Buscar

Questões Sistema Imuni

Prévia do material em texto

Emanuela L. Milhomem - Medicina
2
1. Caracterize as proteínas do Sistema Complemento. Quais as suas principais funções?
Inibidor de C1 (C1 bloqueia a ação proteolítica do fator XII a fator XI da calicreina, o inibidor de C1 se encontra constantemente ligado ao componente 1 desfavorecendo sua ativação). 
Fator I ( responsável pela clivagem de C4b em C4b e posteriormente em C4d e a clivagem de C3c, C3dg. O f1 evita que a clivagem de C3b e formação de C3 convertases da via alternativa possam causar um consumo excessivo de moléculas intactas de C3). 
Fator H (interage com C3b e acelera o decaimento da atividade funcional da C3 convertase da via alternativa). 
C4BP: (acelera o decaimento da atividade funcional da C3 convertase da via clássica). 
Properdina (regula positivamente a ativação do sistema complemento na via alternativa, pois ao se ligar a C3bBb aumenta a meia vida desta enzima).
2. Quais são as vias de ativação do Sistema Complemento?
Via alternativa, via clássica e via lectina.
3. Quais os efeitos biológicos da ativação do Sistema Complemento?
Bioquimicamente esse sistema atua como enzimas. Sistema formado de proteínas solúveis no plasma ou ligados à superfície de certos tipos celulares. As proteínas circulam de forma inativada no sangue e necessitam de uma lesão para ativar o sistema complemento. Quando há ativação protéica, duas possibilidades podem ocorrer, fragmentação proteolítica e/ou conformacional.
4. Quais as propriedades do sistema complemento?
Amplificação das respostas por meio de uma cascata enzimática, utilização de vias diferentes de ativação, regulação da respostas ao invasor, regulação de respostas por proteínas solúveis e associadas á membrana celular.
5. Quais os anticorpos ativadores do complemento?
 IgM solúvel e ligado ao antígeno. IgG solúvel ligado ao antígeno.
6. Uma única molécula de IgM é capaz de ativar o complemento? Porque?
Sim. Graças a sua formação pentamerica.
7. Uma única molécula de IgG ativa o sistema complemento? Porque?
Não. São necessárias múltiplas moléculas. Ig4 não ativa o complemento, as demais ativas, sendo que a Ig3 é a mais eficaz e a Ig2 é a mais fraca.
8. Qual a importância do sistema complemento?
O sistema complemento é um grupo de proteínas produzidas pelo fígado, presentes no sangue. Elas reconhecem e ligam-se a algumas moléculas presentes em bactérias(via alternativa), ou são activados por anticorpos ligados a bactérias (via clássica). Então inserem-se na membrana celular do invasor e criam um poro (chamado de MAC, ou Complexo de Ataque a Membrana), pelo qual entra água excessiva, levando à lise (rebentamento osmótico da célula).
9. Quais funções biológicas importantes são geradas pela ativação do Sistema Complemento?
OPSONIZAÇÃO dos patógenos ou partículas ocorre pela ligação de proteínas do Complemento na superfície do patógeno. 
QUIMIOTAXIA : Produção de fatores quimiotáticos (C3a, C4a, C5a), que recrutarão para o local da ativação células inflamatórias (leucócitos, macrógagos). 
SOLUBILIZAÇÃO DE IMUNOCOMPLEXOS CIRCULANTES: Complexos Ag -Ac ativam as proteínas do Complemento, o produto C3b gerado forma ligação covalente com o Ac. Estes complexos podem ser adsorvidos pelos Receptores Cr1 expressos nos eritrócitos, então as células fagocíticas no fígado e baço são responsáveis por remover estes imunocomplexos da membrana do eritrócito, quando os eritrócitos atravessam os sinusóides destes órgãos.
 ATIVAÇÃO DA INFLAMAÇÃO: Certos fragmentos originados da proteólise do Sistema Complemento (C3a, C4a, C5a), ativam mastócitos e basófilos (induzem a liberação de mediadores) , relembrando reações de hipersensibilidade imediata. 
10. Quais as Funções biológicas do Sistema Complemento?
Citólise: mediada pela formaçãso do MAC nas superfícies celulares;
Opsonização: mediada pelo fragmento C3b;
Clearance e Solubilização de Imunocomplexos: também mediada por C3b
Inflamação e Aumento da Resposta Humoral: inflamação é promovida pelos fragmentos proteolíticos dasd proteínas do Complemento chamadas anafilotoxinas (C5a, C4a, C3a)
11. Qual a importâncias das células Nk?
As proteínas virais presentes na superfície de células infectadas são reconhecidas por anticorpos. Células matadoras naturais (NK) reconhecem as porções constantes desses anticorpos e induzem morte da células infectada com vírus.
12. Como o organismo modula o processo de ativação do complemento e por que os componentes do sistema complemento normalmente não se ligam às membranas das células do indivíduo, mas sim às superfícies de patógenos? Quais seriam os possíveis efeitos do descontrole da ativação destes componentes?
O organismo regula por meio de proteínas reguladoras de complemento
encontradas na superfície das c´elulas do animal; os inibidores são
os fatores H e I. Com o descontrole do sistema ele acaba
reconhecendo as células do próprio animal como sendo antigênicas, o
que levaria a destruição de inúmeras células e a diferentes
consequencias clinicas.
13. Quais a 3 maiores atividades do sistema complemento?
Ativação de fagocitos, incluindo macrófagos e neutrófilos;
Lise das células alvo;
Opsonização (revestimento) de microorganismos e complexos imunes de maneira que eles possam ser reconhecidos por células expressando receptores para complemento.
A PESSOA QUE NÃO CONSEGUE ATIVAR O SISTEMA COMPLEMENTO SERÁ IMUNODEFICIENTE.
14. Como o sistema complemento atua em reações inflematórias?
Aumenta a permeabilidade vascular (vasodilatação: o vaso dilata promovendo a saída de leucócitos, plasma e hemácias, os tecidos portanto não estão preparados para receber a grande quantidade que sai dos vasos e vai haver inflamação), contração de músculo liso, degranulação de mastócitos, opsonização e fagocitose de complexos imunes e bactérias, ativação de neutrófilos e quimiotaxia, lise de bactérias e células estranhas. 
15. Como se dá o inicio da ativação da via clássica?
O inicio da ativação da via clássica depende da presença de imunocomplexos formados por anticorpos das classes IgG ou IgM. A completa ativação depende da presença dos íons Ca++ a Mg++ . Quando essas moléculas são unidas formam enzimas as quais precisam chegar a C9 para que ocorra a lise.
16. Como se dá o inicio da ativação da via alternativa?
Inicia-se a partir da via hidrolise espontânea do componente C3 independente da participação de enzimas e de anticorpos.
17. Qual via é mais importante e porque ? 
Via alternativa, pois consegue ativar o sistema complemento na ausência do anticorpo.
MHC
1. Qual a definição do MHC?
Molécula de superfície celular
2. Quais as funções do MHC?
Apresentação de peptídeos antigênicos aos linfócitos T, Desenvolvimento das cels T imaturas, Respostas de cels T maduras ao antígeno.
Sua função é facilitar a apresentação de fragmentos de moléculas na superfície de células. A ligação de peptídeos a uma molécula de MHC classe 1 e 2 permite a célula apresentar peptídeos de prótons produzidos dentro do seu próprio reticulo endoplasmático (MHC-CL1) ou peptídeos exógenos que tenham sido fagocitados pala APC (MHC-CL2).
3. Caso haja ou não infecção como as moléculas de MHC vão agira nestas duas situações?
Caso não haja nenhuma infecção as moléculas de MHC do organismo têm peptídeo na superfície, porém esse peptídeo é da própria célula, pois ele é necessário para que haja equilíbrio na molécula de MHC, se houver infecção esse peptídeo que é próprio do organismo será substituído por um peptídeo antigênico, vão surgir linfócitos que vão reconhecer os peptídeos estranhos ao organismo.
4. Onde o MHC esta presente? Qual a denominação da região que contém MHC?
O MHC compreende um conjunto de genes que estão presentes no braço curto do cromossomo 6 de humanos, quando esses genes do braço curto do cromossomo 6 são expressos geram HLA. A região do cromossomo que contem MHC humano é denominada HLA (antígeno linfocitário humano, também chamado de moléculas do MHC) onde também sofre codificação pelo MHC.
5. Qual a função da molécula de HLA? Quais seus subgrupos?
 A função da moléculaHLA é de apresentar antígeno ao linfócito T. Pode ser dividido em quatro subconjuntos de genes, ou classes, sendo as principais a classe I e II, que são as que participam das respostas aos transplantes, tumores e da apresentação de antígenos pelas APC. Classe III codifica outras moléculas importantes para o SI.
6. Qual a principal função das moléculas de classe 1 e 2?
Ligação direta dos antígenos	
7. Como se deu a descoberta do MHC?
Essas moléculas foram descobertas porque observaram que pessoas politransfundidas (Pessoa que já fez varias transfusões sanguíneas) e pessoas multíparas (Mulheres que tiveram muitos filhos) rejeitavam o transplante mais rápido que uma pessoa que nunca foi politransfundida e mulheres multíparas, pois se o MHC do doador e do transfundido podem ser diferentes e o organismo vai produzir resposta imune, anticorpos anti MHC, a mesma coisa ocorre com mulheres multíparas, pois o sangue da criança circula dentro do útero da mãe e por causa do cordão umbilical não há circulação desse sangue, porém se houver uma micro lesão interna vai misturar o sangue o que pode sensibilizar a mãe, a chance desses dois casos de rejeição é maior pois vão apresentar anticorpos anti MHC.
8. Como se dá a Ativação de células T e Imunização celular e humoral?
Citosinas funcionam como sinalizador. As células reconhecem o antígeno, são ativadas, produzem citosinas para montar resposta e determinar qual o sitio de ação que ela vai atuar. A apresentação de antígenos, interação das moléculas Co-estimulatorias, dispara sinais bioquímicos para o núcleo da célula que vão informar que a célula deve produzir citosinas, estas são produzidas e vão agir nos linfócitos T.
9. Por quem é reconhecido o MHC de classe 1e 2?
Na apresentação de antígenos se for MHC classe 1 este é reconhecido pelo Lt citotóxico, MHC classe 2 é reconhecido por Lt auxiliar.
10. Que microrganismos induzem a produção de células do tipo TH1 e TH2?
Vírus e bactérias promovem a produção de células do tipo TH1 enquanto alergenos e parasitas favorecem a indução de células tipo TH2. As citosinas produzidas por células TH1 podem inibir a função de células TH2 e vice-versa.
11. Qual a função das células TCD8+?
Matar células infectadas por antígenos, tais como bactérias e vírus também estão envolvidos na morte de células estranhas transplantadas durante a rejeição de enxerto e de células tumorais.
12. Fale sobre a localização e função do MHC de classe I, II e III.
· MHC Classe I
Os genes das moléculas MHC I codificam para glicoproteinas expressa à superfície de quase todas as células nucleadas; a sua maior função é a apresentação de peptidos antigénicos a linfócitos TCD8+
· MHC Classe II
Os genes das moléculas MHC II codificam para glicoproteinas expressas em APCs; a sua maior função é a apresentação de peptidos antigénicos a linfócitos TCD4+
· MHC Classe III
Estes genes codificam para várias proteinas com funções diferentes no SI, incluindo componentes do sistema de complemento e moléculas envolvidas na inflamação
1. Por quem é medida a imunidade humoral e celular?
A imunidade humoral, mediada por anticorpos, e a imunidade celular, mediada por células.

Continue navegando