Buscar

Prévia do material em texto

Processo de Iniciação de um Projeto é a fase na qual se define as atividades para a realização de um novo projeto, seja ele de um novo produto ou serviço, novo empreendimento, ou a expansão de algum já existente. Segundo Keeling (2002) é nesta fase que se faz necessária o estudo de viabilidade econômica Financeira do projeto, para identificar a possibilidade da sua execução.
O estudo de viabilidade econômico-financeira busca apresentar a efetividade da gestão de custos do projeto, se a empresa terá retorno do valor investido, quais os riscos existentes, se existe a possibilidade de prejuízos, quais são os benefícios, e em quanto tempo haverá retorno.
Para obter essas informações é possível utilizar 3 técnicas:
· Usa-se a Taxa Interna de Retorno, que é representada por porcentagem, para indicar a taxa de crescimento esperado de um projeto. Essa taxa de desconto faz com que o VPL seja igual a zero.
· Usa-se o Valor Presente Líquido como indicador, positivos e negativos dos fluxos de caixa dos projetos realizados no mesmo período. Por meio dele é possível entender se o investimento será realmente viável. 
· O Payback calcula o tempo que determinado projeto irá demorar para gerar o retorno que pague o investimento.
Sobre a importância do desenvolvimento do termo de abertura de um projeto antes do processo de planejamento e após a elaboração do estudo de viabilidade, por se tratar de um documento que marca o início do projeto, é importante apresenta-lo antes do processo de planejamento e após a elaboração do estudo de viabilidade, pois, ele formaliza o início e o fim do projeto, mostra os resultados ,prazos de entregas, detalhes da equipe, solicita a liberação de recursos da organização, tanto financeiros quanto máquinas, equipamentos, materiais e os recursos humanos necessários para sua execução.