Buscar

Pré e Pós Operatório da Cirurgia Bariátrica

Prévia do material em texto

Pré Operatório
	Para a realização do pré-operatório o paciente necessita realizar uma grande quantidade de exames, como endoscopia digestiva, exames laboratoriais, ultrassom abdominal e realizar consulta com diversos profissionais, como cirurgiões, endocrinologista, psicólogos, cardiologista, nutricionistas e fisioterapeutas. (IPEMED, 2022).
	Para isso, o paciente precisa passar por um Cirurgião bariátrico para que seja realizada uma avaliação detalhada, indicando se há necessidade de perda de massa corpórea, identificando a altura, investigando o período em que o paciente passou a ganhar peso, analisar se há a ocorrência de doenças pré-existentes, avaliar a dieta, se realiza uso de medicações que visem o emagrecimento, como estão os hábitos alimentares, a realização prática de atividades físicas e etc.. (IPEMED,2022).
· Realizar rigorosa avaliação da condição do paciente
· Promover acompanhamento multidisciplinar;
· Analisar mudança comportamental, principalmente da possibilidade de compulsão alimentar;
· Avaliação do abandono de hábitos prejudiciais como tabagismo e álcool;
· Consulta de avaliação e realização de exames clínicos e laboratoriais;
· Em alguns casos, indicação de perda de pesos entre 5% e 10% do peso corporal;
	Além disso, o paciente também precisará ser submetido à uma grande quantidade de exames de imagem e laboratoriais, destacando:
· 	EDA - Endoscopia digestiva Alta com pesquisa de H.pylori
· 	USG - Ultrassonografia de abdome total e Polissonografia
· 	Ecocardiograma com doppler colorido e Eletrocardiograma
· 	RX Tórax PA e perfil
· 	Prova de função pulmonar com teste broncodilatador
Pós Operatório
	A cirurgia deve ser recomendada para pessoas com obesidade e com IMC acima de 40 (para pessoas com 1,70 metro e 116 quilos) e pessoas que estejam com IMC acima de 35 (para pessoas de 1,70 metro e 102 quilos) com doenças associadas, como diabetes, hipertensão, esteatose hepática, colesterol, entre outras. (VARELLA).
	Atualmente, utilizam-se diversas técnicas, sendo destacadas a Sleeve que retira parte do estômago sem alterar o intestino - comumente recomendada para quadros menos graves de obesidade- e o bypass, que está relacionada a cerca de 70% das cirurgias no Brasil, sendo mais aplicada no sistema público de saúde- que consiste na redução do estômago com cortes ou grampos e é feita uma alteração no intestino para reconectar à parte do estômago que irá permanecer funcional. (VARELLA).
	O que pode interferir nos processos pós-cirúrgico são as formas como a cirurgia são realizadas - por laparoscopia- que é menos invasiva, por meio de uma incisão no abdômen- ou aberta- com a realização de uma incisão de aproximadamente 30 centímetros. (VARELLA).
	No método aberto, basicamente se mantém os mesmos cuidados, por ser mais invasivo, recomenda-se um repouso mais extenso para que ocorra a cicatrização de forma adequada. (VARELLA).
CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Os cuidados da equipe de enfermagem vão proporcionar ao paciente uma recuperação adequada, bem-sucedida e com retorno gradual às atividades cotidianas, destacando;
· 	Manter elevada a cabeceira do leito entre 45 e 75 graus para facilitar a respiração;
· 	Realizar e estimular a mudança de decúbito;
· 	Incentivar a continuidade dos exercícios respiratórios (respiração profunda e tosse), promovendo mobilidade das secreções e expansibilidade;
· 	Ensinar o paciente o modo adequado para imobilizar o corte durante a tosse, amenizando algias;
· 	Realizar medidas de prevenção contra vômitos;
· Estimular a deambulação precoce;
REFERÊNCIAS
Cirúrgia bariátrica. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/obesidade/cuidados-necessarios-apos-a-bariatrica/. Acesso em: 02/10/2022.
VARELLA. Cirurgia bariátrica. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/obesidade/cuidados-necessarios-apos-a-bariatrica/. Acesso em: 01/10/2022.

Continue navegando