Buscar

AES 5 - Resumo sistema imuni

Prévia do material em texto

Emanuela L. Milhomem - Medicina
2
1- FUNDAMENTOS DA IMUNOLOGIA: 
a- Imunidade: “imunitas”: É o estudo das defesas do organismo contra as doenças infecciosas onde a resposta imune atua através das células de defesa e anticorpos.Anexa da Bacteriologia, componentes: sistema imunológico.
b- Imunidade inata: é conferida pelos elementos com os quais um individuo nasce e que estão sempre presentes e disponíveis no intuito de protegê-los de invasores externos.Ex: pele, membranas, mucosas.
c- Imunidade adquirida : a imunidade é adquirida pelo contato com o invasor e é especifica somente a aquele invasor. No ato da imunização os linfócitos são ativados criando memória.
d- Características da resposta (linfócitos) : memória ( capacidade de recordar um contato prévio com uma molécula não própria e responder a este novo contato,ou seja,a próxima vez que se adquirir a doença o organismo já estará protegido), especificidade ( capacidade de responder somente à aquelas especificamente necessárias em vez de fazer de maneira aleatória e não diferenciada), reconhecimento do “ não próprio” (o sistema imune não ataca o que é próprio do organismo, vai atacar apenas o agente invasor, o antigeno).
c- Antígeno : induz a produção e anticorpos, resposta imune, é um corpo estranho que penetra no organismo. 
d- Anticorpo: mistura heterogênea de globulinas séricas que compartilham capacidade de ligar-se individualmente aos antígenos específicos, tem por função reconhecer e se ligar ao antígeno, e sinalizar para células fagocitárias.
e- A ligação entre o antigeno e anticorpo não é covalente, mas depende de varias forças relativamente fracas, como pontes de hidrogênio, força de waals e interações hidrofóbicas. O antígeno se liga ao anticorpo para ganhar estabilidade, assim vai precisar de menos energia para haver estabilidade.
f- Imunidade humoral: mediada por anticorpos presentes no soro, os quais são proteínas secretadas por células B da resposta imune.
g- Efeitos inflamatórios: Na ativação uma determinada sub-população de células T secreta citosinas que induzem a migração e ativação de monócitos e macrófagos, levando a chamada reação inflamatória da hipersensibilidade do tipo tardio. 
2- CÉLULAS DO SISTEMA IMUNE
2.1) Seleção Clonal: a bactéria entra em contato com seu linfócito especifico, havendo ativação e formação de vários linfócitos.Etapas: Seleção do antígeno, especificidade, células de memória, divisão de células. 
 Ativação/desdiferenciação: A célula involue (volta a ser linfroblasto) para poder dividir e ter uma resposta rápida, depois volta à forma madura (células efetoras). 
2.2) Linfócitos (produção de anticorpos, células do sistema linfóide)
 Linfócitos T: Linfócito timo dependente. Só reconhece o antígeno que foi reconhecido pela APC, ou seja, o Lt reconhece como agente invasor apenas aquele que esteja presente na superfície das células APC.
APC : Célula apresentadora de antígeno. Capta, processa e apresenta o antígeno Lt.
Lt reage com patógenos intracelulares (vírus), enxertos, HS IV, regulação SI através das sub-populações :
Lta Ajuda o Lb a produzir anticorpos, ajuda Ltc a eliminar células, estimula as células apresentadoras de antígenos, reage como fagócitos para a distribuição de antígenos. 
Ltc As células T em seu subgrupo tornam-se células “Killer” citotóxicas, onde em contato com o alvo, são capazes de liberar substâncias letais, levando à morte as células- alvo.
 Linfócitos B : Linfócito timo independente (é produzido na medula óssea porém amadurece no timo). Reconhecimento do Ag,produz anticorpos , neutralização venenos e toxinas (botulismo,tétano) , opsonização ( facilização a fagocitose).Produz anticorpo,molécula de reconhecimento. Só vai ser ativado se tiver contato com o antígeno. Principais marcadores: CD19, CD20, CD22
2.3) Marcadores : moléculas de superfície celular, toda célula tem sua superfície cheia de marcadores, são moléculas da membrana. Ajudam a identificar a célula.
2.4) Plasmócito : produtor de anticorpos
2.5) Macrófagos : Sistema mononuclear fagocitário, no tecido é macrófago, no sangue se torna monocitos. É a pricipal célula de antígeno. Monócito histiócito, célula de Kupffer, microglia, osteoclasto 
2.6) Granulócitos Polimorfonucleares (PMN) : Neutrófilos, eosinófilos, basófilos e mastócitos. Funções: fagocitose e substâncias bioativas.
3- ÓRGÃOS DO SISTEMA IMUNE
3.1 Sistema linfóide primário x secundário
a- Órgãos linfóides: Centrais ou primários: Medula óssea (amadurecimento dos Linfócitos B), Timo (amadurecimento dos linfócitos T).
Periféricos ou secundários: Baço (filtração de sangue), Linfonodos e Nódulos (filtram a linfa)
b- Células principais (Linfocitos) e auxiliares (macrófagos e células detriticas).
 
3.2 ANTÍGENOS : induz a produção de anticorpos, resposta imune, é um corpo estranho que penetra no organismo. Antigeno exógeno ( bactérias, vírus), antígenos endógenos (insulina).
 CLASSES PRINCIPAIS DE ANTÍGENOS: Natureza Química
Orgânicos: Proteinas e polipeptídeos, Polissacárides, Ácidos nucléicos, Lipídios.
3.3 IMUNOGENOS : O imunogeno é um antígeno que em determinada situação sempre irá induzir resposta imune. 
· Hapteno : determinante antigênico sintético, ex: cocaína
· Determinante antigênico ou Eptopo : é a menor parte do antígeno que induz o anticorpo.
· Imunogenicidade : capacidade do organismo de produzir resposta imune 
· Antigenicidade : capacidade de reagir especificamente com o anticorpo.
· ANTÍGENOS TIMOINDEPENDENTES: reagem com os Lb sem o auxilio do Lta, TIMODEPENDENTES: Depende do Lta.
· Linfócito Imunocompetente: Quando o linfócito é produzido na medula óssea é imunocompetente, quando vai para o timo, o Lt amadurece, já o Lb quando vai para a bolsa de facricios (medula óssea) amadurece. Após serem amadurecidos, havendo por conseqüência a multiplicação clonal. 
· Educação Tímica: Evitar a sobrevivência de clones auto- reativos (células que conseguem reagir contra o próprio), esse processo ocorre no feto, não é um processo 100% eliminatório, pois indivíduos com o crescimento podem ter doenças auto-imunes. Os linfócitos auto-reativos quando ativados e reconhecidos são designados a apoptose. 
3.4 IMUNOGLOBULINAS: toda proteína que tem uma estrutura parecida com a estrutura do anticorpo ou faz parte da constituição (anticorpos + todas as moléculas que fazem parte do anticorpo).
ESTRUTURA BÁSICA DA MOLÉCULA 
· Cadeias pesadas: G, M, A, D, E ( , , , , )
· Região variável (VL, CL ) e região constante(VH, CH)
· Região hipervariável : região que se liga no antígeno
FUNÇÃO DAS IMUNOGLOBULINAS: Reconhecimento, Efetoras: toxinas, vírus, imobilização mo, aglutinação mo, precipitação mo, ativação C, placenta, FcR 
 CLASSES E PROPRIEDADES GERAIS DAS IMUNOGLOBULINAS
· IgG: 2º resposta produzida. Atravessa a placenta, anticorpo de memória, ativa o sistema complemento.
· IgM: 1º contato. Não é anticorpo de memória, caso detectado no exame subtende-se que a infecção é primaria. Maior anticorpo.
· IgA: Anticorpo de memória , anticorpo das secreções(presente nas mucosas).
· IgD: Reconhecimento do antígeno, anticorpo de memória.
· IgE: Funciona em infecção parasitária, anticorpo de memória. 
4- VARIAÇÕES OU POLIMORFISMO DAS IMUNOGLOBULINAS
 Isótipos ou classes: Determinantes antigênicos que caracterizam classes e subclasses de cadeias pesadas e tipos e subtipos de cadeias leves (ocorre alteração que geram diferentes imunoglobulinas).
 Alótipos: Determinantes que constituem os diferentes alelos herdados das moléculas de imunoglobulinas. Variação única dentro do padrão de uma espécie.
Idiótipos: Determinantes antigênicos únicos presentes em moléculas de anticorpo individuais ou em moléculas de idêntica especificidade. Variação na região de cadeia leve e pesada, dependente do meio ambiente.
O SISTEMA COMPLEMENTO : Forma de atuação contra microorganismos. Esse sistema ajuda/complementa a ação do anticorpo. Conjunto com 32 a 40 proteínas séricas que circulam inativadasno sangue.
3-Três maiores atividades do sistema complemento:
a- Ativação de fagocitos, incluindo macrófagos e neutrófilos;
b- Lise das células alvo;
c- Opsonização (revestimento) de microorganismos e complexos imunes de maneira que eles possam ser reconhecidos por células expressando receptores para complemento.
d- A PESSOA QUE NÃO CONSEGUE ATIVAR O SISTEMA COMPLEMENTO SERÁ IMUNODEFICIENTE.

Continue navegando