Logo Passei Direto
Buscar

Clínica Médica e Cirúrgica de Ruminantes

User badge image
Lívia Rufino

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Nestes tempos de pandemia, uma das atividades econômicas que mais se destacaram no Brasil foi o Agronegócio. Neste cenário, o veterinário tem sido fundamental na aplicação e inovação de todas as tecnológicas que sustentam a enorme geração das riquezas oriundas da criação de animais. Entretanto, no mês de setembro de 2020, um determinado agravo afetou as exportações de um famoso produto animal brasileiro.
Assinale abaixo qual o agravo que paralisou as exportações brasileiras do tal produto para o Gigante Asiático, sendo que o veto se manteve até recentemente?
a) Encefalopatia espongiforme bovina
b) Raiva dos herbívoros
c) Mormo
d) Febre aftosa
e) Peste suína africana

Entre os importantes patógenos causadores de mastite em nossos rebanhos, assinale abaixo a alternativa que representa aquele que ultimamente mais tem sido alvo de erradicação pelos veterinários em várias fazendas do Brasil, com grandes chances de sucesso e sem o descarte das vacas.
a) Staphylococcus aureus
b) Streptococcus agalactiae
c) Klebsiella
d) Estreptococcus bovis
e) Staphylococcus (não aureus)

Vaca Holandesa, 650 kg de peso, em lactação, recém-introduzida no rebanho é referida com a seguinte sintomatologia: diminuição da produção de leite de 35 para 31 kg, andar em ovos, movimentos ruminais 2 completos por minuto, movimentos respiratórios 26 movimentos por minuto, temperatura retal 38,79C. No exame específico do locomotor nota-se uma lesão com pontos enegrecidos restrita ao talão nos cascos dos membros torácicos e pélvicos, uma lesão próxima à coroa do casco em vista plantar do membro pélvico direito e esquerdo com formato arredondado com diámetro de 3 cm, com tecido de granulação aparecendo, sem sangramento e pelos eriçados ao redor e com dor ao toque. Nos tetos anteriores observam-se múltiplas nodulações indolores e achatados na pele, com aproximadamente 5 mm de comprimento por 3 mm de elevação da pele.
Sobre a etiologia da enfermidade que causou a perda do leite pode-se afirmar que:
a) Trata-se de uma mastite.
b) Trata-se de uma papilomatose.
c) Trata-se de uma erosão de talão.
d) Trata-se de uma dermatite digital.
e) Trata-se de uma dermatite interdigital.

Para uso na clínica de ruminantes, Cloreto de Isometamidium, Subnitrato de imuto, Propilenoglicol, Tildipirosina e Levamisol são, respectivamente:
a) Tripanocida, selante de teto, precursor gliconeogênico, antibiótico metafilático e antinelmíntico.
b) Anestésico local, agente pré-dipping, antisséptico, antitérmico, desinfetante.
c) Anti-helmíntico, antisséptico, agente pré-dipping, quimioterápico, tripanocida.
d) Tripanocida, selante de teto, anestésico local, anti-inflamatório, anti helmíntico.
e) Agente pré-dipping, desinfetante, quimioterápico, tripanocida, precursor gliconeogênico.

A laminite bovina é uma doença que acomete a pododerme causando dor e aparecimento de lesões secundárias no casco. Desta forma é correto somente o que se afirmar em:
a) O rúmen é o órgão desencadeador da doença na grande maioria das vezes e quando diagnosticamos essa enfermidade devemos tratar a condição ruminal, através da administração de vinagre por via oral.
b) O tratamento da laminite crônica em bovinos visa melhorar a condição do rúmen, fornecendo alimentação a base de grãos e forragem com pouca fibra.
c) Em vacas leiteiras submetidas a sistemas de produção intensivo, prevalece a forma subclínica de laminite.
d) Clinicamente apresenta lesão em um único dígito do membro pélvico, causando poucos transtornos e por isso devendo ser tratado localmente.
e) Quando observamos o indivíduo com essa afecção, todo o rebanho deve ser tratado e o corte total da ração concentrada deve ser o primeiro passo para resolução do problema.

As doenças podais em bovinos têm origem multifatorial e estão relacionadas aos sistemas de produção. Tradicionalmente os profissionais são treinados para o diagnóstico e tratamento das doenças, quando estas se manifestam. Entretanto é fundamental identificar os fatores de risco ou predisponentes das doenças do aparelho locomotor. Considerando a afirmativa acima é correto apenas o que se afirmar em:
a) A genética é um fator de risco de extrema importância para as lesões de casco, principalmente no gado de leite, nos quais a seleção genética para cascos mais saudáveis e resistentes está sendo realizada durante muito tempo.
b) O estresse ambiental leva a liberação de cortisol pelas adrenais, aumentando a imunidade evitando o aparecimento de problemas no casco.
c) Condições ambientais encontradas em um confinamento são normalmente ideais para predispor os lemas podais.
d) As vacas a pasto ficam com os cascos mais secos e isso confere fragilidade aos cascos, sendo a rachadura o acometimento mais frequente.
e) Condições nas quais as vacas permanecem muito tempo em pé, em locais alagados e contaminados, com uma alta taxa de lotação predispõe a ocorrência de lesões articulares.

Em uma cabanha está ocorrendo um surto de morte súbita, os ovinos apresentam-se apáticos, ictéricos, com a urina enegrecida e vêm a óbito em poucos dias. O diagnóstico é intoxicação por cobre.
a) Dietas com 6 ppm de cobre para 1 ppm de molibidênio (6:1 Cu/Mo) é uma relação Teeal para ovinos.
b) O sal mineral de bovinos pode ser fornecido normalmente para ovinos pois apesar de possuir concentrações maiores de cobre os ovinos comem menos e dessa forma não causa problemas.
c) O molibidato de amônia aplicado por via subcutânea mensalmente nos ovinos faz parte do protocolo de prevenção de intoxicação por cobre em rebanhos de ovinos com histórico dessa enfermidade.
d) Altas concentrações séricas de cobre levam a lesão hepática grave o que é responsável pela icterícia encontrada nos ovinos intoxicados por cobre.
e) O cobre sérico normal de um ovino é de até 500mg/dL.

A presença de cálculos urinários ou urólitos em pequenos ruminantes pode desencadear um sério problema denominado urolitíase. Esta alteração, comum em caprinos e ovinos machos, pode causar obstrução da uretra, em decorrência da sua estrutura.
No que concerne ao tema abordado, é CORRETO concluir:
a) A estrutura anatômica não justifica a retenção de urólitos. A principal causa é o regime de confinamento e a presença de oxalatos ou sílica nos suplementos alimentares.
b) Devido à anatomía, o corpo do pênis, que é musculocavernoso, possui pequenos espaços sanguíneos divididos por quantidades substanciais por tecido fibroelástico resistente.
c) Os urólitos podem ocorrer em machos castrados, porém a anatomia do corpo do pênis, que é fibroelástica, pode, como consequência, ocasionar de traumatismos secundários à monta.
d) A estrutura anatômica fibroelástica pode formar urólitos e desencadear uma alteração metabólica entre os teores de fósforo, cálcio e magnésio da dieta de animais.
e) Em ovinos a estrutura anatômica é longa, estreita e tortuosa (flexura sigmoide) com processo uretral (vermiforme) fino e longo no apêndice da glande, que pode impedir o fluxo normal da urina, que passa a ficar retida na bexiga favorecendo a formação dos cálculos.

De forma genérica, as zoomoses são definidas como doenças comuns a homens e animais. No entanto, torna-se necessário compreender a relação entre os diferentes hospedeiros e conhecer os possíveis reservatórios do agente etiológico.
Com relação ao tema, analise as asserções a seguir: A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda - letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. No entanto, em relação ao 'sentido da transmissão da raiva é considerada uma antropozoonose.
PORQUE A infecção pelo vírus da raiva é transmitida ao homem, por reservatório animal.
E, a transmissão pode ser subdividida em quatro ciclos epidemiológicos: ciclo aéreo, que envolve os morcegos; ciclo rural, representado pelos animais de produção; ciclo urbano, relacionado aos cães e gatos; ciclo silvestre terrestre, que engloba os saguis, cachorros do mato, raposas, guaxinim, entre outros animais selvagens.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa.
d) A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, uma proposição verdadeira.
e) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada de vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China. Tratava-se de uma nova cepa (tipo) de coronavirus que não havia sido identificada antes em seres humanos. Em 30 de Janeiro de 2020, a OMS declarou que o surto do novo coronavírus constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) - o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional, a ESPII é considerada, nos termos do Regulamento Sanitário Internacional (RSI), 'um evento extraordinário que pode constituir um risco de saúde pública para outros países devido a disseminação internacional de doenças; e potencialmente requer uma resposta internacional coordenada e Imediata'. No entanto, apenas em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia.
Assinale a alternativa que apresenta a definição mais adequada para o termo PANDEMIA, de acordo com o Guia de Vigilância Epidemiológica (Brasil, 2009):
a) Pandemia: doença viral de transmissão direta com rápida disseminação entre as pessoas.
b) Pandemia: quando determinada doença atinge mortalidade maior que o esperado.
c) Pandemia: doença que atinge taxa de incidência maior que 50% em diferentes países.
d) Pandemia: endemia de uma doença que afeta pessoas em muitos países e continentes.
e) Pandemia: epidemia de uma doença que afeta pessoas em muitos países e continentes.

Analise a relação entre as seguintes afirmativas: De acordo com o Guia de Vigilância Epidemiológica (Brasil. 2009), o tratamento de animais positivos não é uma medida aceita para o controle da Leishmaniose Tegumentar Americana.
PORQUE O tratamento de animais com a Leishmaniose Tegumentar Americana poderá conduzir ao risco de selecionar parasitos resistentes às drogas utilizadas para o tratamento de casos humanos.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa.
d) A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, uma proposição verdadeira.
e) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Um bovino em campo nativo e suplementado com farelo de milho e trigo (ad libitum) apresentou os seguintes sinais: inapetência, atonia ruminal, flanco esquerdo distendido com som timpânico à percussão, sinais vitais normais, dificuldade de locomoção tendência à imobilidade. Na análise do líquido ruminal, foram encontrados pH 5,0, teste do azul de metileno de 12 minutos, diminuição do número e da mobilidade dos protozoários à microscopia.
Assinale a alternativa que apresenta a suspeita clínica correta.
a) Acidose láctica ruminal.
b) Timpanismo espumoso.
c) Timpanismo gasoso.
d) Indigestão simples.
e) Indigestão vagal.

Nos ruminantes, o agente etiológico Neorickettsia risticci, está associado a:
a) Quadro de anemia.
b) Quadro neurológico.
c) Quadro de diarreia.
d) Regiões secas e áridas.
e) Presença de carrapatos.

O músculo particularmente comprometido na afecção do sistema locomotor conhecida como fixação dorsal de patela é o:
a) Gastrocnêmio.
b) Semiotendíneo.
c) Quadriceps femoral.
d) Tensor da fascia lata.
e) Fibular terceiro.

Sobre a anestesia de ruminantes, é correto afirmar:
a) anestesia paravertebral é uma técnica de anestesia regional em que os nervos de T13, LI e L2 são bloqueados permitindo a laparotomia pelo flanco.
b) Os bovinos são animais extremamente resistentes aos alfa-2 agonista.
c) A anestesia epidural em pequenos ruminantes é realizada no espaço Col-Co2.
d) A anestesia de Bier é utilizada para procedimentos em membros, e consiste em um garrote acima do local do procedimento e administração de anestésico local com epinefrina intravenoso.
e) A anestesia paravertebral é a melhor técnica anestésica para laparotomia pelo flanco, promovendo anestesia somente de pele.

A rumenotomia é uma cirurgia realizada com frequência em bovinos e possui o potencial de diagnosticar e tratar diversas enfermidades, dentre elas:
a) Indigestão vagal, corpos estranhos abomasais e reticulite traumática.
b) Deslocamentos de abomaso, corpos estranhos ruminais e reticulopericardite traumática.
c) Obstrução esofágica por corpos estranhos, presença de corpos estranhos no rúmen e compactação de omaso.
d) Peritonite, rumenite, reticulite e compactação de abomaso.
e) Úlceras abomasais, indigestão vagal e deslocamentos de omaso.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Nestes tempos de pandemia, uma das atividades econômicas que mais se destacaram no Brasil foi o Agronegócio. Neste cenário, o veterinário tem sido fundamental na aplicação e inovação de todas as tecnológicas que sustentam a enorme geração das riquezas oriundas da criação de animais. Entretanto, no mês de setembro de 2020, um determinado agravo afetou as exportações de um famoso produto animal brasileiro.
Assinale abaixo qual o agravo que paralisou as exportações brasileiras do tal produto para o Gigante Asiático, sendo que o veto se manteve até recentemente?
a) Encefalopatia espongiforme bovina
b) Raiva dos herbívoros
c) Mormo
d) Febre aftosa
e) Peste suína africana

Entre os importantes patógenos causadores de mastite em nossos rebanhos, assinale abaixo a alternativa que representa aquele que ultimamente mais tem sido alvo de erradicação pelos veterinários em várias fazendas do Brasil, com grandes chances de sucesso e sem o descarte das vacas.
a) Staphylococcus aureus
b) Streptococcus agalactiae
c) Klebsiella
d) Estreptococcus bovis
e) Staphylococcus (não aureus)

Vaca Holandesa, 650 kg de peso, em lactação, recém-introduzida no rebanho é referida com a seguinte sintomatologia: diminuição da produção de leite de 35 para 31 kg, andar em ovos, movimentos ruminais 2 completos por minuto, movimentos respiratórios 26 movimentos por minuto, temperatura retal 38,79C. No exame específico do locomotor nota-se uma lesão com pontos enegrecidos restrita ao talão nos cascos dos membros torácicos e pélvicos, uma lesão próxima à coroa do casco em vista plantar do membro pélvico direito e esquerdo com formato arredondado com diámetro de 3 cm, com tecido de granulação aparecendo, sem sangramento e pelos eriçados ao redor e com dor ao toque. Nos tetos anteriores observam-se múltiplas nodulações indolores e achatados na pele, com aproximadamente 5 mm de comprimento por 3 mm de elevação da pele.
Sobre a etiologia da enfermidade que causou a perda do leite pode-se afirmar que:
a) Trata-se de uma mastite.
b) Trata-se de uma papilomatose.
c) Trata-se de uma erosão de talão.
d) Trata-se de uma dermatite digital.
e) Trata-se de uma dermatite interdigital.

Para uso na clínica de ruminantes, Cloreto de Isometamidium, Subnitrato de imuto, Propilenoglicol, Tildipirosina e Levamisol são, respectivamente:
a) Tripanocida, selante de teto, precursor gliconeogênico, antibiótico metafilático e antinelmíntico.
b) Anestésico local, agente pré-dipping, antisséptico, antitérmico, desinfetante.
c) Anti-helmíntico, antisséptico, agente pré-dipping, quimioterápico, tripanocida.
d) Tripanocida, selante de teto, anestésico local, anti-inflamatório, anti helmíntico.
e) Agente pré-dipping, desinfetante, quimioterápico, tripanocida, precursor gliconeogênico.

A laminite bovina é uma doença que acomete a pododerme causando dor e aparecimento de lesões secundárias no casco. Desta forma é correto somente o que se afirmar em:
a) O rúmen é o órgão desencadeador da doença na grande maioria das vezes e quando diagnosticamos essa enfermidade devemos tratar a condição ruminal, através da administração de vinagre por via oral.
b) O tratamento da laminite crônica em bovinos visa melhorar a condição do rúmen, fornecendo alimentação a base de grãos e forragem com pouca fibra.
c) Em vacas leiteiras submetidas a sistemas de produção intensivo, prevalece a forma subclínica de laminite.
d) Clinicamente apresenta lesão em um único dígito do membro pélvico, causando poucos transtornos e por isso devendo ser tratado localmente.
e) Quando observamos o indivíduo com essa afecção, todo o rebanho deve ser tratado e o corte total da ração concentrada deve ser o primeiro passo para resolução do problema.

As doenças podais em bovinos têm origem multifatorial e estão relacionadas aos sistemas de produção. Tradicionalmente os profissionais são treinados para o diagnóstico e tratamento das doenças, quando estas se manifestam. Entretanto é fundamental identificar os fatores de risco ou predisponentes das doenças do aparelho locomotor. Considerando a afirmativa acima é correto apenas o que se afirmar em:
a) A genética é um fator de risco de extrema importância para as lesões de casco, principalmente no gado de leite, nos quais a seleção genética para cascos mais saudáveis e resistentes está sendo realizada durante muito tempo.
b) O estresse ambiental leva a liberação de cortisol pelas adrenais, aumentando a imunidade evitando o aparecimento de problemas no casco.
c) Condições ambientais encontradas em um confinamento são normalmente ideais para predispor os lemas podais.
d) As vacas a pasto ficam com os cascos mais secos e isso confere fragilidade aos cascos, sendo a rachadura o acometimento mais frequente.
e) Condições nas quais as vacas permanecem muito tempo em pé, em locais alagados e contaminados, com uma alta taxa de lotação predispõe a ocorrência de lesões articulares.

Em uma cabanha está ocorrendo um surto de morte súbita, os ovinos apresentam-se apáticos, ictéricos, com a urina enegrecida e vêm a óbito em poucos dias. O diagnóstico é intoxicação por cobre.
a) Dietas com 6 ppm de cobre para 1 ppm de molibidênio (6:1 Cu/Mo) é uma relação Teeal para ovinos.
b) O sal mineral de bovinos pode ser fornecido normalmente para ovinos pois apesar de possuir concentrações maiores de cobre os ovinos comem menos e dessa forma não causa problemas.
c) O molibidato de amônia aplicado por via subcutânea mensalmente nos ovinos faz parte do protocolo de prevenção de intoxicação por cobre em rebanhos de ovinos com histórico dessa enfermidade.
d) Altas concentrações séricas de cobre levam a lesão hepática grave o que é responsável pela icterícia encontrada nos ovinos intoxicados por cobre.
e) O cobre sérico normal de um ovino é de até 500mg/dL.

A presença de cálculos urinários ou urólitos em pequenos ruminantes pode desencadear um sério problema denominado urolitíase. Esta alteração, comum em caprinos e ovinos machos, pode causar obstrução da uretra, em decorrência da sua estrutura.
No que concerne ao tema abordado, é CORRETO concluir:
a) A estrutura anatômica não justifica a retenção de urólitos. A principal causa é o regime de confinamento e a presença de oxalatos ou sílica nos suplementos alimentares.
b) Devido à anatomía, o corpo do pênis, que é musculocavernoso, possui pequenos espaços sanguíneos divididos por quantidades substanciais por tecido fibroelástico resistente.
c) Os urólitos podem ocorrer em machos castrados, porém a anatomia do corpo do pênis, que é fibroelástica, pode, como consequência, ocasionar de traumatismos secundários à monta.
d) A estrutura anatômica fibroelástica pode formar urólitos e desencadear uma alteração metabólica entre os teores de fósforo, cálcio e magnésio da dieta de animais.
e) Em ovinos a estrutura anatômica é longa, estreita e tortuosa (flexura sigmoide) com processo uretral (vermiforme) fino e longo no apêndice da glande, que pode impedir o fluxo normal da urina, que passa a ficar retida na bexiga favorecendo a formação dos cálculos.

De forma genérica, as zoomoses são definidas como doenças comuns a homens e animais. No entanto, torna-se necessário compreender a relação entre os diferentes hospedeiros e conhecer os possíveis reservatórios do agente etiológico.
Com relação ao tema, analise as asserções a seguir: A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda - letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. No entanto, em relação ao 'sentido da transmissão da raiva é considerada uma antropozoonose.
PORQUE A infecção pelo vírus da raiva é transmitida ao homem, por reservatório animal.
E, a transmissão pode ser subdividida em quatro ciclos epidemiológicos: ciclo aéreo, que envolve os morcegos; ciclo rural, representado pelos animais de produção; ciclo urbano, relacionado aos cães e gatos; ciclo silvestre terrestre, que engloba os saguis, cachorros do mato, raposas, guaxinim, entre outros animais selvagens.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa.
d) A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, uma proposição verdadeira.
e) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada de vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China. Tratava-se de uma nova cepa (tipo) de coronavirus que não havia sido identificada antes em seres humanos. Em 30 de Janeiro de 2020, a OMS declarou que o surto do novo coronavírus constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) - o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional, a ESPII é considerada, nos termos do Regulamento Sanitário Internacional (RSI), 'um evento extraordinário que pode constituir um risco de saúde pública para outros países devido a disseminação internacional de doenças; e potencialmente requer uma resposta internacional coordenada e Imediata'. No entanto, apenas em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia.
Assinale a alternativa que apresenta a definição mais adequada para o termo PANDEMIA, de acordo com o Guia de Vigilância Epidemiológica (Brasil, 2009):
a) Pandemia: doença viral de transmissão direta com rápida disseminação entre as pessoas.
b) Pandemia: quando determinada doença atinge mortalidade maior que o esperado.
c) Pandemia: doença que atinge taxa de incidência maior que 50% em diferentes países.
d) Pandemia: endemia de uma doença que afeta pessoas em muitos países e continentes.
e) Pandemia: epidemia de uma doença que afeta pessoas em muitos países e continentes.

Analise a relação entre as seguintes afirmativas: De acordo com o Guia de Vigilância Epidemiológica (Brasil. 2009), o tratamento de animais positivos não é uma medida aceita para o controle da Leishmaniose Tegumentar Americana.
PORQUE O tratamento de animais com a Leishmaniose Tegumentar Americana poderá conduzir ao risco de selecionar parasitos resistentes às drogas utilizadas para o tratamento de casos humanos.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa.
d) A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, uma proposição verdadeira.
e) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Um bovino em campo nativo e suplementado com farelo de milho e trigo (ad libitum) apresentou os seguintes sinais: inapetência, atonia ruminal, flanco esquerdo distendido com som timpânico à percussão, sinais vitais normais, dificuldade de locomoção tendência à imobilidade. Na análise do líquido ruminal, foram encontrados pH 5,0, teste do azul de metileno de 12 minutos, diminuição do número e da mobilidade dos protozoários à microscopia.
Assinale a alternativa que apresenta a suspeita clínica correta.
a) Acidose láctica ruminal.
b) Timpanismo espumoso.
c) Timpanismo gasoso.
d) Indigestão simples.
e) Indigestão vagal.

Nos ruminantes, o agente etiológico Neorickettsia risticci, está associado a:
a) Quadro de anemia.
b) Quadro neurológico.
c) Quadro de diarreia.
d) Regiões secas e áridas.
e) Presença de carrapatos.

O músculo particularmente comprometido na afecção do sistema locomotor conhecida como fixação dorsal de patela é o:
a) Gastrocnêmio.
b) Semiotendíneo.
c) Quadriceps femoral.
d) Tensor da fascia lata.
e) Fibular terceiro.

Sobre a anestesia de ruminantes, é correto afirmar:
a) anestesia paravertebral é uma técnica de anestesia regional em que os nervos de T13, LI e L2 são bloqueados permitindo a laparotomia pelo flanco.
b) Os bovinos são animais extremamente resistentes aos alfa-2 agonista.
c) A anestesia epidural em pequenos ruminantes é realizada no espaço Col-Co2.
d) A anestesia de Bier é utilizada para procedimentos em membros, e consiste em um garrote acima do local do procedimento e administração de anestésico local com epinefrina intravenoso.
e) A anestesia paravertebral é a melhor técnica anestésica para laparotomia pelo flanco, promovendo anestesia somente de pele.

A rumenotomia é uma cirurgia realizada com frequência em bovinos e possui o potencial de diagnosticar e tratar diversas enfermidades, dentre elas:
a) Indigestão vagal, corpos estranhos abomasais e reticulite traumática.
b) Deslocamentos de abomaso, corpos estranhos ruminais e reticulopericardite traumática.
c) Obstrução esofágica por corpos estranhos, presença de corpos estranhos no rúmen e compactação de omaso.
d) Peritonite, rumenite, reticulite e compactação de abomaso.
e) Úlceras abomasais, indigestão vagal e deslocamentos de omaso.

Prévia do material em texto

@LIVIARUFIINO.VET 
 
QUESTÕES: 
 
1- Nestes tempos de pandemia, uma das atividades econômicas que mais se 
destacaram no Brasil foi o Agronegócio. Neste cenário, o veterinário tem sido 
fundamental na aplicação e inovação de todas as tecnológicas que sustentam a enorme 
geração das riquezas oriundas da criação de animais. Entretanto, no mês de setembro 
de 2020, um determinado agravo afetou as exportações de um famoso produto animal 
brasileiro. Assinale abaixo qual o agravo que paralisou as exportações brasileiras do tal 
produto para o Gigante Asiático, sendo que o veto se manteve até recentemente? 
a) Encefalopatia espongiforme bovina 
b) Raiva dos herbívoros 
c) Mormo 
d) Febre aftosa 
e) Peste suína africana 
 
2- Entre os importantes patógenos causadores de mastite em nossos rebanhos, 
assinale abaixo a alternativa que representa aquele que ultimamente mais tem sido alvo 
de erradicação pelos veterinários em várias fazendas do Brasil, com grandes chances 
de sucesso e sem o descarte das vacas? 
a) Staphylococcus aureus 
b) Streptococcus agalactiae 
c) Klebsiella 
d) Estreptococcus bovis 
e) Staphylococcus (não aureus) 
 
3- Vaca Holandesa, 650 kg de peso, em lactação, recém-introduzida no rebanho é 
referida com a seguinte sintomatologia: diminuição da produção de leite de 35 para 31 
kg, andar em ovos, movimentos ruminais 2 completos por minuto, movimentos 
respiratórios 26 movimentos por minuto, temperatura retal 38,79C. No exame específico 
do locomotor nota-se uma lesão com pontos enegrecidos restrita ao talão nos cascos 
dos membros torácicos e pélvicos, uma lesão próxima à coroa do casco em vista plantar 
do membro pélvico direito e esquerdo com formato arredondado com diámetro de 3 cm, 
com tecido de granulação aparecendo, sem sangramento e pelos eriçados ao redor e 
com dor ao toque. Nos tetos anteriores observam-se múltiplas nodulações indolores e 
achatados na pele, com aproximadamente 5 mm de comprimento por 3 mm de elevação 
da pele. Sobre a etiologia da enfermidade que causou a perda do leite pode- se afirmar 
que: 
a) Trata-se de uma mastite. 
b) Trata-se de uma papilomatose. 
c) Trata-se de uma erosão de talão. 
@LIVIARUFIINO.VET 
 
d) Trata-se de uma dermatite digital. 
e) Trata-se de uma dermatite interdigital 
 
4- Considerando uma vaca de alta produção leiteira, com 6 anos de idade e 7 meses de 
prenhes, qual a medida a ser tomada em caso de prolapso vaginal recidivo na mesma 
gestação? 
a) Fetotomia 
b) Cesariana 
c) Uso de ocitocina 
d) Descarte do animal 
e) Redução do prolapso e sutura vulvar 
 
5- Para uso na clínica de ruminantes, Cloreto de Isometamidium, Subnitrato de imuto, 
Propilenoglicol, Tildipirosina e Levamisol são, respectivamente: 
a) Tripanocida, selante de teto, precursor gliconeogênico, antibiótico metafilático e 
antinelmíntico. 
b) Anestésico local, agente pré-dipping, antisséptico, antitérmico, desinfetante. 
c) Anti-helmíntico, antisséptico, agente pré-dipping, quimioterápico, tripanocida. 
d) Tripanocida, selante de teto, anestésico local, anti-inflamatório, anti helmíntico. 
e) Agente pré-dipping, desinfetante, quimioterápico, tripanocida, precursor 
gliconeogênico. 
 
6- A laminite bovina é uma doença que acomete a pododerme causando dor e 
aparecimento de lesões secundárias no casco. Desta forma é correto somente o que se 
afirmar em: 
a) O rúmen é o órgão desencadeador da doença na grande maioria das vezes e quando 
diagnosticamos essa enfermidade devemos tratar a condição ruminal, através da 
administração de vinagre por via oral. 
b) O tratamento da laminite crônica em bovinos visa melhorar a condição do rúmen, 
fornecendo alimentação a base de grãos e forragem com pouca fibra. 
c) Em vacas leiteiras submetidas a sistemas de produção intensivo, prevalece a forma 
subclínica de laminite. 
d) Clinicamente apresenta lesão em um único dígito do membro pélvico, causando 
poucos transtornos e por isso devendo ser tratado localmente. 
e) Quando observamos o indivíduo com essa afecção, todo o rebanho deve ser tratado 
e o corte total da ração concentrada deve ser o primeiro passo para resolução do 
problema. 
@LIVIARUFIINO.VET 
 
7- As doenças podais em bovinos têm origem multifatorial e estão relacionadas aos 
sistemas de produção. Tradicionalmente os profissionais são treinados para o 
diagnóstico e tratamento das doenças, quando estas se manifestam. Entretanto é 
fundamental identificar os fatores de risco ou predisponentes das doenças do aparelho 
locomotor. Considerando a afirmativa acima é correto apenas o que se afirmar em: 
a) A genética é um fator de risco de extrema importância para as lesões de casco, 
principalmente no gado de leite, nos quais a seleção genética para cascos mais 
saudáveis e resistentes está sendo realizada durante muito tempo. 
b) O estresse ambiental leva a liberação de cortisol pelas adrenais, aumentando a 
imunidade evitando o aparecimento de problemas no casco. 
c) Condições ambientais encontradas em um confinamento são normalmente ideais 
para predispor os lemas podais. 
d) As vacas a pasto ficam com os cascos mais secos e isso confere fragilidade aos 
cascos, sendo a rachadura o acometimento mais frequente. 
e) Condições nas quais as vacas permanecem muito tempo em pé, em locais alagados 
e contaminados, com uma alta taxa de lotação predispõe a ocorrência de lesões 
articulares. 
 
8- Em uma cabanha está ocorrendo um surto de morte súbita, os ovinos apresentam-
se apáticos, ictéricos, com a urina enegrecida e vêm a óbito em poucos dias. O 
diagnóstico é intoxicação por cobre. 
a) Dietas com 6 ppm de cobre para 1 ppm de molibidênio (6:1 Cu/Mo) é uma relação 
Teeal para ovinos. 
b) O sal mineral de bovinos pode ser fornecido normalmente para ovinos pois apesar de 
possuir concentrações maiores de cobre os ovinos comem menos e dessa forma não 
causa problemas. 
c) O molibidato de amônia aplicado por via subcutânea mensalmente nos ovinos faz 
parte do protocolo de prevenção de intoxicação por cobre em rebanhos de ovinos com 
histórico dessa enfermidade. 
d) Altas concentrações séricas de cobre levam a lesão hepática grave o que 
éresponsável pela icterícia encontrada nos ovinos intoxicados por cobre. 
e) O cobre sérico normal de um ovino é de até 500mg/dL. 
 
9- A presença de cálculos urinários ou urólitos em pequenos ruminantes pode 
desencadear um sério problema denominado urolitíase. Esta alteração, comum em 
caprinos e ovinos machos, pode causar obstrução da uretra, em decorrência da sua 
estrutura. No que concerne ao tema abordado, é CORRETO concluir: 
a) A estrutura anatômica não justifica a retenção de urólitos. A principal causa é o regime 
de confinamento e a presença de oxalatos ou sílica nos suplementos alimentares. 
b) Devido à anatomía, o corpo do pênis, que é musculocavernoso, possui pequenos 
espaços sanguíneos divididos por quantidades substanciais por tecido fibroelástico 
resistente. 
@LIVIARUFIINO.VET 
 
c) Os urólitos podem ocorrer em machos castrados, porém a anatomia do corpo do 
pênis, que é fibroelástica, pode, como consequência, ocasionar de traumatismos 
secundários à monta. 
d) A estrutura anatômica fibroelástica pode formar urólitos e desencadear uma alteração 
metabólica entre os teores de fósforo, cálcio e magnésio da dieta de animais. 
e) Em ovinos a estrutura anatômica é longa, estreita e tortuosa (flexura sigmoide) com 
processo uretral (vermiforme) fino e longo no apêndice da glande, que pode impedir o 
fluxo normal da urina, que passa a ficar retida na bexiga favorecendo a formação dos 
cálculos. 
 
10- De forma genérica, as zoomoses são definidas como doenças comuns a homens e 
animais. No entanto, torna-se necessário compreender a relação entre os diferentes 
hospedeiros e conhecer os possíveis reservatórios do agente etiológico. Com relação 
ao tema, analise as asserções a seguir:A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza 
como umaencefalite progressiva aguda - letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao 
vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. No entanto, em relação ao "sentido da 
transmissão da raiva é considerada uma antropozoonose. 
PORQUE 
A infecção pelo vírus da raiva é transmitida ao homem, por reservatório animal. E, a 
transmissão pode ser subdividida em quatro ciclos epidemiológicos: ciclo aéreo, que 
envolve os morcegos; ciclo rural, representado pelos animais de produção; ciclo urbano, 
relacionado aos cães e gatos; ciclo silvestre terrestre, que engloba os saguis, cachorros 
do mato, raposas, guaxinim, entre outros animais selvagens 
Com base nas asserções, assinale a opção correta. 
a) As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa 
correta da primeira. 
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma 
justificativa correta da primeira. 
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa. 
d) A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, uma proposição verdadeira 
e) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas. 
 
 
 
 
 
 
 
@LIVIARUFIINO.VET 
 
11- Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) folalertada 
de vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República 
Popular da China. Tratava-se de uma nova cepa (tipo) de coronavirus que não havia 
sido identificada antes em seres humanos. Em 30 de Janeiro de 2020, a OMS declarou 
que o surto do novo coronavírus constitui uma Emergência de Saúde Pública de 
Importância Internacional (ESPII) - o mais alto nível de alerta da Organização, conforme 
previsto no Regulamento SanitárioInternacional, a ESPII é considerada, nos termos do 
Regulamento Sanitário Internacional (RSI), "um evento extraordinário que pode 
constituir um risco de saúde pública para outros países devido a disseminação 
internacional de doenças; e potencialmente requer uma resposta internacional 
coordenada e Imediata". No entanto, apenas em 11 de março de 2020, a COVID-19 fol 
caracterizada pela OMS como uma pandemia 
wwww.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19). 
Assinale a alternativa que apresenta a definição mais adequada para o termo 
PANDEMIA, de acordo com o Guia de Vigilância Epidemiológica (Brasil, 2009): 
a) Pandemia: doença viral de transmissão direta com rápida disseminação entre as 
pessoas. 
b) Pandemia: quando determinada doença atinge mortalidade maior que o esperado. 
c) Pandemia: doença que atinge taxa de incidência maior que 50% em diferentes países. 
d) Pandemia: endemia de uma doença que afeta pessoas em muitos países e 
continentes. 
e) Pandemia: epidemia de uma doença que afeta pessoas em muitos países e 
continentes. 
 
12- Analise a relação entre as seguintes afirmativas: 
De acordo com o Guia de Vigilância Epidemiológica (Brasil. 2009), o tratamento de 
animais positivos não é uma medida aceita para o controle da Leishmaniose 
Tegumentar Americana. 
PORQUE 
O tratamento de animais com a Leishmaniose Tegumentar Americana poderá conduzir 
ao risco de selecionar parasitos resistentes às drogas utilizadas para o tratamento de 
casos humanos. 
Marque a alternativa CORRETA: 
a) As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa 
correta da primeira. 
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma 
justificativa correta da primeira. 
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa. 
d) A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, uma proposição verdadeira. 
e) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas. 
@LIVIARUFIINO.VET 
 
13- Um bovino em campo nativo e suplementado com farelo de milho e trigo (ad libitum) 
apresentou os seguintes sinais: inapetência, atonia ruminal, flanco esquerdo distendido 
com som timpânico à percussão, sinais vitais normais, dificuldade de locomoção 
tendência à imobilidade. Na análise do líquido ruminal, foram encontrados pH 5,0, teste 
do azul de metileno de 12 minutos, diminuição do número e da mobilidade dos 
protozoários à microscopia. 
Assinale a alternativa que apresenta a suspeita clínica correta. 
a) Acidose láctica ruminal. 
b) Timpanismo espumoso. 
c) Timpanismo gasoso. 
d) Indigestão simples. 
e) Indigestão vagal. 
 
14- Nos ruminantes, o agente etiológico Neorickettsia risticci, está associado a: 
a) Quadro de anemia 
b) Quadro neurológico 
c) Quadro de diarreia 
d) Regiões secas e áridas 
e) Presença de carrapatos 
 
15- O músculo particularmente comprometido na afecção do sistema locomotor 
conhecida como fixação dorsal de patela é o: 
a) Gastrocnêmio. 
b) Semiotendíneo. 
c) Quadriceps femoral. 
d) Tensor da fascia lata. 
e) Fibular terceiro. 
 
16- Sobre a anestesia de ruminantes, é correto afirmar: 
a) anestesia paravertebral é uma técnica de anestesia regional em que os nervos de 
T13, LI e L2 são bloqueados permitindo a laparotomia pelo flanco. 
b) Os bovinos são animais extremamente resistentes aos alfa-2 agonista. 
c) A anestesia epidural em pequenos ruminantes é realizada no espaço Col-Co2. 
d) A anestesia de Bier é utilizada para procedimentos em membros, e consiste em um 
garrote acima do local do procedimento e administração de anestésico local com 
epinefrina intravenoso. 
@LIVIARUFIINO.VET 
 
e) A anestesia paravertebral é a melhor técnica anestésica para laparotomia pelo flanco, 
promovendo anestesia somente de pele. 
 
 
17- A rumenotomia é uma cirurgia realizada com frequência em bovinos e possui o 
potencial de diagnosticar e tratar diversas enfermidades, dentre elas: 
a) Indigestão vagal, corpos estranhos abomasais e reticulite traumática 
b) Deslocamentos de abomaso, corpos estranhos ruminais e 
reticulopericarditetraumática. 
c) Obstrução esofágica por corpos estranhos, presença de corpos estranhos no rúmen 
e compactação de omaso. 
d) Peritonite, rumenite, reticulite e compactação de abomaso. 
e) Úlceras abomasais, indigestão vagal e deslocamentos de omaso.

Mais conteúdos dessa disciplina