Buscar

estudo orientado morfo II

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Departamento de Estudos da Linguagem - DEL
Estudo orientado sobre o capítulo Coordenação e Subordinação
 Coordenação e Subordinação
1-Como pode se estruturar a coordenação?
A coordenação se estrutura a partir da organização de orações que são independentes, estruturas autônomas, que são colocadas em posição de complementação para formar a significação do período como um todo, mas que, separadamente, possuem uma estrutura argumental completa.
2- Confronto entre a abordagem tradicional e outras perspectivas.
Tradicionalmente, as orações subordinadas substantivas desempenham funções sintáticas “próprias do SN”.  Os estudos de Mateus et al classificam tais orações como completivas.
Como se estruturam?
As orações subordinadas substantivas se estrutura a partir do argumento externo quando posicionado de forma que ocupa a classificação de sujeito da oração, estão relacionadas com a sua função de argumento e com o predicador que ela está subordinada. 
Como se classificam?
Podem ser classificadas em: completiva de nome, completiva verbal e completiva adjetival. 
Quais os argumentos usadas pelos autores para a não inclusão das apositivas entre as completivas?
Os autores argumentam que as apositivas são estruturas de SN, hierarquicamente inferiores aos argumentos, e não são completivas, ou seja, não apresentam argumentos selecionados por predicadores.
3- As orações adjetivas ou relativas
Qual a distinção entre relativas e completivas.
Orações completivas apresentam em suas estruturas argumentos que são selecionados pelos seus predicadores, diferente das orações relativas que não aparecem por exigência do predicador. 
Tradicionalmente, as adjetivas são classificadas em restritivas e explicativas. Mateus et al propõem que elas sejam categorizadas em relativas restritivas e relativas apositivas.  Qual o argumento para esta proposição.?
Mateus vai propor que as relativas explicativas sejam apositivas por apresentar as semelhanças entre o uso das explicativas com o uso do aposto. Nas explicativas o rótulo foi formulado para a oposição das restritivas, usado para classificar adjetivos que apresentavam relação semântica com os nomes a serem modificados. Argumentando o desuso, Mateus vai propor o uso de apositivas para essas orações que acrescentam uma característica ao nome sem alterar o período.
Explique a diferença entre relativas cortadoras e relativas copiadoras.,
Nas relativas cortadoras há um “corte” da preposição que vem antes do pronome relativo quando assume função preposicionada. Nas relativas copiadoras, além de haver esse “corte” da preposição, há, também, a repetição do SN através de referentes.
4- Analise o quadro proposto na página 219 sobre as subordinadas adverbiais. Explique, a partir do texto, por que as orações conformativas, comparativas, consecutivas e proporcionais  possuem comportamento diferente .
Nas orações comparativas, consecutivas e proporcionais há o uso de termos “correlatos” que não permite a mobilidade dos termos nas orações subordinadas. Já as conformativas tem a mobilidade dos termos por apresentar orações subordinadas com adjunto do verbo e como adjunto oracional, mas essas orações também podem apresentar elementos “correlatos” e assim são inclusas no grupo.
5- Ele era um homem muito rico, mas que não pagava aos seus credores.  Tradicionalmente, este período seria classificado como período composto por coordenação.  Como a autora analisa tal estrutura? 
A autora iria contradizer a analise ao afirmar que os constituintes estruturais da oração podem ser constituídos de uma mesma função e não de uma mesma forma. No inicio da oração em homem há uma subordinação presente e, com isso, as estruturas muito rico e que não pagava seus credores serão adjuntos adnominais, participando na oração com uma mesma função, mas não possuindo uma mesma forma.

Continue navegando