Buscar

atividade A 01 de fundações ead

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 01
FUNDAÇÕES
Franciele de Liz Medeiros Rodrigues
201825835
Questão proposta
As fundações de uma obra são estruturas capazes de distribuir os carregamentos de uma edificação para o solo. Elas podem ser rasas ou profundas. A fundação rasa, em geral, é mais econômica do que a fundação profunda. Os blocos, os radiers e as sapatas são os principais tipos de fundações diretas. Além disso, para que possamos elaborar o projeto de qualquer que seja a fundação, critérios básicos devem ser observados, como verificar as cargas previstas para a fundação, as propriedades geotécnicas do subsolo, os critérios de estados limites e a tensão admissível. 
Assim, com base nessas informações e em nossos estudos, elabore um texto dissertativo sobre a importância da verificação dos estados limites e da tensão admissível para se criar um projeto de fundação.	
Resposta
	Quando se fala em fundações, é extremamente importante que sejam executadas de modo que venho a garantir a segurança da construção. Existem parâmetros que nos dizem se a segurança está de acordo com o mínimo esperado, é quando a fundação demonstra um comportamento inadequado é o que se chama de estados limites na engenharia civil.
	Eu estado limite se divide em duas categorias, sendo elas: estado limite único ELU e estado limite de serviço ELS. 
	O estado limite o único traz os valores máximos que uma estrutura pode suportar sem que ela entre em colapso seja um colapso total ou parcial. Este colapso ele pode dizer sobre uma perda de capacidade de carga, de equilíbrio, de ruptura, transformações estruturais, por alguma deformação ou instabilidade por dinâmica. 
	Das análises que são feitas sobre o estado limite único. Que deve ser verificado é aquilo que diz respeito a capacidade de perca de carga do solo que pode ocorrer de uma ruptura do solo e isto está diretamente relacionado a tenção admissível que o solo é capaz de suportar. 
	Logo, quando falamos em intenção admissível deve-se considerar todas as características de ou mecânicas do subsolo assim como a profundidade que essa fundação terá e a de menção dos elementos dessa fundação também as características das camadas do solo é o nível d’água.
	A NBR 6122/2019. Fornece todos os coeficientes. De ponderação que dizem respeito às verificações do estado limite único.
	Já o estado limite de serviço ELS diz respeito a toda forma de deformação. Que podem surgir em uma estrutura e deste modo podendo comprometer a mesma. É nas fundações os ELS que são considerados são aqueles que vêm de um recalque excessivo que pode ser decorrente da expansão do solo ou de vibrações. 
O estudo de todos estes parâmetros sobre os estados de níveis, sobre atenção admissível, é fundamental para todas as fundações que são executadas na construção civil para a proteção e segurança de todos aqueles que irão morar na mesma um dia. Então tudo isso é o que nos garante a estabilidade de uma construção o equilíbrio a resistência o tempo de vida útil que essa construção terá,

Outros materiais