Buscar

RESUMO MININGITE - UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Meningite 
	É uma inflamação das membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinal, damos o nome de meningite. No Brasil a meningite é considerada uma doença endêmica, atinge todas as faixas etárias porém é mais comum em crianças, idosos e indivíduos portadores de doenças crônicas.  
	Ela pode ser desencadeada como infecção por vírus, bactérias fungos, parasitas, e pela utilização de determinados medicamentos, neoplasias. Apesar de ser considerado uma doença muito grave, a meningite tem cura.  
	Os sintomas apresentados pela doença são: febre, dor de cabeça mal-estar náuseas convusões mental vômito, aumento da sensibilidade à luz. Os sintomas podem variar dependendo do agente causador. Os sintomas da meningite bacteriana, por exemplo, são: convulsões, tremor, delírio e até coma, podem estar presentes. Dependendo dos sintomas de cada paciente, devem ser solicitados exames complementares para ter um diagnóstico identificar, o agente causador com mais precisão.  
	O exame para detectar a meningite é realizado através da análise do líquido cerebrospinal, o líquido normal deve ter um aspecto límpido e incolor no caso de infecções como a meningite, ele torna-se turvo . A meningite causada pelo uso de medicamentos por fungos ou pela presença de neoplasias não é transmissível, porém a meningite bacteriana é transmitida através de vias respiratórias e secreções provenientes do nariz e da garganta, lembrando também que meningites virais são transmitidas por um simples aperto de mão. Apesar de ser uma doença grave a doença é tratável a maioria das vezes, alguns pacientes necessitam de internação, o tratamento varia de paciente a paciente dependendo do agente causador da doença, por isso a importância de realizar o exame identificar a verdadeira causa da mesma.  
	Meningites bacterianas são tratadas com antibióticos, enquanto virais, dependendo o vírus transmisor é realizado através de medicamentos antivirais ou apenas observacional (sem utilização de antivirais). A prevenção mais certeira da doença hoje em dia é a vacina.Já existem vacinas para vários tipos de meningite bacteriana. 
 
Aluna: Elisangela de Cassia da Silva 
Curso: Enfermagem 
Tutora : Suelen Pereira 
Materia: Anatomorfofisioigia do Sistema Cardio Respiratório e Nervovo. 
 Data - 20-10-2022

Mais conteúdos dessa disciplina