Buscar

Geometria Analítica (1)

Prévia do material em texto

PARALELEPÍPEDO OBLÍQUO
Pedro Henrique Nascimento Dantas
04115056
Engenharia Civil
O paralelepípedo é um sólido geométrico da geometria espacial bastante presente no nosso cotidiano, sendo assim chamado por possuir faces formadas por paralelogramos(polígonos de 4 lados). Essas paralelogramos possuem formas formatos de quadrados, retângulos ou losangos, podemos ver no dia a dia em caixas, prédios e vários outros objetos. Assim paralelepípedo acaba de ser um prisma quadrangular, pertencente a família dos poliedros, com base de paralelogramos. Os principais elementos de um sólido geométrico são as suas faces, suas arestas e suas vértices.
 O paralelepípedo é composto por 6 faces que são os paralelogramos, 8 vértices que são pontos e 12 arestas que são os segmentos. Assim como o paralelepípedo pode ser reto ou oblíquo, consoante as suas faces laterais sejam perpendiculares ou não à base, sendo eles paralelepípedos oblíquo e os retos possuem as arestas perpendiculares a base e por isso é chamado de paralelepípedo retângulo por possuir bases retangulares. Os paralelepípedos tem ângulo retos de 90 graus entre cada umas das suas faces. Como foi dito anteriormente o paralelepípedo é um sólido geométrico então que dizer que é uma figura com 3 dimensões, tendo altura, comprimento e largura e todos os sólidos geométricos são formados por uniões de figuras planas. Assim como todos esses sólidos são compostos por segmentos de reta, paralelas a uma reta r, cuja suas extremidades ficam em paralelogramo e um plano paralelo a esse paralelogramo, além das bases, faces laterais opostas também são congruentes. As arestas são segmentos de reta que ficam no encontro entre duas faces. 
Em seguida podemos ver fórmulas que podem ser usadas para calcular área total, volume e o diagonal de um paralelepípedo reto. O paralelepípedo oblíquo possui fórmula para calcular volume mas não para área total e diagonal, por causa dos formatos que ele pode possuir. Fórmula para calcular o volume de um paralelepípedo qualquer: V=Ab.h e o exclusivo para reto é: V=a.b.c. Já para calcular a área de um paralelepípedo, a área desse prisma se da por: A=2(ab+ac+bc) e para calcular o comprimento diagonal usa-se a fórmula: D = √a2 + b2 + c2. Há também um caso especial de paralelepípedo retangular que é o cubo , figura geométrica com seis faces quadrangulares. Para calcular a área de um paralelepípedo retângulo se utiliza-se a fórmula: A=2(ac+bc), donde a,b e c são arestas da figura.

Continue navegando