Buscar

Aula 02 - Apelacao - Modelo

Prévia do material em texto

AO JUÍZO DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE MUNICÍPIO – UF.
	Autos nº 
APELANTE, já qualificado nos autos em epígrafe, da Ação de Indenização por Danos Morais que move em face de APELADO, igualmente qualificado, vem, por seu advogado e bastante procurador infra-assinado, respeitosamente à presença de Vossa Excelência, com fulcro nos arts. 1.009 e seguintes do Código de Processo Civil, interpor RECURSO DE APELAÇÃO contra a respeitável sentença de ID.
Na oportunidade, requer seja promovida a intimação do apelado para, querendo, apresentar as contrarrazões ao recurso de apelação no prazo legal de 15 dias e, ao final, atendida às formalidades legais, requer sejam suas razões, em anexo, recebidas e encaminhadas à Superior Instância, para que delas tome conhecimento.
Nestes termos,
pede e espera deferimento.
Local, data. 
 
ADVOGADO
OAB/UF
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE UF
Apelante: 	Nome do apelante.
Apelado: 	Nome do apelado
Autos nº 	Número do processo de origem 
RAZÕES DO RECURSO DE APELAÇÃO
Egrégio Tribunal,
Colenda Câmara,
Ínclitos Julgadores.
1	Dos pressupostos de admissibilidade
O apelante é parte legítima, com interesse recursal, devidamente representado, manejando o recurso de apelação em face da sentença que julgou improcedente o pedido inicial.
O recurso foi interposto dentro do prazo legal de 15 dias úteis, instruído com as inclusas guias de recolhimento das custas processuais do recurso de apelação, razão pela qual revela-se inequívoca a tempestividade e o preparo recursal.
Por fim, preenchido os requisitos intrínsecos e extrínsecos de admissibilidade, o recurso deve ser conhecido.
2	Breve síntese do processo
	Resumo das principais situações ocorridas ao longo do processo.
2.1	Dos fundamentos da decisão
	Deve trazer a sentença proferida pelo juízo a quo, destacando as partes da decisão que motivaram a interposição do recurso de apelação.
3	Das razões da reforma
3.1	Error in procedendo
	Deve destacar o erro processual cometido pelo juiz na condução do processo, tendo como exemplo a ausência de fundamentação da sentença (art. 93, IX, da CF e arts. 11 e 489, § 1º, do CPC) ou a inobservância aos direitos processuais fundamentais como o direito ao contraditório e a ampla defesa (art. 5º, LIV e LV, da CF e arts. 9º e 10, do CPC). 
	O erro de procedimento gera a NULIDADE da sentença, retornando o processo até o momento em que foi observada a nulidade.
3.2	Error in iudincando
	Deve destacar o erro de julgamento cometido pelo juiz na análise das provas e do direito avocado nos autos, tendo como exemplo a declaração quanto a nulidade de alguma cláusula contratual (assunto ligado, via de regra, ao direito material – art. 51, da Lei n. 8.078/1990).
	O erro de julgamento implica na REFORMA do julgado, de modo que o acórdão produzirá efeito substitutivo, substituindo a sentença até o limite da matéria impugnada.
4	Dos requerimentos
Pelo exposto, requer:
a)	seja RECEBIDO este recurso nos seus efeitos devolutivo, suspensivo e translativo, já que estão presentes os seus requisitos de admissibilidade;
b)	seja provido o recurso para o fim de ANULAR a sentença proferida, tendo em vista o desrespeito ao contido no art. 489, §1º, I, do CPC, nos termos da fundamentação;
c)	se não for este o entendimento do tribunal, o que não se espera, que seja o recurso provido para REFORMAR a sentença, reconhecendo a procedência do pedido inicial, haja vista o farto conjunto probatório acerca da responsabilidade do apelado. 
d)	pugna pela inversão do ônus da sucumbência, considerando o eventual provimento do recurso e o decaimento mínimo do pedido do apelante.
Nesses termos,
pede e espera provimento.
Local, data.
ADVOGADO
OAB/UF

Continue navegando