Buscar

at saúde do trabalhador av2

Prévia do material em texto

AS CONSEQUÊNCIAS DA INOBSERVÂNCIA DA NR 32 - SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO NOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
Discentes: 1- Érika De Moura Silva - 201851419268; 2- Nikole Stephane de França e Silva - 201851155635; 3- Nicolle Beatriz de Lima Sousa- 201851375473; 4- José Leandro Aparecido de Lima Gomes- 201851409262 ; 5- Natália Bezerra de Oliveira - 201851446052; 6- Jéssica da Silva Torres 201951232437; 7- Raiza Elisia de Lima-201851156518; 8- Sara Caroline do Nascimento Gomes- 201851124284; 9-Thaila Mergulhao Batista- 201851331719;
O QUE É A NR32? 
A NR 32, do Ministério do trabalho e Emprego (MTE) trata de uma portaria específica que normatiza as diretrizes básicas para a implementação das medidas de proteção, segurança e saúde dos trabalhadores nos serviços de saúde, abrangendo todos os profissionais que se dedicam a promoção e assistência à saúde em geral. 
Instrumento de gestão de segurança e saúde, que tem como finalidade o estabelecimento dos procedimentos e medidas protetoras para promover segurança no trabalho e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. 
NR 32. Saúde e segurança nos estabelecimentos de saúde
A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990
Portaria nº. 485, de 11 de novembro de 2005
Contexto de segurança no trabalho no âmbito da Constituição brasileira
No art. 196, da CF/88, adaptado para o campo do Direito do Trabalho, indica que a saúde é direito do trabalhador e dever do empregador. 
A saúde do trabalhador é um direito humano fundamental de natureza negativa e positiva, que exige, tanto do empregador quanto do Estado, não apenas a abstenção de práticas que levem ao adoecimento físico e mental do trabalhador, inclusive através de uma atitude ativa, isto é, a adoção de medidas preventivas de tais agravos
Os impactos e consequências da NR 32 sobre os empregados e empregadores
Cabe, não apenas ao empregador, mas também ao empregado, adotar as medidas que se fizerem necessárias visando reduzir os riscos inerentes ao trabalho em estabelecimentos de saúde públicos e privados. O diálogo de segurança deve ocorrer no sentido de desenvolver e manter atitudes preventivas nas empresas, mediante a conscientização de todos os empregados, sobre assuntos de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade de vida. 
Impacto para o empregado
EX: Recentemente, com a pandemia da Covid-19, tem-se presenciado a inúmeras violações ao direito dos trabalhadores, especialmente os trabalhadores da área de saúde que estão expostos a um vírus mortal, muitas vezes sem a proteção e o monitoramento que realmente necessitam.
Impacto para o empregador
Consequências para o empregado
É importante manter a observância da NR 32 que traz resultados positivos, devido o grande impacto na área de saúde, que ocorre altos encargos sociais e econômicos à organização devido à necessidade de reposição de pessoal, por outro lado, existem desvantagens que interferem diretamente na queda da qualidade da assistência e conflitos entre a gerência e servidores de estabelecimentos de saúde.
Existem consequências da não observância da NR 32, na qual, os empregados são as repercussões negativas sobre a sua saúde, ou seja, o empregado, existem casos que ocorrem agressão à sua saúde e integridade em razão das condições insalubres e inseguras do meio ambiente de trabalho, dentre diversas possibilidades jurídicas para garantir seu bem-estar. Cita-se cinco tipos de agressão de atuação dos trabalhadores: 
a) reclamar perante a Comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) e/ou Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT); 
b) formalizar denúncia da irregularidade ao órgão local do Ministério do Trabalho;
 c) requerer judicialmente as providências para a eliminação ou neutralização do agente agressivo;
 d) interromper a prestação dos serviços;
 e) considerar o contrato de trabalho rescindido com apoio no art. 483 da CLT. 
Consequências para o empregador 
Usar métodos de prevenção de agravos a saúde e segurança do trabalhador deve ser vista como investimento na qualidade e produtividade da empresa, na qual, existe muito mais redução 
de custos proporcionar melhor qualidade de trabalho, que diminui os riscos e previne gastos que serão usados para tratar os agravos.

Continue navegando