Buscar

Indices de produtividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PARA BLOCO DE ESTÁGIO EM UAN 
GRUPO (3-4 pessoas)
Entrega até 21/09/2022 (domingo)
Nomes e RAs
O colaborador no centro da Unidade de Alimentação e Nutrição
A Unidade de Alimentação e Nutrição tem como maior importância o “capital humano”. Nos modelos atuais, os quais encontramos em nosso campo de estágio, 70 a 80% das atividades de uma cozinha dependem de mão-de-obra, seja ela especializada ou não. Mas você já se perguntou se todas aquelas pessoas são necessárias? Você acredita que uns trabalham mais que outros?
A utilização de índices de produtividade ligados a gestão de pessoal em UAN, elucida estes questionamentos. Sua aplicabilidade tem diversas vertentes a serem observadas. Analisar com responsabilidade é observar os mais diversos aspectos que permeiam a realidade da UAN, equipamentos, mão de obra especializada, e tipos de serviços são alguns dos exemplos a serem considerados em cada situação.
Então vamos praticar!
1) Você está responsável pela base de produção que ofertará refeições para pessoas em “situação de rua” na cidade de Taboão da Serra. As refeições prontas para o consumo serão acondicionadas em caixas térmicas adequadas. A retirada das caixas e distribuição das refeições será uma responsabilidade do contratante. Este contrato contempla um cardápio básico com a seguinte composição:
Serão oferecidas diariamente 480 refeições no almoço e 160 no jantar de igual composição mais com variedade no cardápio. Sua gerência relatou que em outras unidades, a média de tempo para produzir a refeição é de 13 minutos. A equipe trabalhará 08 horas por dia, na confecção das refeições dos dois turnos (almoço e jantar).
Responda:
a) Quantos colaboradores precisaremos para atender este contrato? Demonstre o cálculo.
b) Está previsto para este contrato a locação de equipamentos como embaladora automática e forno combinado. Estas duas aquisições podem variar seu Índice de Pessoal Fixo? Justifique sua resposta.
c) Sua gestora afirma que considerar os 13 minutos é o mais adequado, que caso o preparo das refeições aconteça em menor tempo caracteriza-se excesso de colaboradores. Você concorda com ela? Comente brevemente.
Os perigos de um mau gerenciamento!
Quando o assunto é gestão de pessoas, é importante que se tenha conhecimento dos principais cargos e funções de uma Unidade de Alimentação e Nutrição.
Nesse sentido, definir funções e responsabilidades é premissa para o bom funcionamento da operação e integração da equipe. Colaboradores descontentes e sobrecarregados podem ser a ruína da sua gestão operacional. Faltas por causas médicas, baixa produtividade e descompromisso com as ações executadas são apenas o início dos problemas.
Vamos estudar mais um caso!
2) Muito feliz com sua primeira oportunidade de trabalho, em seu primeiro dia você se reúne com o cozinheiro líder e nota que ele está descontente com o excesso de trabalho e a postura da equipe. Você imediatamente solicita uma reunião com ele para ajustar algumas situações nas quais:
Pergunta-se:
A) Quais as ações podem ser tomadas de imediato frente ao quadro que se apresenta?
B) Quais os índices poderiam ser utilizados para direcionar o quadro de colaboradores e a gestão da unidade nesta situação?
Porção Proteica de Origem Animal ( bovino, suíno, peixe, frango ou ovo). Não são permitidos embutidos
Prato Base Arroz Branco e Feijão Carioca
Guarnição Porção Cozida de Hortaliças
01 unid Fruta Inteira Embalada ( maçã, banana, tangerina ou goiaba)
Suco de Caixinha 200 ml, qualquer sabor, refrigerado.
Estágios Curriculares em Unidades de Alimentação e Nutrição – 2022

Outros materiais