Logo Passei Direto
Buscar

Projeto de Plantas Industriais av 01

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A capacidade disponível total é a quantidade máxima de produtos que uma fábrica, equipamento ou unidade de produção consegue entregar dentro de um turno de trabalho projetado, ainda que desconsidere qualquer tipo de perda.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o planejamento da produção, pode-se afirmar que a definição da capacidade disponível é fundamental, porque:
1. é a quantidade de produtos disponíveis para serem entregues aos clientes, dentro da conformidade.
2. diz respeito à quantidade de produtos que uma empresa está disponível para produzir.
3. conhecer a capacidade disponível de uma fábrica, unidade produtiva ou equipamento permite decisões como flexibilização ou novos arranjos na produção.
4. Incorreta: a capacidade disponível é o total de produção que uma empresa consegue executar e orienta o departamento de vendas para negociar novos pedidos, por exemplo.
5. se refere ao quanto a empresa está disponível para inserir novos produtos no seu mix de produção.

A definição dos processos, produtos, especificação de equipamentos, exigência de recursos físicos e humanos, bem como a identificação dos indicadores de desempenho, são etapas fundamentais para o planejamento e implementação de empreendimento bem-sucedido.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os indicadores de processo, analise os indicadores a seguir e associe-os com suas respectivas características:
1) Indicadores de eficácia.
2) Indicadores de capacidade.
3) Indicadores de produtividade.
4) Indicadores de competitividade.
5) Indicadores de lucratividade.
( ) Relação percentual de o lucro gerado pelas operações de totais de venda.
( ) Relação entre o que foi produzido e os requisitos do cliente.
( ) Relação entre a quantidade produzida por um equipamento ou processo de trabalho e os recursos gastos.
( ) Relação entre a quantidade que a empresa é capaz de produzir em um determinado tempo de trabalho.
( ) Relação entre a participação da empresa no mercado em relação à concorrência – marketshare.
1. 1, 3, 5, 4, 2.
2. 5, 3, 1, 2, 4.
3. 4, 3, 1, 5, 2.
4. 2, 3, 1, 5, 4.
5. 5, 1, 3, 2, 4.

De acordo com Slack et al. (2009), a flexibilidade da produção é importante para se atingir o máximo de clientes possível. Entretanto, essa flexibilização deve acontecer sem prejudicar a eficácia na entrega e a eficiência na destinação dos recursos da empresa.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Planejamento da Produção, pode-se compreender a sua relevância, porque:
1. o plano de produção deve acompanhar a capacidade produtiva da empresa, segundo a sua estrutura física e financeira.
2. a produção deve ser a mais diversificada possível, visando atender o máximo de clientes e atingir mais altos índices de faturamento.
3. o plano de produção deve compor informações de entrada para outros planejamentos, como financeiro, estrutura e de marketing.
4. quanto menos modelos de produtos forem produzidos, maiores serão os ganhos da empresa e mais fácil serão os seus processos.
5. a produção deve estar orientada segundo o desejo dos clientes em relação à variedade, quantidade e qualidade, independente da realidade da empresa.

De acordo com Staudt, Coelho e Gonçalvez (2011) nos casos de empresas de manufatura, outros indicadores precisam estar presentes para efetivar uma gestão produtiva ideal.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o indicador de OEE, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O indicador de efetividade por equipamento, conhecido por OEE (Overall Equipment Effectiveness), é um dos que cumpre a função da gestão da produção.
II. Expressa como os recursos da produção disponíveis estão sendo utilizados, indicando potenciais ineficiências e, inclusive, as causas dessas ineficiências.
1. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
3. As asserções I e II são proposições falsas.
4. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Segundo Staudt et al. (2011), a capacidade efetiva é o resultado da capacidade disponível subtraídas as perdas planejadas, como: paradas para setup e manutenção preventiva.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Capacidade Efetiva, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A capacidade efetiva é um plano de uma expectativa de produção, concebendo programações realistas, para garantirem o atendimento aos clientes.
II. É a capacidade realizada que retrata a realidade da produção que refletem no atendimento ao cliente ou quando fornecem informação para procedimentos de melhoria.
1. Incorreta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. As asserções I e II são proposições falsas.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Oliveira (2012) explica que o Planejamento Estratégico permite que os gestores da empresa estabeleçam as suas diretrizes e estrutura organizacional, definam conceitos essenciais para o planejamento de projetos e estruturação de processos operacionais com objetivos e metas claras embasadas nas expectativas e na realidade da empresa para o momento.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o tópico, pode-se concluir que o Planejamento Estratégico é de extrema relevância para as empresas, porque:
1. reflete o plano de produção e do mix de produtos, lista dos equipamentos necessários, definição do pessoal e da qualificação necessária, e planejamento financeiro.
2. é o planejamento das entregas, plano de produção, planejamento financeiro para assegurar que estejam disponíveis e lista de profissionais necessários para a produção.
3. é um plano de ação para alocação dos recursos e desenvolvimento dos projetos; lista de atividades para os colaboradores da produção e relação dos produtos a serem confeccionados.
4. representa o plano estrutural, plano de produção, definição de metas de produção, definição de gastos permitidos e lista de clientes potenciais.
5. compreende a missão, visão e valores da empresa; análise dos ambientes internos e externos; definição das metas e dos objetivos; plano de ação e monitoramento contínuo dos resultados.

Segundo Siche et al. (2007), os indicadores proporcionam informações relevantes para orientar as tomadas de decisão, pois permitem saber se os resultados estão alinhados com o planejamento e se necessitam de alguma ação de correção.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Indicadores de desempenho, pode-se concluir que eles são importantes para a sincronização de estratégia e ações, porque:
1. são medidas relativas ao processo, e cada setor deve determinar de que forma cada processo deve ser monitorado.
2. mostram quando a produção não está atendendo à quantidade de produtos exigida pelo cliente.
3. refletem os resultados das atividades da empresa sobre o planejado, a fim de se verificar possíveis desvios.
4. os gestores têm dificuldades de interpretar a forma a expressar dos trabalhadores, e com indicadores fica fácil de entender.
5. fazem parte da cultura de cada empresa, segundo a sua realidade e variáveis de processos.

Segundo Sobreiro e Nagano (2013), o grande esforço da gestão da produção é a melhoria contínua, cujo trabalho deve focar na identificação dos gargalos do processo produtivo e corrigir os desvios, aumentar a eficiência nestes pontos de restrição para elevar os resultados da empresa.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o planejamento da produção, pode-se afirmar que a identificação e exploração ao máximo do gargalo é imprescindível, porque:
1. todo equipamento que exige alto custo para operar é um gargalo.
2. pessoas com pouco treinamento travam a produção, por isso são chamados de gargalo.
3. o gargalo é o equipamento mais produtivos que consome mais recurso.
4. o gargalo é o equipamento que exige mais horas de trabalho para operar.
5. o gargalo é o recurso mais demandado ou o menos produtivo.

O planejamento estratégico fornece informações e definições necessárias para estabelecer estabilidade na direção e nas tomadas de decisões da empresa possibilitando a utilização dos recursos mais acertadamente assegurando a eficácia e eficiência da organização, otimizando a lucratividade e o alcance dos objetivos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Planejamento Estratégico, pode-se afirmar que ele serve:
1. para determinar o índice de refugos e o volume de produção para os principais produtos da empresa.
2. para direcionar as ações e projetos para que sigam as orientações da missão e objetivos organizacionais, evitando desperdícios no uso dos recursos.
3. como uma parte burocrática para justificar os gastos dos recursos financeiros junto aos acionistas.
4. como um plano a ser desenvolvido a qualquer momento, desde que considere as estratégias de aprimoramento dos resultados.
5. para garantir que todos os projetos da empresa atinjam os objetivos com os mais altos ganhos possíveis.

Segundo Paim et al. (2009) é fundamental para as organizações a definição de métricas para monitorar os resultados dos seus processos: os indicadores de desempenho.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Indicadores de desempenho, pode-se concluir que eles são:
1. devem ser financeiros, pois toda empresa visa o lucro, e saber sobre o volume de ganhos é fundamental.
2. definidos no momento em que a produção iniciar para relatar o quanto se produziu.
3. utilizados para identificar as quantidades produzidas, mas podem ser definidos e inseridos a qualquer momento.
4. definições necessárias no planejamento da produção, como pontos de controle para as variáveis importantes do processo produtivo.
5. utilizados para identificar as variáveis mais importantes, como os gastos no processo e quanto a empresa lucrou.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A capacidade disponível total é a quantidade máxima de produtos que uma fábrica, equipamento ou unidade de produção consegue entregar dentro de um turno de trabalho projetado, ainda que desconsidere qualquer tipo de perda.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o planejamento da produção, pode-se afirmar que a definição da capacidade disponível é fundamental, porque:
1. é a quantidade de produtos disponíveis para serem entregues aos clientes, dentro da conformidade.
2. diz respeito à quantidade de produtos que uma empresa está disponível para produzir.
3. conhecer a capacidade disponível de uma fábrica, unidade produtiva ou equipamento permite decisões como flexibilização ou novos arranjos na produção.
4. Incorreta: a capacidade disponível é o total de produção que uma empresa consegue executar e orienta o departamento de vendas para negociar novos pedidos, por exemplo.
5. se refere ao quanto a empresa está disponível para inserir novos produtos no seu mix de produção.

A definição dos processos, produtos, especificação de equipamentos, exigência de recursos físicos e humanos, bem como a identificação dos indicadores de desempenho, são etapas fundamentais para o planejamento e implementação de empreendimento bem-sucedido.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os indicadores de processo, analise os indicadores a seguir e associe-os com suas respectivas características:
1) Indicadores de eficácia.
2) Indicadores de capacidade.
3) Indicadores de produtividade.
4) Indicadores de competitividade.
5) Indicadores de lucratividade.
( ) Relação percentual de o lucro gerado pelas operações de totais de venda.
( ) Relação entre o que foi produzido e os requisitos do cliente.
( ) Relação entre a quantidade produzida por um equipamento ou processo de trabalho e os recursos gastos.
( ) Relação entre a quantidade que a empresa é capaz de produzir em um determinado tempo de trabalho.
( ) Relação entre a participação da empresa no mercado em relação à concorrência – marketshare.
1. 1, 3, 5, 4, 2.
2. 5, 3, 1, 2, 4.
3. 4, 3, 1, 5, 2.
4. 2, 3, 1, 5, 4.
5. 5, 1, 3, 2, 4.

De acordo com Slack et al. (2009), a flexibilidade da produção é importante para se atingir o máximo de clientes possível. Entretanto, essa flexibilização deve acontecer sem prejudicar a eficácia na entrega e a eficiência na destinação dos recursos da empresa.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Planejamento da Produção, pode-se compreender a sua relevância, porque:
1. o plano de produção deve acompanhar a capacidade produtiva da empresa, segundo a sua estrutura física e financeira.
2. a produção deve ser a mais diversificada possível, visando atender o máximo de clientes e atingir mais altos índices de faturamento.
3. o plano de produção deve compor informações de entrada para outros planejamentos, como financeiro, estrutura e de marketing.
4. quanto menos modelos de produtos forem produzidos, maiores serão os ganhos da empresa e mais fácil serão os seus processos.
5. a produção deve estar orientada segundo o desejo dos clientes em relação à variedade, quantidade e qualidade, independente da realidade da empresa.

De acordo com Staudt, Coelho e Gonçalvez (2011) nos casos de empresas de manufatura, outros indicadores precisam estar presentes para efetivar uma gestão produtiva ideal.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o indicador de OEE, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O indicador de efetividade por equipamento, conhecido por OEE (Overall Equipment Effectiveness), é um dos que cumpre a função da gestão da produção.
II. Expressa como os recursos da produção disponíveis estão sendo utilizados, indicando potenciais ineficiências e, inclusive, as causas dessas ineficiências.
1. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
3. As asserções I e II são proposições falsas.
4. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Segundo Staudt et al. (2011), a capacidade efetiva é o resultado da capacidade disponível subtraídas as perdas planejadas, como: paradas para setup e manutenção preventiva.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Capacidade Efetiva, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A capacidade efetiva é um plano de uma expectativa de produção, concebendo programações realistas, para garantirem o atendimento aos clientes.
II. É a capacidade realizada que retrata a realidade da produção que refletem no atendimento ao cliente ou quando fornecem informação para procedimentos de melhoria.
1. Incorreta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. As asserções I e II são proposições falsas.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Oliveira (2012) explica que o Planejamento Estratégico permite que os gestores da empresa estabeleçam as suas diretrizes e estrutura organizacional, definam conceitos essenciais para o planejamento de projetos e estruturação de processos operacionais com objetivos e metas claras embasadas nas expectativas e na realidade da empresa para o momento.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o tópico, pode-se concluir que o Planejamento Estratégico é de extrema relevância para as empresas, porque:
1. reflete o plano de produção e do mix de produtos, lista dos equipamentos necessários, definição do pessoal e da qualificação necessária, e planejamento financeiro.
2. é o planejamento das entregas, plano de produção, planejamento financeiro para assegurar que estejam disponíveis e lista de profissionais necessários para a produção.
3. é um plano de ação para alocação dos recursos e desenvolvimento dos projetos; lista de atividades para os colaboradores da produção e relação dos produtos a serem confeccionados.
4. representa o plano estrutural, plano de produção, definição de metas de produção, definição de gastos permitidos e lista de clientes potenciais.
5. compreende a missão, visão e valores da empresa; análise dos ambientes internos e externos; definição das metas e dos objetivos; plano de ação e monitoramento contínuo dos resultados.

Segundo Siche et al. (2007), os indicadores proporcionam informações relevantes para orientar as tomadas de decisão, pois permitem saber se os resultados estão alinhados com o planejamento e se necessitam de alguma ação de correção.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Indicadores de desempenho, pode-se concluir que eles são importantes para a sincronização de estratégia e ações, porque:
1. são medidas relativas ao processo, e cada setor deve determinar de que forma cada processo deve ser monitorado.
2. mostram quando a produção não está atendendo à quantidade de produtos exigida pelo cliente.
3. refletem os resultados das atividades da empresa sobre o planejado, a fim de se verificar possíveis desvios.
4. os gestores têm dificuldades de interpretar a forma a expressar dos trabalhadores, e com indicadores fica fácil de entender.
5. fazem parte da cultura de cada empresa, segundo a sua realidade e variáveis de processos.

Segundo Sobreiro e Nagano (2013), o grande esforço da gestão da produção é a melhoria contínua, cujo trabalho deve focar na identificação dos gargalos do processo produtivo e corrigir os desvios, aumentar a eficiência nestes pontos de restrição para elevar os resultados da empresa.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o planejamento da produção, pode-se afirmar que a identificação e exploração ao máximo do gargalo é imprescindível, porque:
1. todo equipamento que exige alto custo para operar é um gargalo.
2. pessoas com pouco treinamento travam a produção, por isso são chamados de gargalo.
3. o gargalo é o equipamento mais produtivos que consome mais recurso.
4. o gargalo é o equipamento que exige mais horas de trabalho para operar.
5. o gargalo é o recurso mais demandado ou o menos produtivo.

O planejamento estratégico fornece informações e definições necessárias para estabelecer estabilidade na direção e nas tomadas de decisões da empresa possibilitando a utilização dos recursos mais acertadamente assegurando a eficácia e eficiência da organização, otimizando a lucratividade e o alcance dos objetivos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Planejamento Estratégico, pode-se afirmar que ele serve:
1. para determinar o índice de refugos e o volume de produção para os principais produtos da empresa.
2. para direcionar as ações e projetos para que sigam as orientações da missão e objetivos organizacionais, evitando desperdícios no uso dos recursos.
3. como uma parte burocrática para justificar os gastos dos recursos financeiros junto aos acionistas.
4. como um plano a ser desenvolvido a qualquer momento, desde que considere as estratégias de aprimoramento dos resultados.
5. para garantir que todos os projetos da empresa atinjam os objetivos com os mais altos ganhos possíveis.

Segundo Paim et al. (2009) é fundamental para as organizações a definição de métricas para monitorar os resultados dos seus processos: os indicadores de desempenho.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Indicadores de desempenho, pode-se concluir que eles são:
1. devem ser financeiros, pois toda empresa visa o lucro, e saber sobre o volume de ganhos é fundamental.
2. definidos no momento em que a produção iniciar para relatar o quanto se produziu.
3. utilizados para identificar as quantidades produzidas, mas podem ser definidos e inseridos a qualquer momento.
4. definições necessárias no planejamento da produção, como pontos de controle para as variáveis importantes do processo produtivo.
5. utilizados para identificar as variáveis mais importantes, como os gastos no processo e quanto a empresa lucrou.

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1 
0/1 
A capacidade disponível total é a quantidade máxima de produtos que uma fábrica, 
equipamento ou unidade de produção consegue entregar dentro de um turno de trabalho 
projetado, ainda que desconsidere qualquer tipo de perda. 
Fonte: PEINADO, J.; GRAEML, A. R. Administração da produção: operações 
industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o planejamento da 
produção, pode-se afirmar que a definição da capacidade disponível é fundamental, 
porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
é a quantidade de produtos disponíveis para serem entregues aos clientes, dentro 
da conformidade. 
2. 
diz respeito à quantidade de produtos que uma empresa está disponível para 
produzir. 
3. 
conhecer a capacidade disponível de uma fábrica, unidade produtiva ou 
equipamento permite decisões como flexibilização ou novos arranjos na produção. 
Resposta correta 
4. Incorreta: 
a capacidade disponível é o total de produção que uma empresa consegue executar 
e orienta o departamento de vendas para negociar novos pedidos, por exemplo. 
5. 
se refere ao quanto a empresa está disponível para inserir novos produtos no seu 
mix de produção. 
2. Pergunta 2 
1/1 
A definição dos processos, produtos, especificação de equipamentos, exigência de 
recursos físicos e humanos, bem como a identificação dos indicadores de desempenho, 
são etapas fundamentais para o planejamento e implementação de empreendimento 
bem-sucedido. Existe uma vasta lista de indicadores que podem ser utilizados, além de 
ser possível criar outros. 
Fonte: SILVA, J. A. Apostila de Controle da Qualidade I. Juiz de Fora: UFJF, 2006. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os indicadores de 
processo, analise os indicadores a seguir e associe-os com suas respectivas 
características: 
1) Indicadores de eficácia. 
2) Indicadores de capacidade. 
3) Indicadores de produtividade. 
4) Indicadores de competitividade. 
5) Indicadores de lucratividade. 
( ) Relação percentual de o lucro gerado pelas operações de totais de venda. 
( ) Relação entre o que foi produzido e os requisitos do cliente. 
( ) Relação entre a quantidade produzida por um equipamento ou processo de trabalho e 
os recursos gastos. 
( ) Relação entre a quantidade que a empresa é capaz de produzir em um determinado 
tempo de trabalho. 
( ) Relação entre a participação da empresa no mercado em relação à concorrência – 
marketshare. 
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
1, 3, 5, 4, 2. 
2. 
5, 3, 1, 2, 4. 
3. 
4, 3, 1, 5, 2. 
4. 
2, 3, 1, 5, 4. 
5. 
5, 1, 3, 2, 4. 
Resposta correta 
3. Pergunta 3 
1/1 
De acordo com Slack et al. (2009), a flexibilidade da produção é importante para se 
atingir o máximo de clientes possível. Entretanto, essa flexibilização deve acontecer 
sem prejudicar a eficácia na entrega e a eficiência na destinação dos recursos da 
empresa. 
Fonte: SLACK, N. Vantagem competitiva em manufatura. São Paulo: Atlas, 1993. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Planejamento da 
Produção, pode-se compreender a sua relevância, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o plano de produção deve acompanhar a capacidade produtiva da empresa, 
segundo a sua estrutura física e financeira. 
2. 
a produção deve ser a mais diversificada possível, visando atender o máximo de 
clientes e atingir mais altos índices de faturamento. 
3. 
o plano de produção deve compor informações de entrada para outros 
planejamentos, como financeiro, estrutura e de marketing. 
Resposta correta 
4. 
quanto menos modelos de produtos forem produzidos, maiores serão os ganhos da 
empresa e mais fácil serão os seus processos. 
5. 
a produção deve estar orientada segundo o desejo dos clientes em relação à 
variedade, quantidade e qualidade, independente da realidade da empresa. 
4. Pergunta 4Crédito total dado 
1/1 
De acordo com Staudt, Coelho e Gonçalvez (2011) nos casos de empresas de 
manufatura, outros indicadores precisam estar presentes para efetivar uma gestão 
produtiva ideal. Aprimorando a compreensão dos indicadores de efetividade, nas 
fábricas deve-se medir a efetividade de cada equipamento, para que seja possível atuar 
de forma mais precisa. 
Fonte: STAUDT, F. H.; COELHO, A. S.; GONÇALVES, M. B. Determinação da 
capacidade real necessária de um processo produtivo utilizando cadeia de Markov. 
Production, v. 21, n. 4, p. 634-644, 2011. Disponível em: 
<https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-
65132011000400008&script=sci_arttext>. Acesso em: 20 ago. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o indicador de OEE, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O indicador de efetividade por equipamento, conhecido por OEE (Overall Equipment 
Effectiveness), é um dos que cumpre a função da gestão da produção. 
Porque: 
II. Expressa como os recursos da produção disponíveis estão sendo utilizados, indicando 
potenciais ineficiências e, inclusive, as causas dessas ineficiências. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da 
I. 
Resposta correta 
3. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
4. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
5. Pergunta 5 
0/1 
Segundo Staudt et al. (2011), a capacidade efetiva é o resultado da capacidade 
disponível subtraídas as perdas planejadas, como: paradas para setup e manutenção 
preventiva. Desta forma, a capacidade disponível se torna capacidade possível dentro de 
um ambiente de planejamento. Já a capacidade realizada, conforme explicam os autores, 
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65132011000400008&script=sci_arttext
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65132011000400008&script=sci_arttext
é o resultado atingido pela produção, após o planejamento, subtraindo outras perdas não 
previstas. 
Fonte: STAUDT, F. H.; COELHO, A. S.; GONÇALVES, M. B. Determinação da 
capacidade real necessária de um processo produtivo utilizando cadeia de Markov. 
Production, v. 21, n. 4, p. 634-644, 2011. Disponível em: 
<https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-
65132011000400008&script=sci_arttext>. Acesso em: 20 ago. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Capacidade Efetiva, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A capacidade efetiva é um plano de uma expectativa de produção, concebendo 
programações realistas, para garantirem o atendimento aos clientes. 
Porque: 
II. É a capacidade realizada que retrata a realidade da produção que refletem no 
atendimento ao cliente ou quando fornecem informação para procedimentos de 
melhoria. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da 
I. 
2. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
3. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
5. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
6. Pergunta 6 
1/1 
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65132011000400008&script=sci_arttext
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65132011000400008&script=sci_arttext
Oliveira (2012) explica que o Planejamento Estratégico permite que os gestores da 
empresa estabeleçam as suas diretrizes e estrutura organizacional, definam conceitosessenciais para o planejamento de projetos e estruturação de processos operacionais 
com objetivos e metas claras embasadas nas expectativas e na realidade da empresa para 
o momento. 
Fonte: OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e 
práticas. 30. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o tópico, pode-se concluir 
que o Planejamento Estratégico é de extrema relevância para as empresas, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
representa o plano estrutural, plano de produção, definição de metas de produção, 
definição de gastos permitidos e lista de clientes potenciais. 
2. 
compreende a missão, visão e valores da empresa; análise dos ambientes internos e 
externos; definição das metas e dos objetivos; plano de ação e monitoramento 
contínuo dos resultados. 
Resposta correta 
3. 
é o planejamento das entregas, plano de produção, planejamento financeiro para 
assegurar que estejam disponíveis e lista de profissionais necessários para a 
produção. 
4. 
é um plano de ação para alocação dos recursos e desenvolvimento dos projetos; 
lista de atividades para os colaboradores da produção e relação dos produtos a 
serem confeccionados. 
5. 
reflete o plano de produção e do mix de produtos, lista dos equipamentos 
necessários, definição do pessoal e da qualificação necessária, e planejamento 
financeiro. 
7. Pergunta 7 
1/1 
Segundo Siche et al. (2007), os indicadores proporcionam informações relevantes para 
orientar as tomadas de decisão, pois permitem saber se os resultados estão alinhados 
com o planejamento e se necessitam de alguma ação de correção. 
Fonte: SICHE, R. et al. Índices versus indicadores: precisões conceituais na discussão 
da sustentabilidade de países. Ambient. soc., v. 10, n. 2, p.137-148, 2007. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Indicadores de 
desempenho, pode-se concluir que eles são importantes para a sincronização de 
estratégia e ações, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
mostram quando a produção não está atendendo à quantidade de produtos exigida 
pelo cliente. 
2. 
são medidas relativas ao processo, e cada setor deve determinar de que forma cada 
processo deve ser monitorado. 
3. 
fazem parte da cultura de cada empresa, segundo a sua realidade e variáveis de 
processos. 
4. 
os gestores têm dificuldades de interpretar a forma a expressar dos trabalhadores, 
e com indicadores fica fácil de entender. 
5. 
refletem os resultados das atividades da empresa sobre o planejado, a fim de se 
verificar possíveis desvios. 
Resposta correta 
8. Pergunta 8 
1/1 
Segundo Sobreiro e Nagano (2013), o grande esforço da gestão da produção é a 
melhoria contínua, cujo trabalho deve focar na identificação dos gargalos do processo 
produtivo e corrigir os desvios, aumentar a eficiência nestes pontos de restrição para 
elevar os resultados da empresa. 
Fonte: SOBREIRO, V. A.; NAGANO, M. S. Proposta de uma heurística construtiva 
baseada na TOC para definição de mix de produção. Production, v. 23, n. 3, p. 468-477, 
jul./set. 2013 <http://dx.doI.org/10.1590/S0103-65132012005000097>. Acesso em: 27 
ago. 2020. 
A teoria das restrições chama atenção para o gargalo de cada processo de produção. A 
melhor performance de um processo é sempre a performance identificada no gargalo. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o planejamento da 
produção, pode-se afirmar que a identificação e exploração ao máximo do gargalo é 
imprescindível, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o gargalo é o equipamento que exige mais horas de trabalho para operar. 
2. 
o gargalo é o equipamento mais produtivos que consome mais recurso. 
3. 
o gargalo é o recurso mais demandado ou o menos produtivo. 
Resposta correta 
4. 
pessoas com pouco treinamento travam a produção, por isso são chamados de 
gargalo. 
5. 
todo equipamento que exige alto custo para operar é um gargalo. 
9. Pergunta 9 
1/1 
O planejamento estratégico fornece informações e definições necessárias para 
estabelecer estabilidade na direção e nas tomadas de decisões da empresa possibilitando 
a utilização dos recursos mais acertadamente assegurando a eficácia e eficiência da 
organização, otimizando a lucratividade e o alcance dos objetivos. 
Fonte: OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e 
práticas. 30. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Planejamento 
Estratégico, pode-se afirmar que ele serve: 
Ocultar opções de resposta 
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132012005000097
1. 
para direcionar as ações e projetos para que sigam as orientações da missão e 
objetivos organizacionais, evitando desperdícios no uso dos recursos. 
Resposta correta 
2. 
para garantir que todos os projetos da empresa atinjam os objetivos com os mais 
altos ganhos possíveis. 
3. 
como um plano a ser desenvolvido a qualquer momento, desde que considere as 
estratégias de aprimoramento dos resultados. 
4. 
como uma parte burocrática para justificar os gastos dos recursos financeiros 
junto aos acionistas. 
5. 
para determinar o índice de refugos e o volume de produção para os principais 
produtos da empresa. 
10. Pergunta 10 
1/1 
Segundo Paim et al. (2009) é fundamental para as organizações a definição de métricas 
para monitorar os resultados dos seus processos: os indicadores de desempenho. Os 
autores afirmam que os indicadores devem expressar as expectativas de todas as áreas 
do negócio, como: financeira; gestão do cliente; dos processos internos etc. 
Fonte: PAIM, R. et al. Gestão de processos: pensar, agir e aprender. Rio de Janeiro: 
Bookman, 2009. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Indicadores de 
desempenho, pode-se concluir que eles são: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
devem ser financeiros, pois toda empresa visa o lucro, e saber sobre o volume de 
ganhos é fundamental. 
2. 
definidos no momento em que a produção iniciar para relatar o quanto se 
produziu. 
3. 
utilizados para identificar as quantidades produzidas, mas podem ser definidos e 
inseridos a qualquer momento. 
4. 
definições necessárias no planejamento da produção, como pontos de controle para 
as variáveis importantes do processo produtivo. 
Resposta correta 
5. 
utilizados para identificar as variáveis mais importantes, como os gastos no 
processo e quanto a empresa lucrou.

Mais conteúdos dessa disciplina