/03/21 15:26
Enviado 17/03/21 15:50
Data de vencimento 22/03/21 23:59
Status Completada
Resultado da tentativa 7 em 10 pontos  
Tempo decorrido 24 minutos
Resultados exibidos Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
Resposta
Selecionada:
c.
I. A cultura in�uencia na forma de gerir o conhecimentoPortanto,
II. É essencial estimular sobremaneira o lado conservador dessa cultura, para
que os membros possam se sentir seguros.
Leia o texto a seguir:
A cultura é um fenômeno dinâmico que permeia os indivíduos em todos os
momentos, e é constantemente promulgada e criada pelas interações dos
indivíduos e moldada pelo comportamento da liderança, como um conjunto de
estruturas, rotinas, regras e normas que orientam e restringem o comportamento.
Na organização e até mesmo nos grupos dentro da organização, pode-se
observar como a cultura é criada, incorporada, evoluiu, e, é manipulada, e, ao
mesmo tempo, como a cultura constrange, estabiliza, e fornece estrutura e
significado aos membros do grupo (SCHEIN, 2004, apud LIMA; PATAH, 2016, p.
3). Considerando o texto citado e o estudo sobre cultura e gestão do
conhecimento, analise as seguintes afirmações e identifique qual alternativa é
correta:
A afirmação I é uma proposição verdadeira, e a II é uma
proposição falsa.
Sala de Aula Tutoriais
1 em 1 pontos
MARIANNA DA SILVA SANTOS
https://senacsp.blackboard.com/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_147993_1
https://senacsp.blackboard.com/webapps/blackboard/content/listContent.jsp?course_id=_147993_1&content_id=_6434805_1&mode=reset
https://www.ead.senac.br/
https://senacsp.blackboard.com/webapps/portal/execute/tabs/tabAction?tab_tab_group_id=_193_1
https://senacsp.blackboard.com/webapps/portal/execute/tabs/tabAction?tab_tab_group_id=_210_1
https://senacsp.blackboard.com/webapps/login/?action=logout
17/03/2021 Revisar envio do teste: Clique aqui para iniciar o Quiz &ndash...
https://senacsp.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_17645716_1&course_id=_147993_1&content_id=_64348… 2/12
Respostas: a.
b.
c.
d.
e. 
Comentário
da
resposta:
As afirmações I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
As afirmações I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é
uma justificativa da I.
A afirmação I é uma proposição verdadeira, e a II é uma
proposição falsa.
A afirmação II é uma proposição verdadeira, e a I é uma
proposição falsa.
As duas afirmações são falsas.
Resposta correta: alternativa c. As afirmações demonstram,
conforme estudado no Capítulo 11, que a cultura influencia, sim, na
forma de gerir o conhecimento, e que há culturas mais abertas e
outras mais fechadas quando há o compartilhamento do
conhecimento. Também foi estudado que a cultura é dinâmica e, ao
mesmo tempo, evolutiva e estabilizadora, porque cria o sentido de
pertencimento e o como as coisas são feitas no local; no entanto,
em momento algum é recomendável que se estimule
demasiadamente o lado conservador da cultura. Logo, a proposição
II é falsa.
Pergunta 2
Resposta
Selecionada:
b.
Respostas: a.
b.
Peter Senge (2013), ao comentar sobre a visão compartilhada, aponta que nem
sempre o seu processo de criação é algo considerado deslumbrante; ao contrário,
deve ser uma prática incorporada no cotidiano da organização. O que leva um
líder a ser visionário é a ação de resolver os problemas que aparecem tendo em
mente, sempre, a visão da organização. Considerando o que Senge (2013)
comenta e o que foi abordado sobre as organizações que aprendem, é correto
afirmar que:
A visão compartilhada exige paciência porque, por ser uma prática
diária, ela requer tempo para que possa ser, de fato, uma
construção coletiva.
A visão compartilhada requer a inspiração das massas e isto deve
ser feito, obrigatoriamente, pelo líder visionário.
1 em 1 pontos
17/03/2021 Revisar envio do teste: Clique aqui para iniciar o Quiz &ndash...
https://senacsp.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_17645716_1&course_id=_147993_1&content_id=_64348… 3/12
c.
d.
e.
Comentário
da
resposta:
A visão compartilhada exige paciência porque, por ser uma prática
diária, ela requer tempo para que possa ser, de fato, uma
construção coletiva.
A visão compartilhada é algo que deve motivar as pessoas, e este
algo é o sonho do fundador que passa a ser compartilhado com os
colaboradores.
A visão compartilhada precisa ser construída tendo por
fundamento uma visão, que passa a ser compartilhada com os
demais por líderes visionários.
A visão compartilhada é construída mediante o comprometimento
de todos com a visão do líder, a um ponto em que todos agirão em
prol do bem comum para que essa visão individual seja a de todos
e possa, assim, ser alcançada.
Resposta correta: alternativa b. Exatamente o que foi estudado no
Capítulo 14, a visão compartilhada é fruto de um demorado
processo de ouvir, entender os sonhos dos outros, compartilhar
ideias futuras, para se construir uma visão que abarque os sonhos
individuais e que eles sejam expressos na visão organizacional.
Pergunta 3
As pessoas se importam com o modelo, pois carros representam status.
Nosso negócio é fazer dinheiro.
A visão fragmentada do negócio é suficiente para que produzamos carros e
as pessoas os comprem.
I. Os modelos mentais das grandes empresas automobilísticas representavam
simpli�cações da realidadeporque
II. Os modelos mentais são sempre inconscientes.Com base no conceito
estudado e analisando o mini caso apresentado.
Tomando por base o conceito de modelo mental estudado no Capítulo 13:Modelos
mentais são a forma com que as pessoas enxergam o mundo à sua volta, os
pressupostos que nos levam a agir de certo modo e que decorre dessa forma de
‘ver o mundo’, analise o mini caso apresentado na sequência:As grandes
empresas automobilísticas norte-americanas apresentaram, durante décadas,
alguns princípios que se mostraram apropriados por muito tempo, até que
surgiram as empresas japonesas e começaram a dominar o mercado norte-
americano. Os modelos que conduziam essas grandes empresas automobilísticas
tinham como premissas:
Agora, tomando por base esse mini caso e o que estudamos sobre as cinco
disciplinas de Peter Senge, analise as afirmações a seguir:
Pode-se afirmar que:
1 em 1 pontos
17/03/2021 Revisar envio do teste: Clique aqui para iniciar o Quiz &ndash...
https://senacsp.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_17645716_1&course_id=_147993_1&content_id=_64348… 4/12
Resposta
Selecionada:
b.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e. 
Comentário
da
resposta:
As afirmações I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é
uma justificativa da I.
As afirmações I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
As afirmações I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é
uma justificativa da I.
A afirmação I é uma proposição verdadeira, e a II é uma
proposição falsa.
A afirmação II é uma proposição verdadeira, e a I é uma
proposição falsa.
As duas afirmações são falsas.
Resposta correta: alternativa b. As afirmações I e II estão corretas,
mas a II não justifica a I. Como estudado no Capítulo 13, os
modelos mentais são sempre simplificações da realidade, mas não
é por isso que eles são inconscientes. Eles, de fato, tornam-se
problemáticos quando se tornam inconscientes e não nos permitem
entender que a realidade mudou. O modelo mental inconsciente
toma porverdade o que já não é mais e não nos permite examiná-
los. Foi isso que ocorreu com as grandes montadoras norte-
americanas, que não perceberam a mudança da realidade e
perderam mercado para as montadoras japonesas.
Pergunta 4
Resposta
Selecionada:
a.
Respostas: a.
b.
Sobre a criação de conhecimento, pode-se afirmar que:
No modelo middle-up-down, o papel central do gestor médio está
em tornar mais concreta a visão da organização que é criada pela
alta gerência.
No modelo middle-up-down, o papel central do gestor médio está
em tornar mais concreta a visão da organização que é criada pela
alta gerência.
Visto que a criação de conhecimento está intrinsecamente
associada a uma relação dialética entre as pessoas, pode-se dizer
que o modelo mais adequado para que ocorra essa relação
dialética é o bottom-up, por permitir uma interação entre pares.
1 em 1 pontos
17/03/2021 Revisar envio do teste: Clique aqui para iniciar o Quiz &ndash...
https://senacsp.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_17645716_1&course_id=_147993_1&content_id=_64348… 5/12
c.
d.
e.
Comentário
da
resposta:
O modelo autopoiético é perfeitamente adequado à criação de
conhecimento, porque permite que os próprios grupos se
autoconstruam dentro da organização, não havendo críticas a esse
sistema.
No caso do modelo middle-up-down, a responsabilidade de
resolver a contradição existente entre o que é definido pela alta
gerência e o que existe no mundo real é da cúpula organizacional.
No modelo middle-up-down, a organização em hipertexto é
dividida em camadas, ou níveis organizacionais, sendo que
compete ao nível médio, dos estudos em equipe, a criação da
estratégia para que a organização defina as metas e aja seguindo-
as.
Resposta correta: alternativa a. A essência da gestão média está
na transformação da visão em algo mais concreto e com sentido.
As demais estão incorretas justamente porque, em sequência: b) a
questão dialética é mais adequada ao modelo middle-up-down, que
envolve não somente pares, mas também vários estratos
organizacionais na criação de conhecimento; c) há críticas, sim, a
esse sistema, porque a valorização exacerbada da autonomia pode
causar impacto negativo à disseminação e ao compartilhamento do
conhecimento; d) a responsabilidade é da gerência média não da
alta cúpula; e e) a competência da criação do conhecimento é de
competência da estrutura de nível superior não médio.
Pergunta 5
Resposta
Selecionada:
c.
Leia o caso a seguir:
A empresa Control C+Control V é uma organização que preza pela tecnologia
para registro de seus processos, todos meticulosamente controlados no sistema
denominado Grande Irmão. O gestor de cada processo detém o controle total dos
procedimentos e das informações, que são repassadas aos subordinados na
forma escrita, com todo o processo devidamente registrado no mapa de dúvidas e
respostas. Os funcionários são muito incentivados à conquista de premiações pelo
registro mais primoroso e fiel e, nessa batalha em busca do bônus, lutam para
desenvolver sistemas e mais sistemas que permitam o controle total do registro da
informação.Considerando o que foi abordado no Capítulo 11 sobre cultura e
gestão do conhecimento e o histórico sobre a empresa Control C+Control V, você
pode afirmar que:
1 em 1 pontos
17/03/2021 Revisar envio do teste: Clique aqui para iniciar o Quiz &ndash...
https://senacsp.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_17645716_1&course_id=_147993_1&content_id=_64348… 6/12
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
Comentário
da
resposta:
A empresa Control C+Control V desfavorece a troca de
conhecimento por ser uma organização na qual se predomina a
linguagem de baixo contexto e o conhecimento como forma de
poder.
A empresa Control C+Control V é uma organização que apresenta
claramente a postura de uma organização a qual o
compartilhamento é o poder, o que a levará a um status de
empresa de excelência na gestão do conhecimento explícito.
Identifica-se na organização que o fator motivador dos funcionários
levará, em um curto espaço de tempo, a empresa Control
C+Control V a um grande compartilhamento do conhecimento
tácito.
A empresa Control C+Control V desfavorece a troca de
conhecimento por ser uma organização na qual se predomina a
linguagem de baixo contexto e o conhecimento como forma de
poder.
A empresa Control C+Control V possui elementos incentivadores
do conhecimento, como a linguagem de alto contexto e a
valorização do status organizacional e do registro da informação.
Percebe-se na empresa Control C+Control V que sua cultura é
altamente favorável à troca de informações, pois seus sistemas
robustos permitem que o registro meticuloso seja uma vantagem
competitiva para a organização.
Resposta correta: alternativa c. Conforme pode ser identificado no
Capítulo 11 (obstáculos e ações em prol do compartilhamento do
conhecimento) e na aula narrada. A empresa Control C+Control V
valoriza demasiadamente a palavra escrita e a formalidade, não
estimula a troca porque se interessa mais pelo poder do
conhecimento e, segundo Nonaka e Takeuchi, esse tipo de
organização em nada favorece a troca de conhecimento.
Pergunta 6
De acordo com Pires e Amorim (2012, p. 72):
A sociedade da informação e do conhecimento trouxe uma nova realidade e
vários desafios para as organizações contemporâneas. A gestão do conhecimento
e a gestão por competências apresentam-se como teorias administrativas que
tratam dois recursos fundamentais para essas organizações: conhecimento e
pessoas.
1 em 1 pontos
17/03/2021 Revisar envio do teste: Clique aqui para iniciar o Quiz &ndash...
https://senacsp.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_17645716_1&course_id=_147993_1&content_id=_64348… 7/12
Resposta Selecionada: d. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
Comentário
da
resposta:
I. As competências podem ser de�nidas como a intersecção entre a atitude, a
habilidade e o conhecimento.
II. O conhecimento é a arte de agir quando se depara com um problema, seja
este de natureza técnica, seja de natureza cientí�ca.
III. A perspectiva é a capacidade que o ser humano tem de saber fazer algo.
IV. A habilidade é considerada um subconjunto da competência e seu principal
gerador é o capital humano.
V. A atitude de um indivíduo perante um problema pode ser de�nida como a
capacidade que esse indivíduo tem de saber fazer acontecer.
Estudos realizados demonstram que há uma relação intensa entre a gestão do
conhecimento e a geração de competências que podem ser aproveitadas,
organizacionalmente, para a transformação de novos conhecimentos.
Considerando este contexto e o que foi estudado na disciplina sobre
competências, leia as afirmações a seguir:
Pode-se afirmar que:
Estão corretas apenas as afirmações I, III e V.
Estão corretas apenas as afirmações I e II.
Estão corretas apenas as afirmações I, II e V.
Estão corretas apenas as afirmações I, III e IV.
Estão corretas apenas as afirmações I, III e V.
Estão corretas apenas as afirmações I, II, III e V.
Resposta correta: alternativa d. Ela define claramente o que são
competências (afirmação I), o que é a perspectiva (afirmação III) e
o que é atitude (afirmação V), conforme consta do Capítulo 9. A II
está incorreta porque o conhecimento não é a arte de agir; a ação
está relacionada à habilidade, que é a capacidade de colocar o
conhecimento em ação; a IV está incorreta porque a definição dada
se refere ao conhecimento, cujo principal gerador é o capital
humano.
Pergunta 7
Resposta
Selecionada:
c.
Respostas: a.
Dentre os vários conceitos de paradoxo, encontramos que ele pode ser um
pensamento ou até um argumento que vai ao encontro do que se considera
‘lógico’ no pensamento humano ou que se posiciona de maneira distinta do que a
maioria pensa. No caso da gestão do conhecimento, é importante compreender o
conceito de paradoxo porque:
O paradoxo é um vetor de mudança, que permite uma ação de
compreensão do que é novo ou incerto para a tomada de decisão.
1 em 1 pontos17/03/2021 Revisar envio do teste: Clique aqui para iniciar o Quiz &ndash...
https://senacsp.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_17645716_1&course_id=_147993_1&content_id=_64348… 8/12
b.
c.
d.
e.
Comentário
da
resposta:
O paradoxo afeta negativamente a absorção e a gestão do
conhecimento, ao ir contra o que é lógico e ao reduzir a eficiência.
O paradoxo permite que o gestor se posicione reativamente,
implantando mecanismos de controle de mudança.
O paradoxo é um vetor de mudança, que permite uma ação de
compreensão do que é novo ou incerto para a tomada de decisão.
O paradoxo atrapalha a correta gestão do conhecimento, dado que
o posicionamento diferente do que tem a maioria pode causar um
conflito dentro da organização.
O paradoxo traz uma oposição de ideias que retarda a tomada de
decisão dentro da organização.
Resposta correta: alternativa c. O paradoxo, embora traga uma
aparente contradição, permite que se abra a reflexão para outras
novas ideias, conforme consta do Capítulo 1. É preciso ter uma
postura dialética para enfrentar o paradoxo e dele extrair opções
distintas para a tomada de decisão e a consequente gestão do
conhecimento.
Pergunta 8
Resposta
Selecionada:
c.
Respostas: a.
b.
A Sociedade do Conhecimento, na qual vivemos, entende que o fator
‘conhecimento’ é a chave para a competitividade. Por considerá-lo chave, essa
Sociedade entende que é essencial capacitar as pessoas para que elas possam
aprender, criar conhecimento e disseminá-lo, de forma que todos,
independentemente do nível hierárquico, participem desse processo. Considera-
se, portanto, que a capacitação para o conhecimento é um importante fator de
promoção do conhecimento organizacional. Sobre essa capacitação, é correto
afirmar que:
A instilação do conhecimento organizacional pressupõe a
redundância na comunicação de forma que haja o
compartilhamento completo e abundante da visão do
conhecimento em um reforço diário de compartilhamento.
O primeiro passo para que ocorra a capacitação para o
conhecimento é compreender o conhecimento como peculiar do
departamento e, portanto, ele deve ficar circunscrito ao seu local
de criação, havendo o incentivo ao compartilhamento
intradepartamental.
0 em 1 pontos
17/03/2021 Revisar envio do teste: Clique aqui para iniciar o Quiz &ndash...
https://senacsp.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_17645716_1&course_id=_147993_1&content_id=_64348… 9/12
c.
d.
e.
Comentário
da
resposta:
Desde que haja um planejamento estratégico e a comunicação
não redundante entre os indivíduos, o conhecimento
organizacional será disseminado, independentemente do ambiente
estrutural.
A instilação do conhecimento organizacional pressupõe a
redundância na comunicação de forma que haja o
compartilhamento completo e abundante da visão do
conhecimento em um reforço diário de compartilhamento.
O compartilhamento do conhecimento tácito deve ser incentivado
para que as rodas de conversa sejam, de fato, espaços para a
criação do conhecimento e desenvolvimento de um contexto
capacitante que estimule cada vez mais a geração de
conhecimento.
Os ativistas do conhecimento devem ser recrutados na gestão
superior, dado seu importante papel de catalisar ideias e estimular
o compartilhamento do conhecimento entre os indivíduos de uma
mesma organização. 
Resposta correta: alternativa d. Conforme estudado no vídeo do
Capítulo 10, em que encontramos o gerenciamento de conversas
como um fator estratégico para criação do Ba (o contexto
capacitante) e do conhecimento. A alternativa a está incorreta
porque o conhecimento deve ser espalhado pela organização, não
limitado ao local de criação; a b está incorreta porque defende a
comunicação não redundante e afirma que apenas planejamento e
comunicação são suficientes para disseminar o conhecimento
organizacional, mas ele precisa do Ba para ocorrer; a c está
incorreta porque a instilação tem um conceito oposto – não pode
haver excesso de compartilhamento, tampouco reforço diário; deve
ocorrer a disseminação da visão do conhecimento ‘gota a gota’; a e
está incorreta porque ativistas do conhecimento podem ser
recrutados em qualquer local da organização e podem ter qualquer
cargo.
Pergunta 9
Leia o caso a seguir:
Uma tarde estávamos em reunião debatendo os planos para o ano que se
aproximava, então foi apresentada uma reflexão que o grupo julgava poderia
ser caminho a ser seguido e os resultados que seriam gerados. Todos
ouviram com atenção e um dos sócios disse: “Interessante, obtendo sucesso
vocês ficarão ricos!”. Imediatamente seu sócio saltou na cadeira e disse:
“Eles não, eu”, como se naquele momento não tivesse participação nos
resultados. Foi difícil trazer o pessoal de volta ao debate, mesmo assim logo
0 em 1 pontos
17/03/2021 Revisar envio do teste: Clique aqui para iniciar o Quiz &ndash...
https://senacsp.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_17645716_1&course_id=_147993_1&content_id=_6434… 10/12
Resposta
Selecionada:
b.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
Comentário
da
resposta:
encerramos a reunião. Ficava claro que aquela expressão dizia, minha visão
e meus resultados e sua visão, mas meus resultados. Como gestores temos
que ter em mente que a minha visão não é importante para você, a única
visão capaz de motivá-lo é sua visão, como diz Peter Senge (POSTIGO,
2008).
Tomando por base o estudo sobre as cinco disciplinas e o relato dado por Postigo
(2008), pode-se afirmar que:
Percebe-se, na frase do segundo sócio, que ele possuía a
compreensão do que é a visão compartilhada e que, dessa forma,
poderia contar com o engajamento de todos da organização para
alcançar a riqueza desejada.
Identifica-se, na frase do segundo sócio, uma postura de
comprometimento com a visão organizacional, pois o objetivo de
alcançar riqueza é seu maior mote.
Percebe-se, na frase do segundo sócio, que ele possuía a
compreensão do que é a visão compartilhada e que, dessa forma,
poderia contar com o engajamento de todos da organização para
alcançar a riqueza desejada.
Identifica-se, na frase do segundo sócio, que sua ideia de visão
organizacional prendia-se exclusivamente ao seu ponto de vista, o
que provavelmente levará os demais membros da organização a,
no máximo, uma aceitação genuína da visão.
Percebe-se, no contexto apresentado, que o segundo sócio tinha
um verdadeiro entusiasmo com a visão da organização e
conseguia levar os demais membros a esse mesmo entusiasmo e
participação.
Identifica-se, na frase do segundo sócio, os elementos que levam
à participação e ao comprometimento, como, por exemplo, falar a
verdade e participar.
Resposta correta: alternativa c. Conforme estudado no Capítulo 14,
visto que ao dizer: “Eles não, eu”, o segundo sócio apresenta-se
como alguém que consegue enxergar somente seu ponto de vista e
sua visão como a legítima. A visão ou as visões dos demais não
são motivo de interesse, desde que ele, sócio, obtenha o lucro
desejado e fique rico.
Pergunta 10 0 em 1 pontos
17/03/2021 Revisar envio do teste: Clique aqui para iniciar o Quiz &ndash...
https://senacsp.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_17645716_1&course_id=_147993_1&content_id=_6434… 11/12
Quarta-feira, 17 de Março de 2021 17h30min28s BRT
Resposta
Selecionada:
d.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
Comentário
da
resposta:
Organizações com ou sem fins lucrativos se preocupam em desenvolver pessoas,
pois sabem que elas são o ponto de diferença na busca de uma vantagem
competitiva. O conhecimento das pessoas é o que faz distinção nas organizações
e entre as organizações. Por isso, procura-se usufruir deste conhecimento,
transformando-o em competências organizacionais. Sobre a transformação do
conhecimento em competências, pode-se afirmar que:
A principal característica da competência para a liderança está em
desenvolver uma atitude de ação, mostrando disponibilidade para
desenvolver o que for solicitado pela organização, tendo iniciativa
e foco.
O processo de transformarconhecimento em competência segue o
fluxo: mapear competências; definir estratégia, metas
organizacionais e indicadores de desempenho; e, finalmente, criar
espaços de compartilhamento das competências.
A competência de gestão do conhecimento na organização está
relacionada à capacidade de se identificar oportunidades e ter uma
ação proativa de transformá-las em ação para resolver problemas.
As competências agregam um valor social às organizações, pelo
que devem ser incentivadas pela gestão.
A principal característica da competência para a liderança está em
desenvolver uma atitude de ação, mostrando disponibilidade para
desenvolver o que for solicitado pela organização, tendo iniciativa
e foco.
A empatia e a energia para o trabalho são fundamentais para que
se desenvolva a competência de ouvir e se comunicar, buscando o
melhor para todos os lados.
Resposta correta: alternativa a. Ela apresenta um resumo do
caminho para a transformação de competências em
conhecimentos, conforme está no Capítulo 9 (aula narrada). As
demais estão incorretas porque: (b) a competência referida é a
capacidade empreendedora, não a de gestão do conhecimento; (c)
as competências agregam valor econômico às organizações; o
valor social é agregado ao indivíduo; (d) a competência em questão
é a motivação e energia para o trabalho; e (e) a competência para
desenvolver a habilidade de ouvir e de se comunicar é a
capacidade negocial, já que empatia é fundamental para a
competência de relacionamento interpessoal e a energia para o
trabalho está voltada à motivação e energia para o trabalho.
17/03/2021 Revisar envio do teste: Clique aqui para iniciar o Quiz &ndash...
https://senacsp.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_17645716_1&course_id=_147993_1&content_id=_6434… 12/12
← OK
javascript:launch('/webapps/gradebook/do/student/viewAttempts?course_id=_147993_1&method=list&nolaunch_after_review=true');

Mais conteúdos dessa disciplina