Buscar

trabalho prática educativa curricular 2022

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

•Quais estratégias iniciais Dona Márcia e a Professora Laura devem tomar para que André tenha uma boa adaptação na nova escola?
É importante criar ambientes preparados e solícitos, que proporcionam equidade de ensino onde o desenvolvimento pessoal do aluno não seja prejudicado devido a sua deficiência. A escola tem a responsabilidade de promover a inclusão. Para tanto, deve se adequar para receber alunos com deficiências, para garantir o direito à igualdade presente na Constituição Federal (BRASIL, 1988), existem leis específicas como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9394/96 (BRASIL, 1996), o Decreto lei nº 5296/2004 (BRASIL, 2004), como forma de se fazer cumprir a igualdade e garantir a inclusão de todos.Acessibilidade não se reporta só a deficiência motora, mas visual, auditiva, entre outras. Não basta construir rampas de acesso, placas e pisos táteis, mas é necessário equipar as escolas com materiais e profissionais habilitados para dar condições de realmente promover a inclusão com qualidade nas escolas.
 •	Visto que a Professora Laura não tem domínio da linguagem de sinais, como ela deve proceder? 
contar histórias (oralizadas) aos alunos, utilize recursos visuais e, ao longo da narrativa, observe se as crianças – mediante, por exemplo, expressões de admiração, medo, riso, etc. – demonstram compreender o que está ocorrendo. Utilize objetos: bonecos, bichos, carrinhos, casinhas, etc. Ao terminar, peça aos alunos que desenhem a história e então procure perceber no desenho da criança surda os detalhes das cores, dos tamanhos e, sobretudo, dos sentimentos que se evidenciam no texto: medo, maldade, alívio, etc.
Aluno com deficiência auditiva deve sentar na primeira fileira, evitar cantos/paredes (especialmente com perdas unilaterais – orelha melhor, jamais virada para a parede), explanar sempre de frente, jamais falar pro quadro/lousa. Boca sempre sob o olhar do aluno. Ditados, além do oral, usar imagens/figuras que representem o que foi dito.Filmes/vídeos: sempre com legendas.Momento da chamada/lista de presença, olhar e ou apontar (não com dedo indicador, mas com a mão inteira) para o aluno (alguns profs. Fazem a chamada, de cabeça baixa, lendo os nomes).Expor conteúdo/destaques do conteúdo no quadro/lousa/projeção. Anotar ou entregar anotações sobre a matéria dada; ex: página tal, assunto tal. Se o aluno usar aparelhos auditivos, receber orientação do responsável e ou fonoaudiólogo; quanto a troca de pilhas (caso de crianças pequenas que não saibam fazer). Saber manipular sistema de comunicação sem fio (Bluetooth/FM), no caso do aluno usar com seus aparelhos/IC. Minimize o ruído na sala de aula – Uma sala de aula padrão é um lugar barulhento. Crianças com qualquer grau de perda auditiva podem ter dificuldade para ouvir as informações importantes quando estão rodeadas por ruídos, pois eles mascaram as coisas importantes que são ditas e precisam ser ouvidas. Mantenha o barulho na sala o menor possível. Assentos preferenciais- Coloque o aluno num assento que permita que os dois ouvidos estejam de frente para a fonte do som desejada e longe de sons como os de janelas, parquinho, ar condicionado e outras crianças conversando. Um assento na primeira ou segunda fileira, no centro, é preferível. Isso vai aumentar a oportunidade do aluno de ouvir, escutar e observar a linguagem corpora e a comunicação não verbal. Durante as discussões em grupo – Faça com que uma pessoa fale por vez – uma dica é a regra de que só quem estiver com o ‘lápis da fala’ pode falar enquanto os outros escutam. Use um caderno para se comunicar com a família – Assim você pode mandar observações diárias para os pais se for necessário. Consiga a atenção – Tenha certeza de que você tem a atenção do aluno. Diga o nome dele/dela ou peça a atenção da classe inteira quando for dizer algo importante.
	 
  •	Como a professora pode promover uma boa interação em sala de aula, dos alunos com o novato André? 
A principal dica é despir-se dos preconceitos e buscar informar-se sobre a pessoa com deficiência, tornando a jornada dela na escola mais agradável, acolhedora e inclusiva.É preciso entender, por exemplo, que existem graus diferentes de surdez, de pessoas que ouvem parcialmente a pessoas que são completamente surdas. Há também pessoas que ficaram surdas em algum estágio da vida, por doença ou acidentes – estas, então, podem ter sido oralizadas -, e pessoas que são surdas de nascença, nunca ouviram um som na vida, sendo não oralizadas.
Crianças deficientes em um ambiente acolhedor, expressivo, cheio de vida tem um autoconceito positivo, autoconfiança e a certeza de ser amada. E isso a impulsiona a superar qualquer obstáculo que a vida de um deficiente auditivo possa enfrentar. 

 
•	De que maneira a família de André pode contribuir positivamente nessa nova fase de sua vida?
Os Pais de André devem sempre conversar com ele , se expressar, emocionar, desde o seu nascimento, pois isso é tudo que ele tem para se apegar neste mundo. Ao invés de superproteger, ajudá-lo a crescer de maneira forte e positiva!

Outros materiais