Buscar

PL 1442021

Prévia do material em texto

PROJETO DE LEI Nº 144/2021:
Criado pelo deputado Alexandre Padilha (PT).
Determina que as empresas com mais de 100 empregados que gozem de incentivos fiscais, participem de licitação ou que mantenham contrato ou convênio com o Poder Público Federal contratem pessoas autodeclaradas travestis e transexuais na proporção de, no mínimo, 3% do total de seus empregados.
Pela proposta em análise na Câmara dos Deputados, a mesma reserva será aplicada às vagas de estágios e trainees dessas empresas. Caso as empresas descumpram os percentuais, ficarão sujeitas à perda dos incentivos fiscais ou à rescisão do contrato ou convênio.
SITUAÇÃO: Apensado ao PL 5593/2020.
PROJETO DE LEI Nº 5593/2020:
Criado pelo deputado Denis Bezerra (PSB)
Altera a Consolidação das Leis do Trabalho para reservar pelo menos 50% das vagas destinadas à contratação de aprendiz para a contratação de negros, mulheres e LGBTQI+.
SITUAÇÃO: Aguardando o parecer do relator na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Chegou à comissão em 09/03/2021. 
FALAR DOS COMENTÁRIOS CONTRA E A FAVOR
Lei nº 9.029/95: PROÍBE A DISCRIMINAÇÃO E A LIMITAÇÃO PARA ACESSO AO MERCADO DE TRABALHO. 
Art. 1o É proibida a adoção de qualquer prática discriminatória e limitativa para efeito de acesso à relação de trabalho, ou de sua manutenção, por motivo de sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, deficiência, reabilitação profissional, idade, entre outros, ressalvadas, nesse caso, as hipóteses de proteção à criança e ao adolescente previstas no inciso XXXIII do art. 7o da Constituição Federal.

Mais conteúdos dessa disciplina