Buscar

Puberdade precoce - Manifestações clínicas

Prévia do material em texto

Desenvolvimento puberal
1- Quais os fatores habitualmente interagem para determinar o início da puberdade?
O começo da puberdade é influenciado por fatores genéticos, psicológicos e ambientais (ex: condições socioeconômicas, estado de saúde, nutrição). Em meninas, a puberdade ocorre entre 8-13 anos e em meninos, entre 9-14 anos.
2- Como definimos a puberdade precoce atualmente?
A puberdade precoce é causada pelo aumento antecipado dos hormônios sexuais no sangue, seja porque a criança se expôs a algum hormônio (ex: medicamentos); ou porque suas glândulas (ex: pituitária, ovários nas meninas e testículos nos meninos), passaram a produzir, por algum motivo, esses hormônios sexuais de forma precoce.
Assim, há um desenvolvimento morfofisiológico de características sexuais primárias e secundárias decorrentes de algum fator específico ou por causa idiopática. 
Desse modo, os hormônios LH e FSH da adeno-hipófise estimulam as gônadas (os ovários nas meninas e os testículos nos meninos), levando a produção de estrógeno nas meninas antes dos 8 anos e de testosterona nos meninos antes dos 9 anos.
Relação teórico-prática
É de suma importância na clínica médica o reconhecimento dos sinais e sintomas da puberdade precoce. Nesse contexto, o médico deve também analisar seu paciente a partir dos critérios de Tanner já que este permite observar o estágio puberal em que se encontra a criança ou adolescente e possibilitando relacioná-lo com a clínica do paciente, junto com os exames laboratoriais que incluem, por exemplo, a dosagem de LH, FSH, testosterona, progesterona e estrogênio.
Ademais, é imprescindível o médico realizar uma análise do estado psicológico da criança ou adolescente, visto que é uma fase de transformações físicas, emocionais e sociais.
Referências Bibliográficas 
MADEIRA, Isabel R. Puberdade precoce. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto (TÍTULO NÃO-CORRENTE), v. 15, n. 2, p. 155-162, 2016.
MONTE, Osmar; LONGUI, Carlos Alberto; CALLIARI, Luis Eduardo P. Puberdade precoce: dilemas no diagnóstico e tratamento. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 45, p. 321-330, 2001.

Continue navegando