Buscar

Caso Clínico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Clínico 
	Marcelo, 20 anos, estudante universitário, buscou a terapia depois de uma agressão física ao seu pai. A briga começou quando pediu 80.00 reais para comprar um livro. Seu pai tirou o dinheiro da carteira e com um tom de voz irritado perguntou até quando iria depender dele para tudo. Estes questionamentos sempre ocorriam quando Marcelo precisava comprar algo. Evitava ao máximo pedir qualquer coisa, mas algumas eram imprescindíveis. Disse que frequentemente se “preparava emocionalmente” para pedir o dinheiro de que necessitava. Mas quando ficava de frente para o pai, sentia-se muito desanimado.
	Depois da pergunta do pai (citada acima), Marcelo disse-lhe que estava cansado de ser um estorvo na vida dele e jogou o dinheiro na mesa. O pai, muito nervoso, disse-lhe que na sua idade já se mantinha sozinho, “não ficava correndo atrás do papai para tudo”. Marcelo relatou que isto foi “a gota”. Partiu para cima do pai e o esbofeteou. O pai ficou atônito. Marcelo jamais reagira. 
	Já se passou um mês desde o ocorrido e ambos não conversam e nem se olham. Marcelo ficou muito assustado com a sua reação. Evita o pai porque teme agredi-lo novamente. Quando entra em algum cômodo da casa em que ele o encontra, sai imediatamente. Sente vergonha e arrependimento do que fez, mas não sabe como contornar a situação. 
Em relação à situação descrita, faça o que se pede nos itens:
I - Levante hipóteses, que expliquem o que determinou o comportamento agressivo de Marcelo, numa visão comportamental.
II - Elabore um plano de intervenção comportamental para este caso.

Continue navegando