Buscar

paper_-_introducao_a_pesquisa_ 3

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO A PESQUISA 
Acadêmico
Márcio Jamerson Dias Ramos Junior
	
RESUMO
A parte que antecede o "corpo" do trabalho, consiste em um resumo do mesmo. O resumo deve conter os principais dados e as conclusões do trabalho.
Palavras-chave: Artigo científico. Normatização. NBR-6023. 
1. INTRODUÇÃO
A primeira parte do trabalho propriamente dito é a introdução. Esta deve ser clara e suscinta e deve descrever os objetivos do trabalho. Pode indicar os motivos que levaram o autor a escrever o trabalho e pode descrever algumas das informações já existentes sobre o mesmo assunto.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 A fundamentação teórica consiste em realizar uma revisão dos trabalhos já existentes sobre o tema abordado, identificando o grau de importância e a estrutura conceitual (PEROVANO, 2016). De acordo com Perovano (2016), a revisão permite a identificação de questões e temas, bem como a verificação de assuntos ainda não pesquisados.
 Para Morin (2000, p. 56), e na linguagem que o discurso “ganha seu sentido com relação a palavra, mas a palavra só fixa seu sentido com relação ao discurso qual ela se encontra encadeada”. (MORIN, 2000, p. 56).
A aprendizagem e um processo dinâmico que determina uma mudança, com particularidade de que o processo supõe um processamento da realidade e de que a mudança no sujeito e um aumento qualitativo em sua possibilidade de atuar sobre ela. Sob o ponto de vista dinâmico a aprendizagem é o efeito do comportamento, o que se conserva como disposição mais econômica e equilibrada para responder a uma situação definida. De acordo com isto, a aprendizagem será tanto que o processo supõe um processamento da realidade e de que a mudança no sujeito e um aumento qualitativo em sua possibilidade de atuar sobre ela. (PAÍN,2003, P. 15).
Segundo registro do conhecimento cumpre ainda importante função de estabelecimento de prioridade da descoberta cientifica – fator importante na motivação do cientista. Com isso, é de suma importância a pesquisa e a busca constante do aprendizado, desenvolvendo assim uma maior interdisciplinaridade no âmbito ensinar/aprender e, como consequência cooperar o enriquecimento intelectual. (METRON, 1979).
3. MATERIAIS E MÉTODOS
	Nesta parte do trabalho, que segue a introdução, os autores descrevem o tipo e a quantidade das observações feitas, bem como os métodos empregados para a sua coleta, registro e avaliação. 
	
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os resultados encontrados são relatados de uma forma organizada e sistematizada. Quando se estuda um grupo de casos ou de observações, os percentuais da ocorrência de cada observação também são relatados. A importância e o significado de certos resultados podem ser melhor avaliados pela análise estatística.
5. CONCLUSÃO
A análise dos resultados encontrados e o seu significado no contexto em que foram estudados levam às conclusões do trabalho. Esta seção deve ser bastante clara e concisa. Quando os resultados não forem inteiramente conclusivos, isto deve ser apontado.
REFERÊNCIAS
Ao elaborar as Referências do seu trabalho, lembre-se de que as obras devem ser apresentadas em ordem alfabética!
PEROVANO, Dalton Gean. Manual de metodologia da pesquisa científica. Curitiba: Intersaberes, 2016.
MORIN, Edgar, 2000.
(PAÍN,2003, P. 15).
METRON, 1979
Márcio Jamerson Dias Ramos Júnior
Centro Universitario Leonardo da Vinci – UNIASSELV –
Curso (CTB 0850) – Seminário Interdisciplinar II – 
03/06/2020

Continue navegando