Buscar

contextualizada de farmacologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME: Daniele do Socorro Dias Gomes
	MATRÍCULA: 04088517
	CURSO: Farmácia
	POLO: Alcindo Cancela
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): 
	
 Farmacologia Básica - Atividade Contextualizada
No caso do J.S.A ao quebra sua perna o médico lhe prescreveu um dos apoiodes para dor, como ele não conhece a eficácia desse tipo de medicamento nem os seus efeitos colaterais, ele se alto medicou, sem saber o risco e consequências que estava correndo com os efeito colateral desse tipo de medicamento. Em alguns casos o paciente pode ter arritmia cardíaca, até mesmo uma overdose e vim a óbito. Os opioides são medicamentos usados ​​para tratar a dor. Existem muitos outros medicamentos para tratar a dor, tipo o paracetamol e o ibuprofeno por exemplo, caso eles não faça o efeito esperado o médico acaba prescrevendo um opoiode. Os opioides atuam ligando-se a receptores no cérebro e na medula espinhal, no intestino e em outras partes do corpo. Por vez vai diminuído a dor intensa e ajudar a tolerância a dor, agora o paciente que já toma apoiodes a muito tempo eles por vez já não fazem o mesmo efeito de quando se começou o tratamento, acaba se alto medicando por causa da dor, até mesmo em curto período de tempo, acaba se tornando dependente da droga, isso significa que se você esquecer de tomar uma dose ou interromper o uso você pode ser sintomas de abstinências, pode ser necessário continuar a fazer o uso do medicamento para evitar as crises de abstinências. A dependência é tratada por uma redução planejada do uso dos medicamentos, até que seu organismo se habitua para que não tenha mas os sintomas de abstinência.
possa se habituar a ela, para que não tenha sintomas de abstinência. Isso não significa que você seja viciado em opiáceos 
Os opioides têm vários efeitos colaterais possíveis. Em geral, quanto mais forte o opioide, maior a probabilidade de efeitos colaterais. Os efeitos colaterais mais comuns são prisão de ventre, enjoos (náuseas) e sonolência. Se o médico prescrever uma dose alta, ele pode causar, Sonolência excessiva, Confusão mental, Tontura ou desmaio e até Alucinações.
Sintomas de abstinência: ocorrem se você desenvolveu uma dependência física de opioides como descrito acima e, em seguida, para de tomá-los repentinamente. Os sintomas de abstinência incluem:
Sentir-se ansioso ou agitado, Não dormir (insônia); Suores; Dores musculares; Sentir-se doente; Diarreia; Cãibras na barriga; Bocejos.
Os opioides são divididos em dois grupos:
· Opioides fracos – codeína e di-hidrocodeína;
· Opioides fortes – tramadol, metadona, fentanil, morfina e oxicodona.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS: 
https://victorbarboza.com.br/analgesicos-opioides/ 
https://consultaremedios.com.br/oxicodona/bula 
https://www.spharmus.com.br/wp-content/uploads/2019/10/oxycontin.pdf 
https://www.medicinanet.com.br/conteudos/medicamentos/417/oxicodona.htm

Continue navegando