Buscar

Metabolismo dos Carboidratos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metabolismo dos Carboidratos
01 - Quantos ATP são produzidos com a oxidação completa de uma molécula de sacarose via Glicólise, Ciclo de Krebs e Fosforilação oxidativa?
Glicólise – 4 ATP (fosforilação ao nível do substrato)
 4 NADH = 6 ATP (desidrogenase do NADH que aproveita o NADH citosólico não utiliza o primeiro ponto de conservação de energia. Por isso, cada NADH produzido no citosol produz apenas 1,5 ATP)
 
Ciclo de Krebs - 4 ATP (fosforilação ao nível do substrato) 
12 NADH = 30 ATP (não considerando o NADH produzido na conversão do piruvato para acetil-CoA) 
4 FADH2 = 6 ATP 
Fosforilação oxidativa produz um saldo energético de cerca de 26 a 28 moléculas de ATP.
TOTAL = 60 ATP produzidos para cada molécula de sacarose que é completamente oxidada até CO2.
02 - Qual a importância da oxidação da glicose via Rota das Pentoses Fosfato? Não se esqueça de ampliar sua resposta citando a importância do intermediário dessa rota, a Eritrose-6-fosfato.
A rota das pentoses fosfato é importante para formar esqueleto carbonico e poder redutor que é usado em várias formas na planta. A eritrose-4-fosfato de quatro carbonos, combina-se com PEP na reação inicial que produz compostos fenólicos, incluindo aminoácidos aromáticos e os precursores de lignina, flavonoides e fitoalexinas. Esse papel da rota das pentoses fosfato é sustentado pela observação de que suas enzimas são induzidas por condições de estresse como lesões, nas quais a biossíntese de compostos aromáticos é necessária para reforçar e proteger o tecido.
03- Quais organelas estão envolvidas no Ciclo do Glioxilato? Explique o Ciclo e a sua importância para os vegetais.
As organelas envolvidas no ciclo do glioxilato são esferossomos, glioxissomos e mitocôndria. A função do ciclo do glioxilato é converter duas moléculas de acetil-CoA em succinato. A acetil-CoA produzida por β-oxidação é posteriormente metabolizada no glioxissomo, mediante uma série de reações que compõem o ciclo do glioxilato. Inicialmente, a acetil-CoA reage com oxalacetato, gerando citrato, que é, então, transferido ao citoplasma para isomerização a isocitrato pela aconitase. O isocitrato é reimportado para o glioxissomo e convertido em malato por duas reações que são exclusivas da rota do glioxilato: 
1. Em primeiro lugar, o isocitrato (C6) é clivado pela enzima isocitrato-liase, produzindo succinato (C4) e glioxilato (C2). O succinato é exportado para as mitocôndrias. 
2. A seguir, a malato sintase combina uma segunda molécula de acetil-CoA com glioxilato, produzindo malato. O malato é, então, transferido para o citoplasma e convertido em oxaloacetato pela isozima citoplasmática da malato-desidrogenase. O oxaloacetato é reimportado para o glioxissomo e se combina com outra acetil-CoA para continuar o ciclo (ver Figura 12.19A). O glioxilato produzido mantém o ciclo operando, mas o succinato é exportado às mitocôndrias para posterior processamento.
04 - Qual é a importância da Gliconeogenese no Metabolismo dos Carboidratos em vegetais?
A gliconeogênese é particularmente importante em plantas (como a mamona Ricinus communis e o girassol) que armazenam carbono na forma de óleos (triacilgliceróis) nas sementes. Quando a semente germina, o óleo é convertido pela gliconeogênese em sacarose, que é transportada para as células em crescimento na plântula. Na fase inicial da glicólise, a gliconeogênese sobrepõe-se à rota de síntese da sacarose, a partir da triose-fosfato fotossintética, que é típica de plantas.

Continue navegando