Buscar

Atividade 1 Prog Int S Com

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo da unidade, vimos as teorias que fundamentam o trabalho em e com grupos; compreendemos as dimensões do trabalho interprofissional, das práticas colaborativas e exploramos a importância da problematização na formação de profissionais de saúde. Abordamos os conceitos de Humanização em saúde, os equipamentos da Rede de Atenção à Saúde e as estratégias de promoção de saúde e bem-estar. Também, os princípios basilares que asseguram ao cidadão o direito ao ingresso digno nos sistemas de saúde, os quais são elencados na Carta aos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) (2007. p. 3): 
1. Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde.  
2. Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema.  
3. Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação.  
4. Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos.  
5. Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada.   
  
  
Referência 
  
BRASIL. Ministério da Saúde. Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde. Brasília: Ministério da saúde, 2007. p. 3. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/carta_direito_usuarios_2ed2007.pdf>. Acesso em: 13/12/2019.  
  
Considerando o que foi visto, apresente e discuta as semelhanças e diferenças do trabalho multi e interprofissional. Além disso, explique porque a prática colaborativa por meio da atuação interprofissional pode qualificar a atenção à saúde (utilize dois argumentos para isso). 
 O trabalho multiprofissional implica que profissionais de diferentes áreas atuem em determinadas situações, interagindo para melhor entendimento ou resolução do problema, identificando a importância das demais áreas para a realização de seu trabalho. Cada um deles tem autonomia para a realização de sua intervenção e tomada de decisão, mesmo que ela seja influenciada pelo trabalho do profissional de outra área. (Costa et al., 2018).
 Um exemplo de trabalho multiprofissional é quando um paciente é atendido por um enfermeiro, um nutricionista e um médico, de forma individual com cada um. 
 A equipe interprofissional também é composta por pessoas de áreas distintas, mas elas trabalham de forma articulada e conjunta, em interação, desde o momento da compreensão da situação, passando pela elaboração e realização da ação necessária, até chegarem à fase de avaliação e encerramento do processo (Costa et al., 2018).
 No trabalho interprofissional, profissionais como enfermeiro, médico e nutricionista, por exemplo, que atuam em um determinado caso, poderão se reunir sempre que necessário para discussão desse caso e decidirem de forma autônoma as ações cabíveis. 
 O trabalho interprofissional é de suma importância para a qualificação da atenção a saúde, pois visa, de uma forma geral, as limitações e necessidades de cada paciente, podendo assim ser traçado um plano individual e humanizado de tratamento.
 Outro ponto importante do trabalho interprofissional é a agregação da opinião de cada profissional, o trabalho em conjunto, visando um resultado satisfatório no tratamento de cada paciente.

Continue navegando