Buscar

ARTIGO - EDUCAÇÃO FÍSICA E O ESPORTE FUTEBOL

Prévia do material em texto

3
Educação Física e o Esporte: Futebol
Aluno: Amsterdan Carlos Severo
Professor: Vitor Lupi Garcia
RESUMO
No presente artigo, abordaremos como tema o futebol como sendo o esporte de forte influência na sociedade, reconhecido como paixão nacional no Brasil e mundialmente praticado, o seu poder escolas na inclusão social, meio pelo qual se realiza a unidade de povos e onde nações se unem em prol da paixão pelo esporte, pontuaremos o esporte como uma ferramenta de inspiração aos jovens, e que o esporte faz parte da sociedade Brasileira como uma manifestação cultural. 
Palavras-chave: Futebol. Esporte. Educação Física. 
INTRODUÇÃO
Sabe-se que o futebol tem cada vez mais influenciado nossa sociedade em vários cenários e ambientes, seja ele no âmbito social, familiar, profissional, escolar, esportivo; a verdade é que o futebol é um esporte mundialmente popular, e tem ganhado cada vez mais espaço e força, particularmente no Brasil, é uma paixão nacional, além de ser conhecido como o país do Futebol além de maior vencedor de Copas do Mundo, o Brasil vive e respira futebol em todo seu território. 
 Vamos abordar algumas contribuições do Esporte na sociedade, um esporte que tem sido uma ferramenta em várias ocasiões e cenários além de marcante, proporcionando grandes experiências, no meios esportivo, social, Educacional, mundial. 
Desenvolvimento
 As regras básicas inicias são, jogam 11, dois tempos de 45 minutos, e é proibido usar as mãos, um árbitro comanda o jogo, com 2 cartões amarelos está expulso, escanteios, tiro de meta, impedimentos, são os primórdios que surgiram em 1857 profissionalmente, sendo que já era autorizado a prática pelo Código Unificado da Inglaterra em 1848, foi dada autorização para que o mundo inteiro pudesse praticar daí já se sabia a dimensão do campo e que a bola seria de couro. 
 Representação de uma partida de futebol em 1894. (Imagem: Wikimedia)
 O esporte que, nascido na elite, foi incorporado pelo povo e, ao evoluir no profissionalismo, foi nas maravilhas do capitalismo se transformando em grande negócio e acabou sendo um fenômeno universal.
A história do futebol no Brasil tem início a partir dos ingleses há pouco mais de um século. Tudo começou com um homem chamado Charles Miller, cujo pai trabalhava na ferrovia em São Paulo, no final do século XIX. Ele jogou no Sport Clube Corinthians Paulista e mais tarde desenvolveria as novas regras e estilos de jogo em São Paulo. O Brasil ganhou sua primeira Copa do mundo em 1958 com jogadores como Pelé e Garrincha os quais trouxeram talento e criatividade para os jogos. Outros campeonatos mundiais foram sendo conquistados e alguns jogadores fazem parte de uma rica da história deste esporte no país assim como Pelé e Ronaldo, o fenômeno, e, mais atualmente, Marta e Neymar. (FERNANDES; MÜLLER,2009)
 O futebol se apresenta como algo que possui relevância sociocultural, tendo em vista sua inserção no cotidiano do brasileiro e pelos diversos grupos sociais que praticam essa modalidade esportiva. A facilidade na prática do futebol é que o torna popular, sendo necessária uma bola apenas, pois o restante o lugar que está sendo praticado é que determinará seus acessórios, citando como exemplo quando, nas periferias, duas pedras separadas de um ponto ao outro por cerca de um metro e meio em uma rua acabam virando traves virtuais, o que se torna mais difícil em outras modalidades, como por exemplo, o basquete e o vôlei em que os equipamentos são necessários.
Convenhamos no Brasil toda criança é bem certo que já cresce com alguma influência com o Esporte, desde ver seu pai torcendo dentro de casa, uma bola como primeiro presente, uma camisa para torcer com o pai pro time do coração, ver as crianças em seus bairros ou em cada rua jogando e nas escolas. O futebol no Brasil proporciona vários benefícios principalmente na área da educação física onde normalmente é solicitado, fato esse consolidado com a importância que o mesmo possui em nosso país. O futebol é um dos esportes mais populares, considerado também como componente significativo da cultura brasileira.
O esporte é incluído nas escolas por meio da disciplina da educação física, que conduz as crianças e adolescentes a terem um contato maior com as disputas, com a competição e com as ações de torcida. 
 Viana (2011) relata que o esporte é uma entrada para a socialização ou a inclusão social, pois se verifica que muitos projetos financiados por instituições governamentais e privadas incentivam crianças, adolescentes e jovens a praticar algum tipo de esporte no intuito de minimizar sua exposição perante o ambiente perigoso das ruas.
Na Escola conhecemos regras primárias e básicas aprendemos um pouco mais da disciplina e conceitos, aprendemos a incluir outros, e quando falamos em inclusão sabemos que se refere a pessoas que estão de fora de um meio ou atividade, isso é a exclusão social. 
Alunos da escola Faz Arte compartilhando vivenciando regras do futebol.
Quando se fala de exclusão se entende um processo em que há um rompimento com a sociedade, de forma geral, seja com a separação do indivíduo ou de um grupo de pessoas inclusive no que tange seus direitos, conforme descreve De Azevedo (2011, p. 598)
Para Bezerra (2012) “o esporte permite a inserção no espaço do respeito às regras, do autocontrole e do desenvolvimento de uma personalidade competitiva”, sendo grande agente de socialização em regiões menos favorecidas.
Reportando-se para ações sociais na área desportiva, as escolas públicas têm papel importante na inserção do cidadão na disciplina de educação física, pois é ela que vai garantir as primeiras noções sobre um determinado esporte.
Algumas crianças e jovens florescem nos grandes jogadores que o Brasil tem encaminhado para as equipes masculinas ou femininas nacionais, e alguns chegam ao cenário internacional. O Futebol no Brasil tem assumido um papel que vai além de uma simples modalidade esportiva, configurando-se como um fenômeno social. 
O futebol no Brasil, dentro do contexto esportivo, é que tem recebido maior atenção. Isso se explica principalmente pela popularidade alcançada por esse esporte no contexto mais amplo da sociedade brasileira. O futebol pode ser visto como integrante importante da cultura brasileira. 
Da Matta (1982), por exemplo, afirma que esse esporte expressa a sociedade brasileira, devendo, portanto, ter seu espaço assegurado, o futebol foi e continua sendo um elemento importante da cultura brasileira. 
Enquanto fenômeno social, sempre esteve muito em consonância com a forma de a sociedade se organizar, assim como outros elementos da cultura popular – carnaval, arte, religião, música e outros. Sendo assim, o futebol expressa a própria sociedade brasileira em sua forma de manifestação cultural construída historicamente. 
Esse Esporte com certeza retrata um pedaço do que é o Brasil, falou em Brasil falamos de futebol , é isso é mundialmente, o impacto dele é enorme na sociedade sua influência abrange muitas esferas, outra área é o âmbito profissional, onde houve embates para a profissionalização do Esporte no país, até ter os nossos jovens sonhando com uma carreira bem sucedida na Europa com bons salários que vemos hoje houve rejeições como o clube Paulistano que se recusou a ter seus atletas remunerados com salários na década de 30 no século XX, 
 O futebol brasileiro visto como uma prática social, também se constitui num meio pelo qual os indivíduos expressam determinados sentimentos...o fato de torcer por um time mesmo quando esse não ganha títulos durante muitos anos pode ser vivido como um teste de fidelidade. Suportar as gozações de torcedores contrários após uma derrota põe a prova a paixão pelo time, mesmos nos momentos difíceis. Vencer um jogo contra um time tecnicamente mais forte reaviva a crença em um ser superior que realiza milagres (Daólio, 1997, p. 122).
Segundo Rodrigues et al. (2016), o futebol é uma modalidade esportiva de grande prestígio nacional e internacional, e parte deste fascínio está associado ao grandeaporte midiático que o esporte recebe. O futebol mexe com o imaginário das pessoas, muitos meninos sonham em ser jogadores, ganhar muito dinheiro, ajudar a família, obter fama, comprar carros importados e mansões. São aspirações e desejos que movem milhares de crianças a buscar a carreira de jogador de futebol.
“Numa tarde ensolarada do verão haitiano, em 18 de agosto de 2004, um evento extraordinário iria alterar o duro cotidiano da capital do país caribenho: a seleção brasileira de futebol, tetracampeã mundial, chegava a Porto Príncipe para participar do histórico Jogo da Paz. Do aeroporto ao estádio, foram cinco quilômetros de festejos, acenos e foguetório, com uma multidão de haitianos acompanhando a pé os ídolos brasileiros. Durante a partida, 15 mil pessoas assistiram fascinadas à exibição de craques como Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho. Pouco importou ter a seleção da casa perdido o jogo por 6 x 0. Naquele dia, haitianos e brasileiros alegraram-se por celebrar juntos a amizade que une os dois povo” (Antonio José Ferreira Simões, 2011)
Os países vivam em União em prol da do crescimento do país, para o desenvolvimento, em meio ao caos, brasileiros e haitianos celebraram a amizade, por alguns instantes a pobreza deu lugar ao sorriso a miséria, fome deram lugar a alegria, o futebol conseguiu romper barreiras intransponíveis que muitas vezes organizações internacionais não conseguiram unir um povo em guerra e mostrar que é uma ferramenta e esporte essencial e causador de impactos na transformação, no crescimento e na cultura de uma sociedade. 
 
Seleção brasileira recebida no “Jogo da Paz.”
O futebol é um esporte que jamais pode ser desprezado, rejeitado ou menosprezado, seu poder dentro da sociedade é impactante, capaz trazer a noção da competição, união, de incluir é unir pessoas, povos, raças, nações totalmente diferentes e com culturas diferentes, religiões, capaz de substituir momentos críticos e delicados por momentos de prazer alegria, ele é capaz de parar guerras, resgatar pessoas de situações desprezíveis, esse é o tão conhecido futebol, uma bola e tudo pode acontecer. 
MÉTODO
Esta pesquisa tem natureza de caráter exploratório de artigos já desenvolvidos sobre o tema de abordagem qualitativa já que apresenta uma revisão da literatura acerca do tema, dessa forma cheguei ao entendimento que seria a forma de alcançar o objetivo proposto no trabalho, bem como se faz uma análise de sites da internet que apresentam conteúdos para o auxílio no desenvolvimento que tem como objetivo apresentar a importância do futebol como uma ferramenta e meio de inclusão , suas influências na sociedade, uma manifestação cultural de povos variáveis e âmbitos diferentes da sua ação.
CONCLUSÃO
Ao fim do presente artigo cheguei as seguintes conclusões sobre o tema proposto, que o futebol tem total ligação com a cultura brasileira e várias dimensões a influência causada na nossa sociedade, a importância de estudar a modalidade e seus efeitos no meio em que vivemos, razões sociais que nos motivam a cada vez mais acreditar na prática do Esporte, associação do futebol com a educação que é primordial na formação de cidadãos conscientes da necessidade da coletividade e os benefícios que adquirimos ao investigar o assunto de perto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AZEVEDO, Marco Antônio Oliveira; GOMES FILHO, Arnóbio. Competitividade e inclusão social por meio do esporte. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 33, n. 3, p. 589- 603, 201. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/693 Acesso em: 04 novembro 2021.
BEZERRA, Antônio; DOMINGUES, Tainá; RIBEIRO, Carlos Henrique de V. Esporte e inclusão social: estudo de caso de uma equipe de alto nível de futsal. Salusvita, Bauru, v. 31, n.1, p. 7-18, 2012. Disponível em: https://secure.usc.br/static/biblioteca/salusvita/salusvita_v31_n1_2012_art_01.pdf. Acessado em 05.11.2021.
DA MATTA, Roberto et. al. O universo do Futebol: esporte e sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1982.
DAÓLIO, Jocimar. Cultura: Educação física e futebol. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1997.
FERNANDES, Luciane Pereira; MÜLLER, Verônica Regina. Exclusão e Inclusão Social: contribuições e experiências Inclusivas na educação física. Curitiba: SEED/PR, p. 949-4, 2009.
SIMÕES, Antônio José Ferreira. Brasil e Haiti: parceria em busca de um futuro melhor. In: BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Fundação Alexandre Gusmão (Ed.). III Seminário Brasil-Noruega sobre Paz e Reconciliação. Brasília: Funag, 2011. p. 11-28. Disponível em: http://funag.gov.br/loja/download/883-III_Seminario_Brasil_Noruega.pdf Acesso em: 04 novembro 2021.
VIANNA, José Antonio; LOVISOLO, Hugo Rodolfo. A inclusão social através do esporte: a percepção dos educadores. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 25, n. 2, p.285-296, 2011.

Continue navegando